
O diretor técnico da Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO, Marcelo Carvalho, participa, no próximo dia 9 de junho, às 14:00h, de evento promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente-SEMA, no Parque do Cocó, em Fortaleza. Ele falará sobre as orquídeas do Ceará, tema sobre o qual tem feito constantes pesquisas de campo, resultando, inclusive, em importantes descobertas. Dentro da mesma programação, também estão previstas palestras de Demitri Túlio e Hugo Fernandes Ferreira, dia 6, sobre “Fauna do Parque Estadual do Cocó”; de Leonardo Borralho, dia 7, sobre “Importância da proteção do rio Cocó”; e de Alexandre Araújo Costa, dia 8, sob o tema “Água e clima”.
Ainda no âmbito do Governo do Estado, haverá atividades realizadas pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente-CONPAM e pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente-SEMACE. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de nossas florestas, estimulando práticas e ações fundamentais para sua preservação. A ideia, segundo Paulo Henrique Lustosa, presidente do CONPAM, é “fazer brotar em toda a sociedade um sentimento coletivo de cuidado com nossos recursos naturais”.
Já a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente-SEUMA, promove a Semana do Meio Ambiente-2016, que vai até 9 de junho. O tema é: “Árvores de Fortaleza – Eu também sou responsável”. Diversos órgãos governamentais, não-governamentais e representantes da iniciativa privada e sociedade civil estão reunidos, convidando a população para participar de ações de educação ambiental, plantios, limpezas, monitoramentos ambientais e passeio ciclístico.

Nos próximos dias 4 e 5 de junho, a cidade de Caruaru, em Pernambuco, será brindada com a 1ª Exposição de Orquídeas e Rosas do Deserto. Os organizadores esperam reunir cerca de 300 vasos de orquídeas de diferentes espécies e mais de 400 de Adenium (a “rosa do deserto”), que ficarão expostos na Praça de Eventos do Polo Caruaru, entre 9:00h e 18:00h. O acesso é gratuito. No local, os visitantes poderão não apenas apreciar as orquídeas, mas também adquirir alguns exemplares. A iniciativa é da Associação Orquidófila de Pernambuco-ASSOPE.
O Orquidário da Universidade Federal do Ceará promove, no próximo sábado, dia 4, duas oficinas sobre “Plantas Condimentares em Vasos”. Ministradas pelo Prof. Roberto Jun Takane, a primeira está marcada para as 8:30h; a segunda, para as 10:00h.
O Instituto Inhotim, de Minas Gerais, inaugura, no próximo dia 5, às 11 horas, o Largo das Orquídeas, o mais novo jardim temático daquele parque, com nada menos de 17 mil plantas da espécie Cattleya walkeriana, doadas pela Orchid Brazil, fornecedora oficial de orquídeas do Parque.
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realiza, entre os dias 1º e 3 de maio, sua 11ª Exposição de Orquídeas e Bromélias. O evento acontece no prédio central do campus universitário, na BR-465, quilômetro 7, em Seropédica-RJ. Durante os três dias, serão oferecidos minicursos e oficinas de cultivo. Interessados em participar podem inscrever-se pelo endereço:
Prossegue no Recife, até o próximo domingo, dia 22, a 1ª Exposição de Orquídeas do Parque Estadual de Dois Irmãos. Os visitantes encontram ali não somente orquídeas, mas também bonsais, cactos, suculentas e outras plantas ornamentais. Durante o evento, serão oferecidas palestras e mini-cursos.