Orquídeas enfeitam a casa do José

orquideas-na-cja-01.JPG  orquideas-na-cja-14.JPG

Há um novo elemento na paisagem da Casa de José de Alencar, em Messejana/Fortaleza.

orquideas-na-cja-13.JPG   orquideas-na-cja-15.JPG

Membros da ACEO desempenharam com muita dedicação a tarefa de fixar orquídeas nas árvores do jardim da CJA.

A Associação Cearense de Orquidófilos realizou no sábado, dia 1º de março, uma prazerosa atividade. Cerca de 15 associados compareceram, pela manhã, à Casa de José de Alencar, conduzindo plantas para serem fixadas nas árvores do jardim daquele importante espaço cultural de Fortaleza. O “presente” oferecido à CJA, local onde nasceu o autor de Iracema, foi uma forma de a ACEO retribuir a acolhida que recebe da instituição, onde acontecem as reuniões ordinárias mensais dos orquidófilos.

Nada menos de 71 plantas de 10 espécies diferentes foram doadas para essa operação de “povoamento” de orquídeas, sendo a maioria (40) constituída de mudas de Cattleya labiata. Escolheram-se unicamente espécies que ocorrem no Ceará – e até mesmo na região da Grande Fortaleza, o que, em princípio, oferece garantia de uma rápida adaptação ao ambiente e de muitas florações no futuro. A Diretora da Casa, Profª Angela Maria Rossas de Gutiérrez, compareceu ao local para acompanhar a operação, tendo recebido o regalo com grande satisfação. Afirmou que a CJA continua de portas abertas à ACEO. A atividade também teve cobertura do jornal “O Povo”. São as seguintes as orquídeas que agora enfeitam os jardins da CJA:

  • Cattleya labiata: 40
  • Cyrtopodium holstii: 01
  • Cyrtopodium sp.: 01
  • Dimerandra emarginata: 04
  • Epidendrum ciliare: 08
  • Epidendrum latilabre: 01
  • Epidendrum sp.: 01
  • Gongora quinquenervis: 02
  • Maxillaria sp.: 03
  • Oeceoclades maculata: 05
  • Rodriguezia venusta: 05
  • Scaphyglottis sp.: 01

Saiba mais sobre a Casa de José de Alencar:

A Casa de José de Alencar, mantida pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tombada pelo IPHAN, preserva a pequena casa onde nasceu o romancista cearense, além das ruínas do primeiro engenho de cana mecanizado que funcionou no Estado. Em edificações mais modernas, abrigam-se o Museu Arthur Ramos, a Pinacoteca Floriano Teixeira e a Biblioteca Braga Montenegro, auditório e salas de aula. O espaço também é utilizado pelo curso de Licenciatura em Educação Musical.

Local obrigatório para ser visitado, a “casinha” onde Alencar veio à luz mantém a construção original, bastante simples, com piso de tijolos, paredes de tijolo e cal, telha vã, telhado em quatro águas e caibros de carnaubeira.

O chamado Sítio Alagadiço Novo foi adquirido por José Martiniano de Alencar, pai do escritor, quando ocupava a presidência da então Província do Ceará. Hoje a área, com nove hectares, cuidadosamente preservados pela Universidade, se constitui numa importante reserva verde em pleno espaço urbano de Fortaleza.

Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone
Compartilhe nas redes sociais

17 thoughts on “Orquídeas enfeitam a casa do José

  1. Boa tarde!

    Gostaria que enviasse se possivel fotos de como prender uma orquidea em placa de xaxim, faço do meu jeito mas a coitada fica toda desengonçada, estou dividindo uma cattleya gutata e goataria de fazer isso melhor.

    Abraços!

  2. ola minha mãe adora orquideas mas ela não consegue cultiva-las como vc pode me ajudar dando uma resposta para como minha mãe fazer com que elas deem flores?

  3. ganhei uma orquidia igual a da foto d casa mais ela veio s/ as garrinhas, aliàs tem poucas então gostaria de saber como mantela e o melhor lugar para plantala e cultivala, tenho outras espècies ñ sei nome e ñ sei se onde ás coloquei è o lugar certo foi num tronco de àrvore ñ plantada e mais 2 q ñ sei onde colocalas q estão sem nada,esse negocio de lua è verdade?porfavor me ajude amo elas obrigada.

  4. bom dia , gostaria de saber como cuidar, de uma muda que ganhei , e uma folha, cumprida. eu coloqui ela dentro. de um vasa com terra , umus de minoca, esta certo ou nao?

  5. Quais os tipos de orquídeas mais indicadas (flores grandes) para fixação em árvores no Rio de Janeiro? A fixação pode ser feita em qualquer idade, mesmo com plantas adultas?
    Agradeço antecipadamente, AO

  6. Gostaria que enviasse se possivel fotos de como prender uma orquidea em placa de xaxim, faço do meu jeito mas a coitada está quase morrendo!!!!!!!! Não consigo cultiva-las, vc poderia me ajudar dando uma resposta como faço para prende-la e ela dê flores?

    Grata, Fernanda Dias

  7. OLá, boa tarde!
    Gostaria de saber como fixar a orquidia em troncos cortados , para que eu possa pindura-los em minha varanda….
    Quantas vezes, posso molhar elas….?
    Obrigado..

  8. Boa tarde.
    Moro em Ap, tenho 18 vasos de orquideas, varia espécies, quase não florecem, ganhei de meu pai de São Paulo e trouxe para SC, elas podem sentir a mudança de temperatur? Como cuidar corretamente delas?
    Obrigada

  9. Muito legal esta iniciativa de vcs, eu resido em BAURU-SP e sou muito admirador de ORQUÍDEAS… E gostaria muito mesmo de saber, onde e como, faço para conseguir alguma destas mudas que vcs plantarão ai…
    Valeu e até ++++

Deixe um comentário