Sancionada lei que define a C. granulosa como Flor Símbolo do Rio Grande do Norte

Governadora Fátima Bezerra recebe buquê de orquídeas das mãos de Edison Matos.

A governadora Fátima Bezerra sancionou quinta-veira (16) a Lei 10.508/19, que reconhece a Cattleya granulosa Lindl. como a Flor Símbolo do Rio Grande do Norte. Na ocasião, ela recebeu em seu gabinete o orquidófilo Edison Matos, que levou um exemplar da referida planta e um buquê montado com orquídeas compondo as cores da bandeira do RN.

Aprovada a 25 de abril pela Assembleia Legislativa, a nova Lei – publicada na edição de sexta-feira (17), no Diário Oficial – foi proposta pela Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN) e encaminhada, através da Procuradoria de Patrimônio e de Defesa Ambiental, com apoio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA).

A Lei também institui a Semana Estadual de Conservação, Valorização e Preservação da Orquídea Cattleya granulosa, que deverá ser comemorada, anualmente, na última semana de agosto. Ainda de acordo com a norma, o IDEMA será responsável por fomentar, realizar congressos, seminários, simpósios, palestras, feiras ou outros eventos que abordem temas relacionados à valorização da planta. O órgão terá que divulgar a Flor Símbolo, inclusive, nos seus documentos oficiais.

“A partir do reconhecimento, as pessoas terão outro olhar para essa flor, além de a legislação colocar o Estado dentro da perspectiva da sociedade sustentável”, disse Edison Matos, que representou a SORN no ato da sanção da Lei. A governadora Fátima elogiou a iniciativa da entidade e o cuidado com a preservação do ecossistema. Embora a Catttleya granulosa ocorra em outros Estados, o Rio Grande do Norte é o que reúne as maiores concentrações da orquídea nos ecossistemas costeiros do Brasil.

PALESTRA

Dois membros da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) participaram sexta-feira, 17, da programação da 17ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Memorial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Vera Coelho, ex-presidente da entidade, proferiu palestra sobre o tema “Orquídea: cultura, saúde e lazer”. Logo em seguida, o botânico Edmilson Costa, especialista em produção de orquídeas, ministrou oficina de cultivo.

O evento serviu para divulgar o cultivo de orquídeas, que sempre foi apresentado pela ACEO, como uma atividade ao alcance de todos, constituindo-se em um dos hobbies mais difundidos em todo o planeta. O IFCE revelou grande sensibilidade ao incluir o tema Orquídeas em uma programação relacionada às atividades culturais do Memorial Raimundo César Gadelha.

EXPOSIÇÕES

Em todo o Brasil, diversas exposições movimentam o mundo orquidófilo este mês:

  • Ontem (17) foi aberta a 39ª Exposição Nacional de Orquídeas de Itaúna, Minas Gerais, evento que se prolonga até o dia 19. O endereço é Av. Jove Soares, 885.
  • A 38ª Exposição Nacional de Orquídeas de Piracanjuba, Goiás, tem lugar entre os dias 24 e 26 de maio, no Centro de Convenções – Palácio das Orquídeas.
  • A 34ª Exposição de Orquídeas de Niterói está agendada para os dias 25 e 26 do corrente mês. Nessa mostra, se comemoram os 20 anos da Associação Orquidófila de Niterói (ASSON).

Deixe um comentário