Intensa programação de palestras marcará, a partir de amanhã, o primeiro aniversário do Orquidário Público de Guarulhos/SP. O local fica aberto, diariamente, no maior parque da cidade, o Bosque Maia, na Av. Papa João XXIII. Parte das plantas originais foi resgatada da Serra da Cantareira, mais precisamente, da área afetada pela obra do trecho norte do Rodoanel.
Segue-se a agenda de palestras deste final de semana:
18 de setembro (sexta-feira):
- 9:00h – Debate sobre mudanças climáticas e conservação de orquídeas, com representantes do Instituto Florestal, Fundação Florestal, Prefeitura de Guarulhos e Secretaria do Meio Ambiente
- 10:30h – Palestra: Nomenclatura botânica, mudanças no nome das orquídeas (Palestrante: Erwin Brownke)
- 14:00h – Palestra: Mil Orquídeas Marginais – Projeto de reintrodução da Cattleya loddigesii (Palestrante: Alessandro Marconi)
- 16:00h – Palestra: Desafios e metas em um ano de Orquidário Público (Palestrantes: Representantes da Prefeitura de Guarulhos, Secretaria do Meio Ambiente e Orquidário Público)
19 de setembro (sábado):
- 10:00h – Palestra: Cultivo básico (Palestrante: Geraldo Trisca Neto)
- 14:00h – Palestra: Cultivo básico (Palestrante: Luciano Zandoná)
20 de setembro (domingo):
- 10:00h – Palestra: Paraíso das microorquídeas (Palestrante: Masuji Kayasima)
- 14:00h – Palestra: Orquídeas no apê (Palestrante: Sérgio Oyama)
Todas as palestras serão ministradas no próprio Orquidário. Já o encontro mensal com produtores acontecerá na Tenda Branca do Bosque Maia, entre os dias 18 e 20, das 9:00h às 17:00h.
Em Aracaju, teve início o 4º Festival de Orquídeas, que se prolonga até o próximo dia 30 de setembro, na Rua Zaqueu Brandão, 565, bairro de São José. A promoção é do Orquidário Sergipe. Interessados em obter mais informações podem ligar para (79) 3044.9696 ou 3211.6252.
Na Região Metropolitana do Recife, a 11ª ExpoAldeia acontece entre os dias 17 e 27 de setembro. Nesse período, será possível adquirir não somente orquídeas, mas também bromélias, antúrios e diversos insumos. Paralelamente, serão oferecidas oficinas de cultivo. A exposição será realizada no Clube dos Oficiais da Polícia Militar, na Estrada de Aldeia, km 6, em Camaragibe. Mais informações pelos telefones (81) 98784.1000 / 99511.7777 / 98764.6000, ou pelo e-mail: info@villaldeia.com.br.
O Círculo Americanense de Orquidófilos promove, entre 18 e 20 de setembro, sua 45ª Exposição Nacional de Orquídeas. Atenção para os horários:
A Associação Paraibana de Orquidófilos chega à 30ª edição de sua grande exposição anual. O evento está agendado para os dias 25, 26 e 27 do corrente mês de setembro, no Tambiá Shopping, em João Pessoa. Além da exposição e venda de orquídeas, haverá palestras e oficinas de cultivo. Orquidófilos de vários estados nordestinos já se mobilizam para comparecer.









Em Esmeraldas-MG, a Sociedade Orquidófila local anuncia sua 5ª Exposição de Orquídeas, que vai de 11 a 13 de setembro, na Escola Estadual Visconde de Caeté (Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade). A abertura ao público será às 20:00h da sexta-feira, dia 11. O encerramento acontece no domingo, dia 13, às 18:00h, após entrega das premiações.