Nordeste anuncia exposições de 2010

Exposição do Círculo Potiguar de Orquidofilia
Hugo Leite de Albuquerque (APO), Lindon Barros (ASSOPE) e Italo Gurgel (ACEO), na exposição do Círculo Potiguar de Orquidofilia, em 2009.

Entidades orquidófilas do Nordeste anunciam seu calendário de exposições para 2010. A agenda vai aqui transcrita, para ajudar aqueles que, em qualquer lugar do Brasil, sonham em programar uma viagem que reúna praia, sol, gastronomia, cultura, hospitalidade… e orquídeas. Até o momento, a ACEO recebeu informações sobre os seguintes eventos:

• De 04 a 07 de março: exposição da Associação Campinense dos Orquidófilos Reunidos (ACOR), em Campina Grande/PB;

De 05 a 07 de março: o Círculo Potiguar de Orquidofilia (CPO) realiza sua 17ª Exposição de Orquídeas, no Bosque das Mangueiras (Av. Nascimento de Castro, s/n, bairro Lagoa Nova, em Natal/RN;

De 10 a 22 de março: a Associação Paraibana de Orquidófilos (APO) estará com uma mostra de orquídeas na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura & Arte, em João Pessoa/PB;

De 19 a 31 de março: 34ª Exposição de Orquídeas de Pernambuco, no Recife/PE. A promoção é da Associação Orquidófila de Pernambuco (ASSOPE);

• De 26 a 28 de março: 22ª Exposição e Feira Baiana de Orquídeas, no Dique do Tororó, em Salvador. O horário de funcionamento vai das 9h às 19h. Contatos/informações: orquideasbahia@hotmail.com

De 04 a 06 de junho: Exposição da Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN), no Bosque das Mangueiras, em Natal/RN;

De 03 a 05 de setembro: 16ª Exposorn, o grande evento anual da Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN), também no Bosque das Mangueiras, na Capital potiguar;

De 22 a 24 de setembro: os Orquidófilos Baianos Associados (OBA) realizam exposição no Palacete das Artes, em Salvador/BA;

De 15 a 17 de outubro: 31ª Mostra de Orquídeas de Pernambuco, mais um tradicional evento da ASSOPE, realizado no Recife/PE;

De 12 a 14 de novembro: 4º FestOrquídeas de Fortaleza, exposição promovida, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, pela Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO).

ACEO já tem calendário de atividades para todo o ano de 2010

Projetor multimídia e orquídea
Projetor multimídia: melhores imagens e mais informações vão enriquecer as reuniões da ACEO.

Com uma reunião da Diretoria, realizada sábado, dia 6, a Associação Cearense de Orquidófilos deu início a suas atividades do ano de 2010. Na ocasião, dentre vários outros temas tratados, foi discutida a agenda da ACEO para o corrente ano. Desde já, fica definido o seguinte calendário de reuniões:

  • Fevereiro: 20
  • Março: 27
  • Abril: 17
  • Maio: 15
  • Junho: 19
  • Julho: 17
  • Agosto: 21
  • Setembro: 18
  • Outubro: 16
  • Dezembro: 17

Na reunião de Junho será comemorado o Dia do Orquidófilo, efeméride assinalada para o dia 22 e que comemora o nascimento do botânico João Barbosa Rodrigues, pai da orquidofilia brasileira. Já no mês de Novembro a reunião é substituída pela grande exposição anual – o FestOrquídeas – marcada para os dias 12, 13 e 14, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

[CONTINUE LENDO…]

Notícias do mundo dos livros

O cultivo de orquídeas é um hobby que requer muita leitura. E é natural que assim aconteça. Na medida em que cresce o interesse de uma pessoa pelas orquídeas, aumenta também sua vontade de conhecer melhor essas flores, de aprender mais sobre seus segredos, suas características, o melhor modo de cultivo de cada espécie. É aí que nos voltamos para os livros e revistas.

O website da Associação Cearense de Orquidófilos – ACEO, frequentemente, tem aberto espaço para os livros. E vai continuar insistindo nessa pauta, dada a importância da literatura especializada para todo aquele que se interessa pelas orquídeas. É o mesmo motivo pelo qual, nas três edições já realizadas do FestOrquídeas, a ACEO promoveu lançamentos de livros.

