Setembro se encerra com visita o Orquidário Santa Gertrudes

A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) realizou no último sábado, 30 de setembro, a sua reunião mensal, que dessa feita teve como cenário o Orquidário Santa Gertrudes, de propriedade do associado Edmilson Costa. Na visita às instalações do orquidário, os participantes do encontro puderam conhecer, entre outros, o espaço reservado por Edmilson para acolher as orquídeas do Dr. Estanislau Queiroz, um ilustre membro da ACEO, já falecido. No relato que se segue, a presidente da ACEO, Michelle Canário, presta homenagem ao Dr. Estanislau:

O Dr. Estanislau e suas walkerianas

(Por Michelle Canário, presidente da ACEO)

No 7º FestOrquídeas de Fortaleza, em 2013, o Dr. Estanislau entrega diploma de participação a Lou Menezes.

Após um problema de saúde, aconselhado pelo seu médico, o Dr. Estanislau veio morar no Nordeste e escolheu Fortaleza para uma nova etapa na jornada de sua vida.

Tive o prazer de conhecer ele e seu filho Henrique no nosso 3° FestOrquideas, que aconteceu no Dragão do Mar. O médico mineiro ainda se recuperava de uma cirurgia cardíaca. Ele então me pediu que o ajudasse a escolher algumas orquídeas que o Orquidario Flores do Lago tinha disponíveis e que fossem de mais fáceis cultivo nessa sua nova aventura orquidofila.

A primeira escolhida foi uma Cattleya labiata e, para ter flores mais rapidamente, acrescentou alguns híbridos, dando início assim à sua coleção no Nordeste.

Tornamo-nos amigos e, logo que foi possível, ele veio fazer parte do quadro de associados da ACEO. Seu fascínio pelas Walkerianas o incentivou a tentar o cultivo dessa orquídea no Ceará. Apesar de pertencerem ao gênero Cattleya, que geralmente é de fácil cultivo, as walkerianas e nobiliors sempre foram um desafio, até então, para os orquidofilos do Nordeste (hoje, com os melhoramentos genéticos, elas já são mais fáceis de se cultivar).

Exemplar de C. walkeriana de outro grande amante dessa espécie nos quadros da ACEO, o saudoso Batista Demétrio.

Após algumas dificuldades com a umidade, a água e o clima de Fortaleza, o Dr. Estanislau conseguiu ter flores e, principalmente, manter um boa vegetação nas suas walkerianas e isso foi de uma felicidade imensa pra ele.

Certo dia, ele me ligou: “Michelle, estou te ligando porque estou muito feliz. Minhas walkerianas estão finalmente florindo e me lembrei de quando eu olhava no quintal, na minha infância em Minas Gerais, e via as árvores cheias delas floridas, perfumando tudo.”

Hoje, sempre que vejo uma walkeriana em flor, me lembro do Dr. Estanislau e de sua coleção. Ontem, no Orquidário Santa Gertrudes, fiquei muito feliz de ver suas plantas sendo muito bem cuidadas pelo Edmilson, que também era um dos seus amigos queridos.

Obrigada ao Edmilson por proporcionar esse momento.

1 comentário em “Setembro se encerra com visita o Orquidário Santa Gertrudes”

  1. Dr. Estanislau era um ser de luz e um grande incentivador da orquidofila, sempre que nos víamos em nossas conversas ele contava muitos causos e momentos do cultivo de orquídeas ao longo da sua vida.

    Me ensinou como gostava de tutorar suas Walkerianas assim também como reconhecer bons cruzamentos e que antes das flores o vegetal tinha que está bonito também.

    As orquídeas fizeram parte de muitos momentos marcantes na sua vida e foram também um grande alívio no período de recuperação do seu problema de saúde.

    Fez muitos amigos em volta das orquídeas entre eles o também saudoso Sr. Batista que gostava também de Walkeriana e nobilior juntos trocavam dúvidas e experiências sobre o cultivo dessas plantas aqui no Nordeste e compartilhavam a felicidade de vê uma planta tão esperada florar pela primeira vez.
    Saudades desses dois grandes mestres da orquidofilia e da vida!

    Michelle Canário

    Responder

Deixe um comentário