Compra coletiva: orquídeas já florescem

1 de maio de 2008

blc-ocoset.JPG  cattleya-landate.JPG

BLC Ocoset e Cattleya Landate já deram o ar de sua graça

Com nove participantes, um grupo de associados da ACEO fez, há pouco, uma compra coletiva no Orquidário 4 Estações, de São Paulo. A iniciativa foi da própria Associação, que incluiu esse tipo de aquisição como uma das ações a serem incentivadas. No total, foram adquiridas 67 plantas, ao preço médio de R$ 10,00.

Os orquidófilos interessados entraram no site daquela empresa e escolheram as orquídeas que lhes interessavam, transmitindo, em seguida, sua lista a Juliana e Vera Coelho, que coordenaram a transação. Uma semana depois, o pedido chegava a Fortaleza.

A facilitação da compra de híbridos e espécies nos bons orquidários comerciais é uma maneira de se elevar o padrão de qualidade das orquídeas cultivadas no Ceará, o que deverá se refletir, em médio prazo, no nível de nossas exposições. Ao mesmo tempo, desestimula-se a compra de plantas retiradas da natureza, quase sempre de má qualidade, apresentando as folhas fortemente marcadas pelas intempéries e, não raro, servindo de veículo para doenças e pragas.

Algumas das plantas enviadas pelo 4 Estações (muitas delas adultas) já trouxeram botões florais, que agora estão se abrindo, para a luz do dia, na Terra do Sol. As fotos aqui reproduzidas são de duas dessas orquídeas: uma BLCOcoset e uma Cattleya Landate.

Oportunamente, a ACEO deverá articular novas aquisições coletivas, aguardando-se uma adesão ainda maior dos associados.

ORQUIDÁRIO ACEO

A própria ACEO incluiu uma pequena aquisição, dentro da compra coletiva. São orquídeas a serem sorteadas, nas reuniões mensais e em outros eventos, entre os associados que estiverem em dia com a tesouraria. No momento, o acervo da Associação, sob os cuidados do companheiro Italo Gurgel, está assim constituído:Cattleya Chocolate Drop, Cattleya dolosa x C. Guttata, Cattleya Portia caerulea, Dendrobium antenatum, Encyclia megalantha, Laelia purpurata (3), Brassia arachnoides, Oncidium Sharry Baby, Phalaenopsis (4), Psicopsis papilio e Vanda Gordon Dilton Pink.

{ 51 comments… read them below or add one }

51 Antonio Motta 13 março, 2012 às 14:14

Uma dúvida, quais as espécies de orquidia em que fornecem?

Leave a Comment

Previous post:

Next post: