Seminário de Cultivo: Evento de alto nível divulga conhecimentos e reforça o amor pelas orquídeas

Vera Coelho abre o Seminário e expõe seus objetivos

O tema de Italo Gurgel foi "a Cattleya labiata no Ceará".
O Prof. Breno deu uma aula magistral sobre as abelhas.
Rogério Sella mostrou como trabalhar com um laboratório caseiro.
Thomaz Sidrim, com ajuda de Tânia, discorreu sobre irrigação.
O Prof. Christiano fez bela exposição sobre as orquídeas brasileiras.
Michelle Canário ofereceu oficina de cultivo de orquídeas.

As cinco palestras e duas oficinas ministradas no seminário “Cultivo de Orquídeas – Da atividade de lazer à responsabilidade social”, sábado passado, dia 18, atraíram a atenção do público que, ao final, fez comentários os mais positivos sobre essa realização da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO). O evento teve o mérito de atrair as duas principais universidades públicas do Estado – Universidade Federal (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (UECE). Da primeira, vieram dois palestrantes, que desenvolveram temas relacionados às suas pesquisas, cativando pelo poder de comunicação e pela forma didática como os expuseram. O Prof. Breno Magalhães Freitas discorreu sobre “As abelhas na polinização das orquídeas”; o Prof. Christiano Franco Verola inspirou-se no tema “Considerações evolutivas em orquídeas brasileiras”.

Convocados pela presidente Vera Coelho dentro dos próprios quadros da Associação, três membros da Diretoria falaram de questões que conhecem de perto: Italo Gurgel, 1º secretário e estudioso da C. labiata, palestrou sobre “Cattleya labiata no Ceará”; o vice-presidente Thomaz Sidrim, engenheiro civil especializado em sistemas de irrigação, sobre “Irrigação no orquidário”; e o diretor de Eventos, Rogério Sella, que há tempos obtém sucesso na semeadura in vitro, sobre “Propagação de orquídeas: semeadura in vitro – método caseiro”. As duas oficinas de cultivo ficaram a cargo de Michelle Canário e Italo Gurgel.

Na fala de abertura, Vera Coelho ressaltou os objetivos do evento: “Neste Seminário, queremos alargar os horizontes dos nossos companheiros orquidófilos. Foi por isso que pautamos uma série de palestras que, embora inspiradas em temas diversificados, estão conectadas entre si. O que a ACEO deseja é compartilhar informações técnicas que possam capacitar os associados a cuidar cada vez melhor de suas plantas. O êxito no cultivo é essencial para que o orquidófilo se lance com mais entusiasmo no estudo dessas plantas e se torne um defensor mais ardoroso das orquidáceas brasileiras e dos ecossistemas em que elas ocorrem.”

O Seminário aconteceu, durante todo o dia, na Casa de José de Alencar, equipamento cultural pertencente à UFC. No final, em presença da Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará, Profª Lúcia Helena Fonsêca Grangeiro, os participantes receberam Certificado conferido pela UECE. Por sua vez, a ACEO fez entrega do “Diploma de Amigo das Orquídeas” ao empresário Deusmar Queiroz, à Profª Lúcia Helena e ao diretor da Casa de José de Alencar, Prof. João Arruda. Em seguida, realizou-se o lançamento da “Cartilha de cultivo de orquídeas”, publicação que traz noções básicas, destinando-se à distribuição gratuita entre os novos associados. O trabalho foi editado pela UECE e recebeu apoio da Fundação Deusmar Queiroz, entidade vinculada ao Grupo Pague Menos, que esteve representado pelo executivo Vicente de Paulo Pereira.

Para finalizar, uma informação de bastidores: no Seminário, a ACEO inaugurou seu sistema de som, que foi recentemente adquirido, com recursos próprios.

Na entrega dos certificados, a mesa formada por (da esq. para a dir.) Italo, Vera, Vicente, Lúcia Helena e Istvan Major.

1 comentário em “Seminário de Cultivo: Evento de alto nível divulga conhecimentos e reforça o amor pelas orquídeas”

  1. Parabéns, pelo evento.
    Se morasse nessa região participaria de todos, pois, amo orquídeas.
    Elas são as mais belas do planeta realmente,

    Imê

    Responder

Deixe um comentário