Começa contagem regressiva para 4ª Bienal de Orquídeas do Nordeste e 11º FestOrquídeas

ACEO

A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) será anfitriã, este ano, da 4ª Bienal de Orquídeas do Nordeste, evento que acontecerá, nos próximos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, paralelamente ao 11º FestOrquídeas de Fortaleza. O cenário, tal como aconteceu nos últimos anos, é a Casa de José de Alencar, o histórico e aprazível equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, situado na Av. Washington Soares, 6055, na Capital cearense.

Confirmaram presença as associações orquidófilas do Rio Grande do Norte (SORN e CPO), Paraíba (APO), Pernambuco (ASSOPE), Alagoas (AOBAL) e Sergipe (OASE). Além da exposição de orquídeas, apresentadas pelos membros da ACEO e trazidas pelos Orquidófilos visitantes, estão previstas oficinas de cultivo, mesa redonda e feira de orquídeas cultivadas em laboratório, além de outras plantas ornamentais. É expressamente proibida a venda de plantas retiradas da natureza. Três orquidários comerciais atenderão ao público interessado em adquirir plantas de alta qualidade: Flores do Lago, de Patos de Minas/MG; K&S Orquídeas, de Pindamonhangaba/SP; e Santa Gertrudes, do Ceará.

EM DEFESA DA NATUREZA

Em cada edição já realizada do FestOrquídeas, as exposições da ACEO têm atraído um público calculado em até 20 mil pessoas, nos três dias de sua realização. Evento com forte inserção na mídia impressa, rádio e televisão, a exposição anual se inspira no lema: “Uma celebração de amor à natureza”.

O tema é de grande relevância, uma vez que, em todos os estados do Nordeste, os ambientes naturais onde ocorrem as orquídeas têm sofrido crescente pressão, por conta da especulação imobiliária e da derrubada da cobertura vegetal para dar lugar à exploração agrícola. O cenário das exposições, pelo poder que revela para atrair um grande público e a atenção dos veículos de comunicação, tem-se revelado propício para se discutirem soluções e ecoar mensagens voltadas para a proteção ambiental.

Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário