Dicas de cultivo de orquídeas

Cultivo de orquídeas
Cultivo de orquídeas em exposição (Foto: Harvey Barrison)

Você ama a natureza? Tem interesse especial pelo cultivo de orquídeas? Tem paciência para esperar um ano que uma planta floresça? Cultivar orquídeas é mais fácil do que se pensa. Leia nossa matéria especial e junte-se a nós. Seja um orquidófilo.

As 10 principais dicas de cultivo de orquídeas

1. Na grande maioria, as orquídeas brasileiras são epífitas

As orquídeas epífitas crescem presas às árvores, sem, contudo, roubar delas quaisquer nutrientes. As raízes são usadas apenas para fixar a planta no caule das árvores.

2. Não colete ou adquira plantas oriundas das matas

As orquídeas já foram bastante dilapidadas pelos mateiros e colecionadores gananciosos. Procure adquiri-las de empresas produtoras de mudas ou de orquidófilos que tenham plantas disponíveis. Diga não às orquídeas coletadas do mato.

3. Escolha espécies de orquídeas adaptadas à sua região

Como as orquídeas florescem apenas uma ou duas vezes por ano, é interessante possuir várias espécies diferentes (cujo ciclo de floração costuma ser também diferente). Isso aumenta as chances de ter sempre alguma planta florida. Ao escolher o que vai cultivar, dê preferência às espécies de orquídeas que crescem na sua região. Se você mora no Ceará, confira as orquídeas que já foram catalogadas na região.

4. Irrigação das orquídeas

Mantenha o vaso úmido, jamais encharcado. É mais fácil matar uma orquídea por excesso do que por falta d’água. Não colocar pratinho com água debaixo do vaso, pois as raízes poderão apodrecer. Molhe abundantemente duas ou três vezes por semana, deixando a água escorrer totalmente. Nos outros dias, basta vaporizar as folhas de manhã cedo ou no final da tarde, quando a planta não estiver sob o sol.

5. Luminosidade do ambiente

Instale suas plantas em locais onde elas possam ser banhadas pelo sol no horário da manhã (até as 9 horas) ou no final da tarde (depois das 16 horas). Se a planta não tomar sol, ela não vai florescer. As orquídeas podem ser fixadas também no tronco de árvores, desde que estas não tenham uma sombra muito densa, como as mangueiras. O problema é que, quando florescerem, elas não poderão ser levadas para dentro de casa. Aliás, é recomendável manter os vasos, o máximo possível, na mesma posição e local.

6. Ventilação do ambiente

As orquídeas necessitam de locais arejados. Evite, porém, a ventilação muito forte, que pode derrubar os vasos e danificar suas plantas.

7. Adubação das orquídeas

Utilize um desses adubos foliares (líquidos) que se encontram na seção de jardinagem de todos os supermercados. Adicionar algumas gotas à água com que será feita a vaporização, no caso de usar pequenos pulverizadores. Procure molhar sobretudo a parte inferior das folhas de sua orquídea, pois é aí que se encontram os estômatos, que absorvem água e nutrientes.

8. Pragas e doenças em orquídeas

Se as plantas forem cultivadas de uma forma adequada, elas estarão mais resistentes a pragas e doenças. Se não houver excesso de umidade, por exemplo, dificilmente os fungos irão atacar. De qualquer modo, previna-se. Um dos grandes inimigos do cultivo de orquídeas são as cochonilhas. Esses pequenos organismos sugam a seiva da planta e podem matá-la se não forem combatidos. Quem possui poucas plantas pode catá-los, um a um, antes que se propaguem. No caso de uma coleção maior, haverá necessidade de apelar para os defensivos. Dê preferência às fórmulas naturais, pois os produtos químicos industrializados costumam ser tão prejudiciais às plantas quanto a quem as cultiva. Veja esta receita para combater as pragas com um defensivo natural. É recomendável consultar uma pessoa que tenha experiência com produtos naturais.

9. Anote o nome da espécie de sua orquídea numa plaqueta

Também é interessante atribuir-lhe um código (numérico ou alfanumérico, como queira), para facilitar a identificação no caso de uma coleção de médio ou grande porte. Um desafio que os orquidófilos enfrentam é memorizar o nome de suas plantas, quase todos em Latim ou latinizados – raramente as orquídeas têm nomes populares. Mas isto termina se tornando um excelente exercício de memória. Desenvolva igualmente o hábito de anotar a data da floração de cada planta. Se ela não voltar a florescer na mesma época, no ano seguinte, isto pode ser um sinal de alerta: talvez ela esteja com algum problema. Examine, então, as condições de irrigação, luminosidade, ventilação, etc.

10. Freqüente uma associação de orquidófilos

É o local mais apropriado para trocar idéias, tirar dúvidas sobre o cultivo de orquídeas e, de quebra, fazer novas amizades. Procure tirar proveito do convívio com os orquidófilos mais experientes. Na grande maioria, eles adoram repartir seus conhecimentos (conhecimentos que, aliás, serão sempre incompletos, pois, em se tratando de orquídeas, eternamente, todos têm algo para aprender).

Quer aprender mais sobre cultivo de orquídeas?

Adquira a nossa Cartilha de Cultivo. Escrita pelo professor e jornalista Italo Gurgel – orquidófilo de longa data e estudioso das orquidáceas, que já proferiu palestras sobre o tema no Brasil e em Portugal – a Cartilha é uma obra essencial para quem está ingressando no universo das orquídeas. Você vai aprender, em linguagem simples e descomplicada, todas as informações necessárias para cuidar bem das suas orquídeas.

Cadastre-se para receber nossas notícias por e-mail. Acompanhando as notícias do Orquidofilos.com, você se mantém informado das principais notícias e exposições de orquídeas que acontecem no Brasil e em Portugal.

479 comentários em “Dicas de cultivo de orquídeas”

  1. Eu tive que corta as folhas da orquidia a onde que brota as folhas mais ela.ainda ficou com duas folhas e ta com duas aster com flor oq eu.faso pra ela nao morre o nome dela e pha nao sei escrever o nome dela kj

    Responder
  2. Minha mãe possui um orquidário com muitas espécies de orquídeas. Vou aproveitar sua experiência e aprender com ela como cultivá-las. Gostaria de catalogá-las, colocar nomes mas não sei como identificá-las. Poderiam me ajudar com algum mostruário de fotos?
    Obrigada
    Olivete

    Responder
  3. Adorei ,mais gostaria de aprender afazer muda de orquidia aminha é daquela especie que coloca um pendao com 5 botoes ou mais e depois ela abre e ela so te duas folhas.
    se poder me ensinar ,agradesso muito obrigada
    vania

    Responder
  4. tenho alguns especises de orquideas gostaria de catalogalas mais nao sei o nome delas poderiam mim ajudar com algum manual de cultivo e indentificaçao

    Responder
  5. tenho alguns especises de orquideas gostaria de catalogalas mais nao sei o nome delas poderiam mim ajudar com algum manual de cultivo e indentificaçao

    Responder
  6. Minha orquidea deu flores durante 2 mese e após e morreram. Minha duvida é se eu posso cortar o talo onde as flores cresceram para poder rebrotar ou as novas flores nascem no mesmo talo? coloquei em um xaxim, mas percebo q algumas folhas estao secando assim como algumas raizes que insistem em sair para fora do vaso.. isso é normal? aguardo respostas

    Responder
  7. Minha orquidea deu flores durante 2 mese e após e morreram. Minha duvida é se eu posso cortar o talo onde as flores cresceram para poder rebrotar ou as novas flores nascem no mesmo talo? coloquei em um xaxim, mas percebo q algumas folhas estao secando assim como algumas raizes que insistem em sair para fora do vaso.. isso é normal? aguardo respostas

    Responder
  8. Olá, gostaria de saber oque fazer, tenho algumas catleyas que estão com algumas folhas enroladas tipo murchas, mas continuam colocando brotos novos, alguns bulbos também ficam enrugados , as raizes continuam saindo tudo normal?

    Obrigado pela ajuda.

    Responder
  9. Gostaria de cultivar orquideas aqui na minha cidade,após fazer um curso de jardinista fiquei apaixonada ainda não tive oportunidade de adquirir uma, mas pretendo ter muitas e até comercializar…Tenho uma grande area coberta com eternite e sombrite é um espaço bom pra elas não ?

    Responder
  10. tenho um orquidário pequeno, cultivo porque gosto muito mas as vezes algumas acabam morrendo, não consigo salva-las gostaria de uma dica para que elas não morram mais?

    Responder
  11. adoro orquídeas, tenho alguns vasos mas ainda não sei cuidar corretamente. algumas ate morreram, e tem uma que esta apresentando manchas escuras nas folhas. gostaria muito de aprender a cultivar e a montar um orquidário, as que tenho nas arvores estão lindas cada vez mais floridas.

    Responder
  12. eu sou uma senhora cubana aposentada q estou morando no brasil por tres meses e gostaria de saber mais sobre orquideas pq tenho varias en casa ,mas nao tenho muito conhecimento sobre elas,adoraria poder levar amostras delas ,preciso de ajuda, muito obrigada saludos bertha.

    Responder
  13. Eu sou uma senhora cubana que está a gastar vários meses no Brasil e sou um fã das lindas orquídeas e querem ter uma comunicação com a fazenda para aprender sobre eles e tomar o meu país, tenho apenas cattleyas Vaios tamanhos brancos e malva aqui eu tenho visto de diferentes cores e formas, eu realmente muito emosiono com sua beleza, quando eu voltar para Cuba traria algumas pequenas planticas de Phalannosis ou Cibidium ou qualquer outra variedade, outra maneira de ajudar teria contato com outros produtores para acesso um conhecimento prático de sua cultura que eu tenho certeza que não é fácil.
    Estou residindo aqui em São Paulo e gostaria de participar em qualquer reunião, embora eu não falam Português, eu entendo sua língua muito bem. Por favor, seja para mim um S.O.S.