Hoje, aqui, relembramos alguns títulos que já ocuparam espaços nesta página e damos outras notícias.

[CONTINUE LENDO…]

Entrevistas da ACEO – Nº 16: Maria do Rosário e o movimento para salvar nossas orquídeas

Ex-Presidente de uma das mais atuantes entidades orquidófilas do Brasil – a OrquidaRio – Maria do Rosário de Almeida Braga conversa com Juliana Coelho, Diretora de Eventos da Associação Cearense de Orquidófilos. No depoimento, aqui reproduzido na íntegra, ela fala de sua preocupação com a preservação das orquídeas no ambiente natural e do papel das associações no campo da educação ambiental. Também conta a história do Orquidário Quinta do Lago, hoje fechado, mas onde as plantas “estão mais lindas do que nunca”.

Associação Cearense de Orquidófilos: Quando aconteceu seu primeiro encontro com as orquídeas? Como foi seu envolvimento com esse universo?

Maria do Rosário de Almeida Braga: Foi em setembro de 1994. O Orquidário Quinta do Lago, que já existia desde 1990, estava se preparando para participar de uma exposição no Museu de Arte Moderna, no Rio. Fiquei completamente encantada com a beleza da floração de setembro.

ACEO: Na presidência da OrquidaRio, você se preocupou muito com a preservação ambiental e, em especial, das orquídeas em seu habitat. Fale-nos sobre a REGUA, esse projeto que teve como parceiro a San Diego County Orchid Society.

[CONTINUE LENDO…]

Quando as orquídeas inspiram os poetas

Coelogyne pandurata
Coelogyne pandurata, uma cascata de flores.

Mais uma vez, esta página abre espaço para a poesia. Hoje transcrevemos belíssimo soneto do poeta Jorge Tufic, dedicado a Vera Coelho, Vice-Presidente da ACEO. Nascido no Acre e residente em Fortaleza, Tufic é autor de mais de 40 títulos publicados, entre prosa e verso. Vejam, nas linhas que se seguem, a perfeição das rimas e dos versos decassílabos, que tão bem traduzem o sentimento do poeta:

Soneto para Vera Coelho

As orquídeas têm mãos que são da Vera,
têm halo e resplendor quando é preciso;
brotam do zelo em forma de sorriso,
o tempo é delas como a primavera.

Parecem vir de um sonho ou de outra esfera,
são várias com frequência; e sem aviso
fazem da cor a luz do paraíso
criando em torno a própria atmosfera.

São raras estas flores, como são
notáveis no orquidário desta dama
onde cantam silêncios de oração.

Benditos jarros, pálpebras de orvalho,
mundo verde que traz-lhe glória e fama,
sempre à custa de amor e de trabalho.

Jorge Tufic

SORN elege nova Diretoria para 2010 e 2011

Eleita a nova Diretoria da Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN). A missão é conduzir a entidade no biênio 2010/2011, contribuindo para difundir o cultivo de orquídeas na terra da Cattleya granulosa. Ficou assim a composição do grupo que assumiu os destinos da SORN:

  • Presidente: Gelza Matsunae
  • Vice-Presidente: Idelemon Vaz
  • Secretária: Edjane Arruda
  • Tesoureiro: João Felismino
  • Diretor Técnico: Roberto Guerra
  • Diretor de Comunicação Social: Severino Carvalho
  • Diretora de Patrimônio: Gisélia Ferreira Costa

O Conselho Deliberativo será presidido por Tertuliano Aires Neto e o Conselho Fiscal, por Clementino Câmara Neto.

Segundo informa o ex-Presidente Severino (ou Severo, para os amigos), a SORN já decidiu realizar duas exposições em 2010. A primeira acontecerá no Bosque das Mangueiras, no bairro de Lagoa Nova, em Natal, nos dias 4, 5 e 6 de junho, coincidindo com a Semana do Meio Ambiente. A segunda será a EXPOSORN, marcada para os dias 3, 4 e 5 de setembro, no mesmo local. Esse evento, que já se tornou tradicional no Nordeste, comemora o aniversário da entidade orquidófila norte-riograndense.