Dicas de cultivo de orquídeas

Cultivo de orquídeas
Cultivo de orquídeas em exposição (Foto: Harvey Barrison)

Você ama a natureza? Tem interesse especial pelo cultivo de orquídeas? Tem paciência para esperar um ano que uma planta floresça? Cultivar orquídeas é mais fácil do que se pensa. Leia nossa matéria especial e junte-se a nós. Seja um orquidófilo.

As 10 principais dicas de cultivo de orquídeas

1. Na grande maioria, as orquídeas brasileiras são epífitas

As orquídeas epífitas crescem presas às árvores, sem, contudo, roubar delas quaisquer nutrientes. As raízes são usadas apenas para fixar a planta no caule das árvores.

2. Não colete ou adquira plantas oriundas das matas

As orquídeas já foram bastante dilapidadas pelos mateiros e colecionadores gananciosos. Procure adquiri-las de empresas produtoras de mudas ou de orquidófilos que tenham plantas disponíveis. Diga não às orquídeas coletadas do mato.

3. Escolha espécies de orquídeas adaptadas à sua região

Como as orquídeas florescem apenas uma ou duas vezes por ano, é interessante possuir várias espécies diferentes (cujo ciclo de floração costuma ser também diferente). Isso aumenta as chances de ter sempre alguma planta florida. Ao escolher o que vai cultivar, dê preferência às espécies de orquídeas que crescem na sua região. Se você mora no Ceará, confira as orquídeas que já foram catalogadas na região.

4. Irrigação das orquídeas

Mantenha o vaso úmido, jamais encharcado. É mais fácil matar uma orquídea por excesso do que por falta d’água. Não colocar pratinho com água debaixo do vaso, pois as raízes poderão apodrecer. Molhe abundantemente duas ou três vezes por semana, deixando a água escorrer totalmente. Nos outros dias, basta vaporizar as folhas de manhã cedo ou no final da tarde, quando a planta não estiver sob o sol.

5. Luminosidade do ambiente

Instale suas plantas em locais onde elas possam ser banhadas pelo sol no horário da manhã (até as 9 horas) ou no final da tarde (depois das 16 horas). Se a planta não tomar sol, ela não vai florescer. As orquídeas podem ser fixadas também no tronco de árvores, desde que estas não tenham uma sombra muito densa, como as mangueiras. O problema é que, quando florescerem, elas não poderão ser levadas para dentro de casa. Aliás, é recomendável manter os vasos, o máximo possível, na mesma posição e local.

6. Ventilação do ambiente

As orquídeas necessitam de locais arejados. Evite, porém, a ventilação muito forte, que pode derrubar os vasos e danificar suas plantas.

7. Adubação das orquídeas

Utilize um desses adubos foliares (líquidos) que se encontram na seção de jardinagem de todos os supermercados. Adicionar algumas gotas à água com que será feita a vaporização, no caso de usar pequenos pulverizadores. Procure molhar sobretudo a parte inferior das folhas de sua orquídea, pois é aí que se encontram os estômatos, que absorvem água e nutrientes.

8. Pragas e doenças em orquídeas

Se as plantas forem cultivadas de uma forma adequada, elas estarão mais resistentes a pragas e doenças. Se não houver excesso de umidade, por exemplo, dificilmente os fungos irão atacar. De qualquer modo, previna-se. Um dos grandes inimigos do cultivo de orquídeas são as cochonilhas. Esses pequenos organismos sugam a seiva da planta e podem matá-la se não forem combatidos. Quem possui poucas plantas pode catá-los, um a um, antes que se propaguem. No caso de uma coleção maior, haverá necessidade de apelar para os defensivos. Dê preferência às fórmulas naturais, pois os produtos químicos industrializados costumam ser tão prejudiciais às plantas quanto a quem as cultiva. Veja esta receita para combater as pragas com um defensivo natural. É recomendável consultar uma pessoa que tenha experiência com produtos naturais.

9. Anote o nome da espécie de sua orquídea numa plaqueta

Também é interessante atribuir-lhe um código (numérico ou alfanumérico, como queira), para facilitar a identificação no caso de uma coleção de médio ou grande porte. Um desafio que os orquidófilos enfrentam é memorizar o nome de suas plantas, quase todos em Latim ou latinizados – raramente as orquídeas têm nomes populares. Mas isto termina se tornando um excelente exercício de memória. Desenvolva igualmente o hábito de anotar a data da floração de cada planta. Se ela não voltar a florescer na mesma época, no ano seguinte, isto pode ser um sinal de alerta: talvez ela esteja com algum problema. Examine, então, as condições de irrigação, luminosidade, ventilação, etc.

