“ABC do Orquidófilo” traz respostas de A a Z

rene-rocha-abc-do-orquidofilo.jpg

“…cansei de ficar fazendo perguntas em orquidários ou lendo nos sites, porque é sempre a mesma coisa. O que a gente procura é o pulo do gato, aquelas dicas sutis de quem está no dia-a-dia com as orquídeas.” (Leonor Fuentes) 

O “ABC do orquidófilo – de uma, várias ou muitas orquídeas” é o pulo do gato que Leonor Fuentes (e alguns milhares de outros orquidófilos) esperavam encontrar nas livrarias. O autor, Prof. René Rocha, produziu um manual extremamente didático, prático, até “bem humorado”, e que responde a praticamente todas as questões que o cultivador, seja ele iniciante ou dos mais experientes, possa fazer em relação aos cuidados com suas plantas.

René Rocha, hoje aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais, empenhou no livro sua larga experiência pedagógica, seu gosto pela pesquisa, o pendor pela observação e anotação, além do conhecimento acumulado em décadas de cultivo de orquídeas. Em setembro do ano passado, numa entrevista ao “Boletim ACEO”, ele falava dos preparativos para o lançamento dessa obra e dizia do seu propósito de oferecer ao público “uma leitura amena, descomplicada, didática e bastante proveitosa a todo orquidófilo, em especial àquele iniciante”. (A entrevista vai, a seguir, transcrita, tal como publicada no informativo da Associação Cearense de Orquidófilos, em setembro de 2007.)

O “ABC do orquidófilo” foi organizado em quatro partes. É o seguinte o sumário:

Parte 1 – do orquidófilo de uma orquídea. O que é uma orquídea, histórico, identificação, significados, grafia e pronúncia de nomes de gêneros e de espécies. A primeira orquídea: orientações gerais – SOS.

Parte 2 – do orquidófilo de várias orquídeas. O cultivo – construindo o orquidário, técnicas, manejo, adubação, pragas e doenças. Ficha das plantas com descrições e dicas de manejo e de cultivo de várias, das mais cultivadas no Brasil.

Parte 3 – do orquidófilo de muitas orquídeas. Assuntos e técnicas avançadas. Textos complementares. Links e endereços de interesse (entre os quais se inclui o www.orquidofilos.com). Dicas e truques que facilitam o dia a dia. Pequeno glossário e índice remissivo de termos botânicos e orquidófilos mais empregados no livro. Relação de nomes de orquídeas, grafia e pronúncia. (Estes temas se distribuem entre as subseções “Assim e assado”, “Para saber mais A-Z”, “Orqui-idéias” e “Pesca-palavras A-Z”.

Parte 4 – do orquidófilo de inúmeras amizades. Créditos aos colaboradores. Índice Geral. Bibliografia. Considerações finais.

O que se poderia considerar uma “quinta parte” do livro é o CD que o acompanha, incluindo cerca de 1.690 fotos de orquídeas, reprise dos links e endereços de interesse, além da sugestão de planilha para um orquidário.

No miolo do livro, 64 páginas em cores trazem perto de 400 fotos de orquídeas. Afinal, não se concebe um bom livro sobre orquídeas sem fotos coloridas, capazes de mostrar toda a exuberância, cores e sutis nuances dessas flores.

Para dar apoio ao leitor e à divulgação do “ABC do orquidófilo” foi criada uma página eletrônica, com o endereço: http://www.abcdoorquidofilo.vai.la

Há também um número de telefone disponibilizado: (35) 3293.1707.

Homem dos sete instrumentos, professor de Biologia, René Rocha é empresário, já foi músico profissional e pintor de aquarelas. Sua bibliografia inclui O encantador de orquídeas (histórias de Minas Gerais e de orquídeas), Loddigesii, história de uma paixão (contos) e Poezais de Minas (poesias). Em tempo: “Poezais” é um neologismo do autor, formado com a junção de poesias e cafezais. A ilustração abaixo é de sua autoria (assim o poema como a aquarela).

a-orquidea-poesia.jpg

Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone
Compartilhe nas redes sociais

51 thoughts on ““ABC do Orquidófilo” traz respostas de A a Z

  1. Estou com problemas nas minhas orqdeas. Estao amarelando nas estremidades e fcando secas nas pontas, ate cortei a ponta p ver se resolvia e nada. Tb ta c uma cor estranha no lado d baixo . meio pratiado. Tirei algumas fotos. Como faço p manda_la? Por fvor me ajude.

Deixe um comentário