    Muito grato pela sua atenção
    Com amor fraternal
    Sra. Bertha SanchezB

    Responder
  14. Tenho poucas orquídeas, ganhei umas a poucos dias..Mas ñ sei bem como cuidar, fiz um orquidário ,Forrado de plastico, mas da sol tda manhã, acho mto, o q podem me dizer.Será q coloco um sombrito, ou deixo pegar um pouco de sol, deixo a porta aberta tdo dia para entrar ar, moro RS cidade mto umida. Quero cuidar com carinho minhas plantinhas…

    Responder
  15. Adorei a resposta d vc , mas onde moro nunca vi falar em reunião para falar de orquideas.Ontem ganhei uma bem comum, lá em Rosário do Sul. Vou plantar uma na rua para ver qual vai se dar melhor.Por q elas ñ podem ficar direto no chão, pq e frio?Eu gosto de flores, olhar cuidar, e me destrair…Um abraço …..

    Responder
  16. Estou iniciando um cultivo de orquídeas e é claro tenho muitas dúvidas, principalmente como fertilizar e adubar corretamente utilizando produtos naturais (orgânicos). Como devo proceder? Obrigado!

    Responder
  17. Ao orquidófilos.com
    Gostaria de tirar uma dúvida com vcs.
    Sou principiante no cultivo de orquídeas e até o momento não consegui entender porque algumas abrem vários brotos no talo que floresceu anteriormente. Entretanto em vez de abrir flores surgem folhas no formato de flores no local.
    Fiquei sem entender.
    Um abraço,
    Armando

    Responder
  18. boa tarde,ganhei umas mudinhas de orquideas mas,não sei como fazer p cuidar delas,plantei na terra preta,mas parece q não estao gostando,não sei.como plantar e como saber quais sao as orquideas q tenho?
    pode me ajudar? face é cristina uehara.
    furei tanto os vasos de plasticos q mais parecem queijo suiço,e coloquei terra preta com pedaços de tijolinhos em baixo,mas hj tive q tirá-las do vaso e lava-las,pois estão tristes algumas secas e amarelas e outras murchas,agora estão dentro do tanque com pouquinho de agua,bem pouquinho. obrigada

    Responder
  19. Olá, tenho uma orquídea vanda que nunca floriu e saem brotos laterais com folhas menores, enroladas e murchas e meio desidratadas e outras normais. Já utilizei diferentes proporções de NPK achando ser aluma deficiência, mais não resolveu. O que pode ser isso?
    Grato pela ajuda,

    Responder
  20. Olá, tenho uma orquídea vanda que nunca floriu e saem brotos laterais com folhas menores, enroladas e murchas e meio desidratadas e outras normais. Já utilizei diferentes proporções de NPK achando ser aluma deficiência, mais não resolveu. O que pode ser isso?
    Grato pela ajuda.

    Responder
  21. Ao orquidófilos.com
    Gostaria de tirar uma dúvida com vcs a respeito de Cattleya granulosa, a qual não se tem tantas materias a respeito e talvez pela proximidade geografica tenham uma visão melhor deste caso.
    Cultivo uma há 6 anos em cachepot de madeira , todo ano floresce bem e cresceu a ponto de estar saindo fora e tem umas 4 ramificações. Minha duvida eu posso dividi-la pelas ramificações e existe uma época do ano mais propicia para faze-lo?
    No caso desta minha esta iniciando a brotação.
    Toda dica é muito bem vinda.
    obrigado
    abraços
    Marcos
    Jardinopolis SP

    Responder
  22. Moro em Arapoto no PR descemos a praia e comprei mudinhas de orquídeas já ta com mais de um ano isso foi em fevereiro ela cresceu fiz mudas mas elas nunca floriram ela ta do lado de fora na área elas tão soltando um monte de miudinhas mas flores nada,será que vão florir algum dia?espero resposta quem puder ajudar que não sei q fazer mais.

    Responder
  23. teresinha aconteceu comigo eu ia cortar e não tendo tempo fui deixando para outro dia, pois aconteceu o inesperado naquele galho que já tinha colocado um pendão de flores nasceu mais.

    Responder
  24. Gostaria de saber se vender mudas de orquídeas pela internet pode ser um negócio rentável.

    Não entendo nada disto, porém gostaria de aprender o básico e divulgar para vender mudas.

    Pode ser rentável?

    Responder
  25. tenho varias orquideas mas não tao dando flor onde moro e muito quente tenho elas pendurada com lela de 30 por cima tenho passado fertilizante fpra flori, enraisador, tambem tem umas pintas amarelada depois fica preta tenho passado inseticida que devo fazer .

    Responder
  26. estou muitos contente com sua matéria, estou iniciando um orquidário e gostaria de mais dicas como nome local onde posso adquirir plantas legalizadas qual seria as especies mais recomentadas para minha região, sou de entre rios de minas clima muito bom por sinal.
    abraço aguardo retorno

    Responder
  27. Quero saber se posso plantar o orquídea em um coqueiro ……tenho duas plantada em um Fênix elas estão bem, mas essa que ganhei queria colocar no coqueiro que fica no jardim. obrigada.

    Responder

Deixe um comentário