10. Freqüente uma associação de orquidófilos

É o local mais apropriado para trocar idéias, tirar dúvidas sobre o cultivo de orquídeas e, de quebra, fazer novas amizades. Procure tirar proveito do convívio com os orquidófilos mais experientes. Na grande maioria, eles adoram repartir seus conhecimentos (conhecimentos que, aliás, serão sempre incompletos, pois, em se tratando de orquídeas, eternamente, todos têm algo para aprender).

Quer aprender mais sobre cultivo de orquídeas?

Adquira a nossa Cartilha de Cultivo. Escrita pelo professor e jornalista Italo Gurgel – orquidófilo de longa data e estudioso das orquidáceas, que já proferiu palestras sobre o tema no Brasil e em Portugal – a Cartilha é uma obra essencial para quem está ingressando no universo das orquídeas. Você vai aprender, em linguagem simples e descomplicada, todas as informações necessárias para cuidar bem das suas orquídeas.

Cadastre-se para receber nossas notícias por e-mail. Acompanhando as notícias do Orquidofilos.com, você se mantém informado das principais notícias e exposições de orquídeas que acontecem no Brasil e em Portugal.

479 comentários em “Dicas de cultivo de orquídeas”

  1. Olá,
    Tenho uma orquidea que vai fazer um ano que tenho, e ela esta com raizes saindo pra fora do vaso. Gostaria de mante-la no vaso. Pensei em replanta-la em um vaso de fibra de coco, mas tenho medo de mata-la. O que devo fazer? Tenho como fazer mudas dessa orquidea?

    Atenciosamente
    Claudia

    Responder
  2. Dalva
    Olá, gostaria de saber oque fazer, tenho algumas catleyas que estão com algumas folhas enroladas tipo murchas, mas continuam colocando brotos novos, alguns bulbos também ficam enrugados , as raizes continuam saindo tudo normal?

    Obrigado pela ajuda.

    Responder
  3. Olha Dalva
    É possível que isso aconteça por deficiência nutricional…faça uma solução
    1 litro agua
    5 grama cloreto potássio
    1 grama micro ftr br 12
    15 grama super fosfato simples

    Mexe bem…pulverizar…pela tarde..

    Responder
  4. Estou tentando cultivar orquídea há mais de dez anos, uma ou outra floresce; tenho mais de vinte incluindo Catleia e Laelia. Sera que tou pecando pois minhas orquídeas são ventilada mais não toma sol.

    Responder
  5. Tenho uma orquídea Catleyas, ela está pendurada embaixo de um pé de mangueira,coloquei ela dentro de uma tigela de cimento com bagaços de coco,mas acredito que preciso fazer algo de mais especial para ela desenvolver melhor.Por favor mim oriente melhor como cuidá-la.Tenho um carinho enorme por ela.

    agradeço:Dias

    Responder
  6. Tenho um pequeno orquidário (cerca de 120 m²) em meu sítio em MG. Me falaram que tenho que licenciá-lo junto aos órgãos ambientais. Tenho mesmo que fazer isso? e se sim, qual o melhor caminho? quem procuro pra me ajudar?

    Responder
  7. gostaria de saber,qual é o adubo apropriado para florir minhas orquideas?outra coisa tenho um pe de orquideas que não sei a id,mas já floriu,e agora as folhas estao com umas pintinhas pretas,o que poderá ser?desde já agradeço a atenção!odetejesus

    Responder
  8. boa tarde.
    as folhas da minha orquídea caíram todas, mas a raiz não apodreceu, queria saber se ela vai nascer folha novamente ou não.

    Responder
  9. minha orquídea botou flores em dois galhos, trouxe para dentro do apartamento, depois de 2 meses começaram a cair as flores e as folhas estâo ficando muchas e amarelando . o que devo fazer?

    Responder
  10. Amo orquideas e ganho muitas,algumas estavam secando as raizes aéreas e muito apertadinhas no vaso plástico,resolvi transplanta-las.
    Comprei vasos de fibra de coco e as cascacas e fiz o plantio. Essa operação tem uns 60 dias e continuei com uma rega de enxarcamento uma vez por semana, Elas estão ja que elas ficam na area de serviço,tem claridade e ventilação mas não pegam sol. Tenho que rega-las mais amiude?Não posso perde-las.Me ajudem,por favor?
    Mazé

    Responder
  11. Tenho algumas orquídeas que so tem folhas e nenhuma raiz, um dela é um laelia com folhas enormes, mas sem raiz, o que posso fazer, me oriente, por favor, a laelia, e linda e não quero perde´la. Grata.

    Responder
  12. oi pessoal…boa noite
    estou pesquisando como cultivar orquideas, pois me mudei para uma casa e fui presenteada com varias delas!!!!!! lindas!!!!!!
    tenho umas 8….. gostaria de saber se posso comprar um vaso grande e coloca las juntas? para tira las dos potinhos plasticos ne…..
    se essa ideia for interessante, como montar esse vaso?????
    fico no aguardo….obrigada!!!!

    Responder
  13. Sou uma pessoa que tenho como robe cultivar orquídeas .
    Gostaria de saber se existe algum curso , pois devo te mais ou menos umas 100 unidades .
    Gostaria de cuidar melhor minhas amadas plantas tenho ;Dendobim ,Catleias Valquirianas , Cymbidium, Vandas Paphiodium , Oncidium

    Att
    Aparecida de Andrade.

    Responder
  14. Há alguns anos atrás coloquei uma pequena muda de orquídea olho de boneca em uma arvore em frente à minha casa. Com o tempo ela foi tomando conta da árvore e passou a florescer uma vez ao ano abundantemente. Porém, agora cada ano que passa ela solta menos e menos flores. Não sei o que fazer. Alguma dica?

    Responder
  15. Gonhei uma orquidia muito linda ela nao veio em vaso as raizes sao soltas ela é presa em um vazinho minusculo e as raizes saltas tem um aramezinho para prender como cuida-la?

    Responder
  16. Vera, dá uma umidecida nas raizes pois elas ficam mais flexiveis e vc conseguirá tirá-la da placa mais fácil. Despreze as raizes mais velhas ou com tendência ao apodrecimento.
    Luciana, 8 orquídeas de diferentes gêneros em um mesmo vaso?? nem pensar. Coloque cada uma em um vaso próprio, de preferencia, nao muito maior que o que ela veio, orquideas nao se criam bem em vasos muito maiores que o tamanho delas.

    Responder
  17. Tenho algumas orquídeas , algumas das quais estão se apresentando com folhas retorcidas , e entre elas , algumas com as folhas superiores caídas .
    tentei com varias pessoas saber de que se trata , e cada um me dá uma solução totalmente diferente uma das outras .

    vcs teriam como me ajudar ??

    Responder
  18. Bom dia, tenho duas orquidias, uma delas deixou as flores cairem todas, as raises estao encrequilhadas, tipo secas, a outra orquidia tem as raises normais mas as flores estao a secar…nao sei o que fazer, sera praga? Agora como tem chuvido muito elas nao apanham sol…ajude-me porfavor

    Responder
  19. boa noite

    tenho o mesmo problema que a Dalva descreve, não entendi a resposta com aquelas abreviações, por favor, pode simplificar?
    tenho outro problema. Minhas phalenopsis estão amarelando as folhas, caindo e morrendo.
    grata
    teresinha

    Responder
  20. Gostaria de saber o que faço com uma orquídea que secou todas as folhas e só tem um brotinho de raiz saindo e ela esta num tronco separado da arvore..por favor me responda,Grata!!

    Responder
  21. Boa tarde, minha mãe tem uma orquídea que há cinco anos está florida. Ela tem sempre flores abertas ou quase abrindo e tem vários pendões. Qual a possível explicação?

    Responder
  22. meu nome irma maria henses moro no PARANA eu gostaria de saber qual a melhor maneira de cultivar minhas orquídeas em casa,quero aprender desde o plantio até como cuidar as mais velhas para que fiquem sempre bonitas e voltem a florar.

    Responder
  23. Ninguém responde às perguntas? Tenho uma orquídeas que estão tendo suas raizes, nas árvores, servindo de casas de formigas. Sua folhas estão com pintas pretas e uma delas produziu um caule para floração, com umas espécies de folhas, mas parou e não deu nenhuma flor. e outra esse caule apodreceu e sou a ponta, sem flor nenhuma.
    Grato

    Responder

Deixe um comentário