“Orquídeas Brasileiras”, uma declaração de amor às mais belas flores do planeta

orquideas-brasileiras-01.JPG orquideas-brasileiras-02.JPG

orquideas-brasileiras-03.JPG

Foi lançado o livro Orquídeas Brasileiras, um dos mais belos ensaios – em textos e fotos – já produzidos pela literatura orquidófila em nosso país. Os autores são Sérgio Araujo e Delfina de Araujo, que há anos mantêm o premiadíssimo site Brazilian Orchids.

Na apresentação, Maria do Rosário, da OrquidaRio, resume:

“O fotógrafo Sérgio Araujo vem, ao longo dos anos, registrando a imensa beleza de algumas das espécies brasileiras e seus híbridos. A orquidófila Delfina de Araujo faz parte do restrito grupo de brasileiros que tem dedicado grande parte do seu tempo ao estudo desta família de plantas. O trabalho conjunto de Sérgio e Delfina é hoje reconhecido internacionalmente.”

O livro, com 220 páginas em cores, textos em português e inglês, recebeu excelente tratamento editorial, que valoriza ainda mais o conteúdo. Em oito capítulos, Delfina e Sérgio discorrem sobre os seguintes temas:

  1. O Brasil e suas orquídeas
  2. A família Orchidaceae
  3. Plantas do ar e da terra
  4. A flor
  5. Orquídeas tropicais
  6. Aliança da Cattleya
  7. Aliança do Oncidium
  8. Híbridos
Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone
Compartilhe nas redes sociais

49 comentários sobre ““Orquídeas Brasileiras”, uma declaração de amor às mais belas flores do planeta

  1. Que DEUS abençoe a todos os seus filhos q gosta de orquideas.
    Pq. quem tem mesmo q. seja uma unica planta semte a sua presença , atravez das formas ,cores,perfumes e tudo mais q elas nos oferece.

  2. Me identifico muito com as orquídeas,são como eu,parecem frágeis,são fortes,resistentes,belas,sem artifício,retiram seivas de árvores impossíveis,enraisam em lugares alem da imaginação e sobrevivem com valentia e beleza resistindo as tempestades da vida.Quem não sabe cultivar uma orquídea,ainda não aprendeu a ter paciencia.Tem muito de Deus nesta planta!!!!!Izaurinha.15.09.09

  3. boa noite.sou novo no ramo de oequideas mas ja tenho umas 700 orquideas egostaria de mater contato com orquidofilos da região de aruja sta izabel ou mogi das cruzes sem mas um muito obrigado.

  4. Gosto muito de orquideas sò que aqui onde eu moro são poucas e dificeis os acesso, as mais comuns sào as phalaenopsis pois são as m
    ais vendidas, gostaria de ter outras espècies mas são difìcies. pesso que mande e-mail para mim, quero ver as mais lindas do Brasil!

  5. sou apaichonada por orquidia meu sonho e ter pelo menos os vinte tipo de orquidia tenho orgullho desta maravilha que deus deichou pra nos

  6. achei muito legal,tudo isso sobre orquidia sou principiante gostaria de saber como cultivar,ou plantar mudas corretamente? obrigada pela atenção.

  7. preciso saber como que faz quando as orquideas ficas muito vassourado que fica com as folhas caidas, se e preciso mudar como faz o processo para cuidadr delas

  8. as orquideas são umas das mais belas flores que deus já enventou,pois tem uma beleza rara mas única,eu acho a orquidea uma planta esótica,esuberante,linda,fomada por várias curvas delicadas,muito lidas e sem contar no perfume que essas plantas tem,realmente são muito lindas!!!!!!!!!!….

  9. eu adoro realmente as orquedias e uma qualidade especie delicadas, que realmente é preciso bastante paciencia se tiverem dicas para aprefeiçoamento pois me encontro neste momento a tirar um curso de jardineiro e botanica e a minha verdadeira paixao é as orquideas

  10. Olá, onde posso comprar o livro? Tem na Livraria Cultura?
    qto custa o exemplar?
    favor me cadastrar no site de correspondencia de vcs caso tenham com novidades, exposiçose em São Paulo etc.
    Grato
    cesar

  11. sou principiante adoro esta planta ja tenho algumas mas sou ainda muito leiga não tenho muito conhecimento mas mesmo assim quando posso compro e troco tambem e vou aumentando meu jardim mas não vi ainda flores. fiquem com Deus.

  12. Eu amo orquídeas,tenho várias em vasos em um pequeno orquidário pois moro aqui no Rio Grande do Sul e o inverno é rigoroso>Gostaria de saber mais sobre orquídeas e como cultivá-las ,trocar experiências ,e como adiquirir este livro.Marta.

  13. Delfina ganhei o seu livro, Orquídeas Brasileiras,de presente de aniversário e amei.Tenho um pequeno orquidário com espécies diferentes e vivo cuidando delas(acho que até demais).Alguma coisa já aprendi.Parabéns pelo livro.
    Att:Ana Elisa
    Cidade:Nova Lima-MG.
    19 julho,2011

  14. Há mais ou menos 4 anos quando comprei pela primeira vez um vaso de sem flor somente as folhagens , cuidei bem direitinho, quando derepente começou a aparecer os sinais de que iria ser presenteada com flores fiquei fascinada , e aí comecei a fazer parte deste mundo mágico, tenho vários exemplares, o meu maior prazer e estar ao lado delas cuidando e admirando toda beleza.

  15. Gostaria de receber informações sobre orquideas por email amo essa planta mas não tenho condições de comprar muitas tenho algumas mas as que eu tenho gostaria de cuidar direitinho; se puderem me passar informações agradeço. eu moro em Iacanga S.P. que DEUS abençõe todos que amam a natureza e os animais. aceito qualquer tipo de informação ou material sobre elas.

  16. Adoro orquideas, sou apaixonada por todas . Tenho um pequeno orquidário , mas gostaria de saber mais a cuidar das minhas plantinhas
    que pouco fllorescem.

    Obrigado, e parabéns pelo livro.
    Ana Maria

    ” Quem tem uma orquídea, tem um tesouro.”

  17. – Amo-as mas n/ sei como cultiva-las, desejo saber como adquirir o livro com carinho irene ..gurupi-to.
    desde já agradeço anciosa a resposta…

  18. Tenho interesse em adquirir o livro “Orquídeas Brasileiras”. Mas, sempre está esgotado…não estou consigo… Amigos e amigas, preciso de ajuda. Ok.
    Obrigada!

Deixe um comentário