ACEO enfeita o Corredor Cultural do Benfica com a beleza das orquídeas

A Associação Cearense de Orquidófilos reprisou neste domingo, 12 de novembro, sua participação no Corredor Cultural do Benfica, evento promovido pela Universidade Federal do Ceará que, uma vez por mês, movimenta o bairro do Benfica, em Fortaleza, com as mais diversas atrações culturais. Alguns associados levaram orquídeas de diversas espécies, para expor à sombra das mangueiras, nos jardins da Reitoria da UFC, enquanto outros, que comercializam orquídeas e plantas ornamentais, montaram pequenos estandes de venda.

A ocasião foi propícia para conversar com os visitantes que apreciavam e fotografavam as flores e transmitir informações básicas sobre seu cultivo. Também se aproveitou a ocasião para informar que o FestOrquídeas, a grande exposição anual da ACEO, foi deslocado para o mês de fevereiro, de modo a coincidir com a época de maior floração da Cattleya labiata. Assim, a próxima edição acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro de 2018, paralelamente à 4ª Bienal de Orquídeas do Nordeste.

Uma transcrição da programação do Corredor Cultural do Benfica, neste domingo, dá uma ideia da amplitude do evento, que atrai pessoas de todas as idades – inclusive famílias inteiras – criando um ambiente descontraído e de muita animação. As atividades se desenvolvem nas varandas, jardins, espaço de convivência e auditório da Reitoria, no Museu de Arte da UFC, no Departamento de Arquitetura e na própria Av. da Universidade. Ali, o trânsito de veículos é desviado, em frente à Reitoria, criando um grande espaço, onde acontecem várias atrações e onde crianças patinam ou participam de outras brincadeiras. Segue-se a programação do domingo, 12:

Avenida da da Universidade

7h às 13h – Ciclofaixa de Lazer
8h às 12h – Serviços ao cidadão – Cadastros diversos: cartão do idoso e deficiente, Bilhete Único, Sistema de compartilhamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Distribuição de Mudas. Aferição de pressão e teste de glicemia.
08h às 12h – Exposição de bicicletas personalizadas
08h às 12h – Espaço Mercado (economia criativa)

Palco Principal (Avenida da Universidade)

8h às 9h – Aulão de Dança de Salão – Entre Abraços Escola de Dança
9h às 9h30 – Projeto Palco Aberto
9h30 às 10h – Camerata de Violões do IFCE
10h  às 10h30 – Escola de Ballet da UFC
10h30 às 11h – Mostra ICA 2017
11h às 12h – Grupo Palmerê

Jardins da Reitoria

8h às 12h – Feira de Orquídeas
8h às 12h – Brincarmóvel
8h às 12h – Oficina de Artesanato em Nó
8h30min às 12h – Projeto Palco Aberto (Circo)
9h – Intervenções Artísticas – Associação Carne Seca de Arte – Pocket Show Instrumental e Sarau Viva Palavra
9h às 10h – Yoga
9h às 10h – Aulão de Capoeira
9h às 11h – Oficina de Grafite
9h30 às 11h30 – Oficina de Bonecas de Pano
10h às 12h – Aulão de Muay Thai
10h às 12h – Projeto Palco Aberto

Sala de vídeo do Brincarmóvel

9h30 às 9h50 – Contação de História – Associação Carne Seca de Arte
11h às 11h20 – Contação de História – Associação Carne Seca de Arte

Auditório Reitoria

9h30 às 11h30 – Espaço Audiovisual: Cine Debate do Observatório de Políticas Públicas | Exibição de “Defensorxs” (Documentário, 2015, 86′) e debate com realizadores da Nigéria Filmes.

Corredores da Reitoria

8h às 12h – Feira de Antiguidades

Espaço de convivência da Reitoria

9h30 – Visita Orientada à Reitoria da UFC

Sala do Departamento de Arquitetura

8h30 às 10h – Oficina de Quadrinhos

Museu de Arte da UFC (estacionamento)

8h às 12h – Funcionamento da Praça de Alimentação

9h às 12h – Visitação ao MAUC

O projeto Corredor Cultural Benfica tem patrocínio da Enel; é uma realização do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e da Universidade Federal do Ceará; possui apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza (por meio das secretarias de Cultura e de Conservação e Serviços Públicos, além da Coordenadoria de Juventude); é parceiro da Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte), do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), da Casa de José de Alencar, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Rádio Universitária FM, do projeto Brincar Móvel – Brinquedoteca Itinerante, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do projeto Palco Aberto, da Fundação Carne Seca de Arte, da Rede Cuca e do Shopping Benfica; e é organizado pela Maestria Comunicação e Eventos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone
Compartilhe nas redes sociais

1 comentário sobre “ACEO enfeita o Corredor Cultural do Benfica com a beleza das orquídeas

Deixe um comentário