Quem somos

A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) foi fundada em 26 de outubro de 1977, com o nome de Sociedade Cearense de Orquidófilos. Reestruturada e rebatizada em 21 de abril de 2007, é uma entidade civil, cultural, preservacionista, técnica e científica, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Fortaleza.

Os associados se reúnem uma vez por mês, na Casa de José de Alencar, em Fortaleza. O encontro acontece sempre no terceiro sábado de cada mês, a partir das 15h. Nessas ocasiões, todos levam vasos floridos, o que resulta em pequenas exposições. Além dos informes e da distribuição do “Boletim ACEO”, uma publicação mensal, são dadas palestras, promovem-se discussões, analisam-se algumas flores expostas no local e faz-se o sorteio de plantas. Esporadicamente, acontecem encontros informais na residência dos associados, onde há visita ao orquidário, bingos e sorteios.

A ACEO, cujo símbolo é uma representação estilizada da Cattleya labiata Lindley, espécie encontrada nas regiões serranas do Ceará, tem entre seus objetivos:

  • Reunir pessoas que tenham interesse pelas orquídeas e dar continuidade ao trabalho realizado pela Sociedade Cearense de Orquidófilos;
  • Lutar pela preservação das espécies de orquídeas em seu meio ambiente e apoiar programas visando à pesquisa de espécies nativas, sua reprodução e reintrodução em seus habitats;
  • Compartilhar informações técnicas com entidades correlatas e estimular a publicação de trabalhos técnico-científicos ligados ao mundo das orquídeas;
  • Promover exposições, feiras, cursos, palestras, seminários, simpósios e outros eventos que contribuam para divulgar a orquidofilia;
  • Desestimular a coleta predatória de plantas nativas;
  • Levantar e reconstituir a história da orquidofilia cearense.

Diretoria

A atual Diretoria da ACEO (gestão 2015/2017) está assim constituída.

Diretoria Executiva:

  • Presidente – Juliana Coelho Carvalho
  • Vice Presidente – (Vacante)
  • Primeira Secretária – Tânia Moisés
  • Segunda Secretária – Mônica Nepomuceno Silveira
  • Primeira Tesoureira – Vera Lúcia Matos Coelho
  • Segunda Tesoureira – Elza Ferreira da Silva
  • Diretor de Eventos – Rogério Sella
  • Diretor Técnico e Científico – Francisco Marcelo Carvalho
  • Diretor de Comunicação – Italo Gurgel
  • Diretor de Patrimônio – Aderaldo Gomes de Almeida

Conselho Fiscal e Deliberativo:

  • Luíz Wilson Lima Verde
  • Francisco Edmilson Costa
  • Francisco Juvêncio de Andrade Neto

Webmaster Orquidofilos.com:

  • Marco Antonio Vasconcelos

Contatos

Quer mandar uma mensagem para nossa equipe? Visite nossa página de contato.

Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone
Compartilhe nas redes sociais

40 thoughts on “Quem somos

  1. olá,

    eu sou Bárbara Cristina uma aluna do 7º ano fazendo uma pesquisa sobre orquídeas e eu queria saber se vocês poderiam responder essas questões até segunda?

    muito obrigada, Bárbara

    1. Quantas espécies de orquídeas você acha que existe?

    2. Quais tipos de orquídeas você conhece?

    3. Na sua casa tem orquídeas?

    4. Você já plantou orquídeas gostou?

    5. Você gosta de orquídeas?Por quê?

    6. Quantas semanas você acha que uma orquídea pode viver?

    7. Há quanto tempo você conhece as orquídeas?

    8. Quanto tempo você acha que uma orquídea demora para

    nascer?

    9. Você sabe qual é o habitat das orquídeas?

    10. Você acha que existe uma orquídea sem flor?

  2. Olá,
    sou estudante de eng Florestal, e estou começando um trabalho, no qual eu vou avaliar a reintrodução de uma especie de orquídea numa área restaurada na cidade de Piracicaba.

    Alguem tem alguma informação, trabalho, ou contato que possa auxiliar no meu trabalho?

    Um abraço

  3. Tenho uma enorme paixão pelas orquídeas, especialmente pela phalaenopsis. Vivo em Portugal e estou de visita a Fortaleza e através do vosso site pude saber quão rico Ceará é. Onde eu posso encontrar a phalaenopsis aqui em Fortaleza?
    Gostaria de saber também se há alguma exposição agendada.
    Parabéns pela vossa iniciativa!!
    Atenciosamente,
    Joana Cardoso

  4. Como neófita em cultivo de orquídeas, acredito ser maravilhoso encontrar quem possa tirar dúvidas de iniciantes e quem sabe, fazer parte dessa associação maravilhosa. Grata, Bárbara

  5. Dias 17 a 19: Exposição Mineira de Orquideas,Belo Horizonte/MG. Palestras técnicas (orquideas)

    gostaria de saber qual o endereço e horário da palestra

    obrigada

  6. eu aprecio muito o trabalho de vcs que estão preocupado com a preservação dessas especie , eu estou cultivando algumas e está sendo um prazer porque me distrai ,sem falar que são lindas!!
    um abraço a todos vcs

  7. ola eu coleciono orquidia ultimamente to teno um pouco de trabalho por minha plantas estão ficano com as folha amarela, e tambem não esta florino na epoca serta oque eu faço ?
    Eu uso o adulbo piter 20.20.20 eo de floração 09.45.15

  8. parabens pelas belas orquideas, eu adoro -as ,se eu tivese condições financeiras gostaria de poder ter um orquidario elas são plantas muito lindas.

  9. gostaria imensamente de fazer uma exposição aqui em Itu, sei que já foi feita mas não na minha gestão.Aqui na fabrica gostaria de algo muito grande(desculpe-me sou de Itu e aqui é tudo grande ooo)bom falando sério como inicio esse grande evento?
    Por favor me ajudem.Estou maravilhada com tudo que vocês mostram.vejam no site com a Fabrica é linda e tudo haver com Orquideas.

  10. Olá apreciadores das orquídeas…. estou encantada com o site! Quero receber as informações referentes ao movimento da associação em Fortaleza.
    Parabéns pela divulgação!

  11. GANHEI UMA ORQUIDEA E NÃO COM CUIDAR,QUAL O TIPO DE ADUBO CORRETO,SE PODE REGAR TODOS OS DIAS,E TAMBÉM NÃO SEI O TIPO E NOME DELA. SÓ SEI QUE TEM FOLHAS GRANDES E LARGAS E AS FLORES SÃO UM CACHO GRANDE E COM VARIAS FLORES BRANCAS COM ONTINHOS AMARELOS NO MEIO.

  12. Estou iniciando o cultivo de orquídeas, gostaria de receber orientações e compartilhar com grupo de pessoas admiradoras desta linda flor e fazer parte da associação cearense, se possível.

  13. Ola, Vera. Sou Izalete . Fui na reuniao da ACEO em agosto/10 para tambem fazer parte desta maravilhosa associação. Voce esta lembrada naquele sabado voce e Teresinha acharam melhor eu preencher minha ficha de inscriçao no proximo mes, mas tive que viajar para o sul do pais´e nao pude ir. A respeito da inauguraçao do orquidario do Italo como foi falado por ele sera dia 02/10 mesmo? Gostaria de não perder esta oportunidade de conhecer o orquidario pois como tu sabes sou iniciante e esta ocasião e maravilhosa. Gostaria de saber se foi combinado algo e como entrar em contato com voces pois tb não sei onda e o sitio. Vera como foi a exposiçao em Joao Pessoa, estou curiosa para saber as novidades. Um grande abraço e muiiiito obrigada pela atençao e carinho de todos voces da ACEO.

