ACEO sobe novamente a serra para divulgar o cultivo de orquídeas

Quando a ACEO sobe a serra, leva sua marca registrada: muitas orquídeas.

A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) participa, nos próximos dias 22 a 24 de julho, do Festival Flores da Serra, na cidade serrana de Pacoti. Com apoio da Prefeitura Municipal de Pacoti, SEBRAE/Ce e Instituto Agropolos, a ACEO contará com um stand na Feira, onde irá expor orquídeas e divulgar suas atividades.

No sábado, dia 23, a partir das 16 horas, oferecerá uma Oficina de Cultivo de Orquídeas. Anteriormente, às 11 horas, no mesmo local, haverá uma Oficina de Cultivo de Adenium.

Domingo, dia 24, a Associação, juntamente com a Coordenação do Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da UECE, promove o seminário “O cultivo de orquídeas com sustentabilidade e respeito à natureza”, a ter lugar na sede do Campus – o antigo Colégio dos Padres Salvatorianos. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Com início às 9 horas e encerramento ao meio dia, a programação inclui:

  • 09:00h – Palestra: “Orquidicultura – aspectos comerciais” – Italo Gurgel
  • 09:30h – Oficina: “Como cultivar orquídeas” – Michelle Canário
  • 10:00h – Palestra: “Orquídeas no paisagismo” – Juliana Coelho
  • 10:30h – Oficina: “Cultivo do Catasetum” – Vera Coelho
  • 11:00h – Palestra: “Irrigação” – Thomaz Sidrim

É a quarta ocasião em que os membros da ACEO promovem excursão ao Maciço de Baturité, evento batizado de “ACEO Sobe a Serra”.

Antigo Colégio dos Padres Salvatorianos abriga hoje o Campus Experimental.

CAMPUS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECOLOGIA

O local onde acontece o seminário “O cultivo de orquídeas com sustentabilidade e respeito à natureza” é um cenário privilegiado. O Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ali instalado, tem por objetivo impulsionar o conhecimento da região serrana e trabalhar pelo desenvolvimento das ciências no Maciço de Baturité, que se destaca como produtor de frutas e hortaliças.

O Campus ocupa área de cinco hectares. No passado, abrigou o Colégio dos Padres Salvatorianos e, mais recentemente, foi adquirido pela Fundação Deusmar Queiroz, que, em 2002, cedeu às instalações à UECE, em regime de comodato. O espaço destina-se hoje a estudos, pesquisas e desenvolvimento de projetos voltados para a defesa e preservação ambiental, aí incluindo aspectos relacionados com a biodiversidade da serra, estudos e manutenção da fauna e flora, salvaguarda e repovoamento do meio ambiente, nas áreas que sofreram devastação.

Dada a afinidade de objetivos com a Associação Cearense de Orquidófilos, desenha-se a possibilidade de uma estreita cooperação entre as duas entidades, o que vem sendo estudado pela coordenadora do Campus, Profª Lúcia Helena Fonseca Grangeiro (doutora em Educação Ambiental) e a presidente da ACEO, Vera Coelho.

3 comentários em “ACEO sobe novamente a serra para divulgar o cultivo de orquídeas”

  1. Atuante é sinônimo de ACEO
    É uma pena que em alguns estados as associações de orquidofilos sejam acomodadas e sem ação, bem que podiam tomar o chá de animo que o pessoal da ACEO toma. E tomar vida e revigorar com o colorido e perfume das orquídeas… Sabe qual é o nome desse chá? “Amor pelas orquídeas.”
    Mais uma vez, parabéns gente, gostaria muito de morar em fortaleza e fazer parte dessa família maravilhosa e atuante chamada ACEO.

    Responder
  2. Dalva, ficamos comovidos com sua mensagem. A ACEO é um prolongamento da nossa família, onde conversamos, discutimos sobre projetos. São ações que desenvolvemos ao longo do ano com muito amor e colaboração, porque sem estes ingredientes, nada daria certo.
    É preciso disponibilidade e desprovimento de vaidade ou coisa parecida. Somos verdadeiros irmãos, integrados na alegria e na tristeza, como num casamento bem sucedido. Se bem que não há espaço para tristezas, estamos sempre alegres e de bom humor. Para muitos a Orquidofilia funciona como terapia. Venha nos visitar um dia, quem sabe em novembro, por ocasião do 5º FestOrquídeas.
    Grande abraço,

    Responder
  3. Puxa! A dinâmica da propagação ao cultivo de orquídeas e o conhecimento das espécies, que, voces desenvolvem é realmente impactante! Começo a me interessar pelo assunto e em conhecer como é o biótipo das pessoas que lidam apaixonadamente por orquídeas, uma flor, que, está diretamente correlacionada com o embevecimento de nobres sentimentos despertos, nas relações interpessoais românticas.

    Responder

Deixe um comentário