  14. Como faço para me associar na ACEO????
    Resido em Fortaleza, gosto de orquideas e pretendo iniciar o cultivo dessa linda plantinha.
    Infelizmente andei meio desligada e somente hoje a noite soube que havia encerrado a exposição no Centro Dragão do Mar…pois é…perdi!!!!
    Mas, visitei o site de vcs …amei!!!…. parabéns!!!
    Aguardo resposta!
    Grande abraço

  15. Izalete e Wilma,

    Como em janeiro teremos férias (recesso), votaremos nossas atividades somente em fevereiro, de modo que em janeiro/2011 não teremos reunião na Casa de José de Alencar.
    Gostaria de convidá-las para fazer parte desta família no próximo ano.
    Vocês só tem a ganhar.

    Grande abraço e um NATAL muito feliz a todos!

    Vera Coelho

  16. Vera Coelho, voçê esteve em Manaus, e eu não tive tempo de lhe dá atenção, pois já estoumorando em João Pessoa, próximo a casa do Hugo, quando voçe vir por aqui, gostaria que viesse conhecer meu humilde orquidário. falei com voçê muito rápido em Natal, um abraço do amigo José Carlos .

  17. Bom dia

    Gostaria de ter o contato com o Orquidario, estou começando a cultivar Orquideas e irei implantar um local aqui em salvador para vendas

    sds

    luis Rocha

  18. Oi. Tudo bem eu gostaria de deixar de falar que tenho varias orquideas e demoram para floreçer.Gostaria de saber o que posso fazer para que elas florecerem mais rapido.Grande abraço

  19. OI. GOSTARIA DE SABER COMO DEVO CUIDAR UMA ORQUIDEA CATASETUM,POIS MORO NO SUL,E FAZ MUITO FRIO. OQUE DEVO FAZER PRA NAO PERDE-LA. OBRIGADO.

  20. Amigos, Orquidofilos

    Tenho interesse em fazer trocas de orquideas nativas do Nordeste de preferencia C,Labiata C.Ametistoglosa, C.Granulosa, ou outras Catleyas,
    TCenho tambem interesse por Enciclas e Epidendros., Tenho para trocas
    Cat. Nobilor Tipo, Scamburkia Crispa, Cirtopodium Samt-Legerian,
    Catasetum Fibriatum, Oncidium Ceboleta, todas provenientes de desmatamentos na Serra de Maracaju.
    meu telefone 067-96320830 ou pelo E-Mail.
    sou de Sidrolandia – Mato Grosso do Sul.

  21. boa tarde,
    estarei passando férias nesta cidade maravilhosa que é fortaleza onde tenho um irmão que mora a 18 anos, com isso faço parte da associação dos orquidifolos de belo horizonte e gostaria de estar conhecendo algum orquidario e se possivel comprar alguns exemplares para minha coleção, gostaria de obter algum numero de tolefone ou endereço de algum orquidrio em fortaleza. desde ja agradeço

  22. Parabens!!!!!!!! pela direção e desejo todo o sucesso

    Abraços aos amigos orquidófilos cearenses, e muitas conquistas em seus objetivos

    Rafael Oliveira
    Maceió-Alagoas

  23. MICHELE ESTOU TENTANDO ENTRAR EM CONTATO ANTES DA EXPOSIÇÃO DOS DIAS DAS MẼS
    DESDE JÁ ESTOU FAZENDO UMA ENCOMENDA DE ENREIZADOR E JARROS DE BARRO o2,o1 meio jarro pequeno , esfagna,casca de pinus.
    Se poder me encontrar com você antes do dia 08 de maio ,seria melhor .
    De qualquer forma vou poder cooperar com vocês na divulgação e nas vendas no sábado antes do domingo das mães.
    obrigado.
    Angélica.
    85 963932229

  24. Bom dia!

    Tenho interesse em começar a cultivar orquídeas no apartamento em que moro.
    Como faço para aprender sobre seu cultivo? Vocês ministram cursos para iniciantes, quando e onde? Há algum número para contato?
    Desde já agradeço pelo retorno.

    Att.,

Deixe um comentário