AAssociação Cearense de Orquidófilos fez um balanço do que foi o 4º FestOrquídeas de Fortaleza, realizado entre 12 e 14 de novembro de 2010. Quem expôs, quem participou da recepção aos visitantes, quais foram as plantas premiadas, quais as atrações paralelas do evento… Tudo está registrado nesta apresentação, preparada pela Assessoria de Comunicação da ACEO.
Exposição da APO em 2010 (Foto: Vera Coelho - Blog Terra da Luz)
A Associação Paraibana de Orquidófilos (APO) elege nova Diretoria, que recebe a missão de conduzir a entidade no biênio 2011/2012. Maria da Conceição Soares segue na Presidência, tendo Toshio Adachi como Vice-Presidente.
Para os demais cargos, foram escolhidos: Maria Pastora Carneiro Feitosa (Secretária), Margarida Job de Souza (2ª Secretária), Eridan Virgínio Camara (Tesoureiro), Aliete Lins de Azevedo (2º Tesoureiro), Zoraide Soares de Sousa (Diretora de Eventos), Hugo Leite de Albuquerque (Diretor Técnico), Adriano José Onofre de Araújo (Bibliotecário), Ricardo José da Silva (Diretor de Patrimônio) e Maria José Queiroz de Melo Padilha (Editora).
A APO, que este ano completou 25 anos de sua fundação, comemorou a efeméride com uma grande exposição realizada, em setembro, no Tambiá Shopping, em João Pessoa. Parceira da Associação Cearense de Orquidófilos, a APO tem prestigiado as exposições da ACEO, registrando-se a participação de seus associados nas últimas edições do FestOrquídeas.
Em presença da reportagem da TV Verdes Mares, representantes da ACEO fizeram a entrega dos alimentos.
O propósito era atrair o público idoso para o 4º FestOrquídeas de Fortaleza. Ao mesmo tempo, procurou-se sensibilizar as pessoas para uma causa social. Assim, durante todas as oficinas ministradas durante a exposição, sugeriu-se aos participantes a doação de alimentos. O material arrecadado foi entregue, esta semana, ao Lar Torres de Melo, que abriga idosos oriundos de famílias carentes.
A entrega foi feita pela vice-presidente da Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO, Vera Coelho, que estava acompanhada da diretora de eventos, Juliana Coelho, e da 1ª secretária, Teresinha Gomes. Presente, também, o jornalista Luiz Esteves, reporter da TV Verdes Mares. Recebida pela assistente social Laís, a comitiva da ACEO percorreu a instituição e conversou com vários dos internos ali abrigados. Conheceu o ateliê de trabalhos artesanais, onde as habilidosas moradoras da casa mostraram seus trabalho, assim como a farmácia viva, que fornece ervas para os chás e onde são produzidos xaropes e lambedôs com plantas medicinais.
À sombra do Dragão do Mar, os jovens se encontram... e paqueram.Espaços variados abrigam a arte e a cultura. Aqui, o Planetário.Rico conjunto arquitetônico emoldura o Dragão. À noite o local se transforma em um dos "points" mais animados da cidade.
O FestOrquídeas, que este ano teve sua quarta edição, realiza-se no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. Belo e gigantesco complexo de edificações, mantido pelo Governo do Estado, o Dragão se constitui em um dos mais importantes espaços culturais do País.
São 30 mil metros quadrados de área, para se vivenciar a arte e a cultura, com atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Espaço Unibanco, o Anfiteatro Sérgio Mota, o Auditório e o Planetário.
A proposta desses equipamentos é manter uma programação artístico-cultural sempre diversificada, inovadora e de alta qualidade. Democratizado, o Dragão do Mar possibilita à população de baixa renda acesso aos bens simbólicos ofertados. Assim é que alunos das escolas públicas e moradores de comunidades carentes visitam gratuitamente o Memorial, o Museu e o Planetário, desde que agendem previamente. Aos domingos a visitação ao Memorial e ao Museu é gratuita para toda população. Por sua vez, a maioria dos eventos musicais é aberta ao público. Quando não, são cobrados preços simbólicos.
Em todas as edições do FestOrquídeas, o acesso à exposição e a participação nas palestras e oficinas foram inteiramente grátis. Em algumas ocasiões, a ACEO sugeriu a doação de alimentos, que repassou a instituições de caridade.
Uma grande exposição como o FestOrquídeas, com cerca de 10 mil visitantes em três dias, deixa um legado de belas imagens que traduzem a dimensão do evento. Segue-se uma seleção de fotos:
Na bancada das labiatas, uma mensagem da ACEO alertava para a necessidade de se proteger uma das mais belas orquídeas brasileiras.As orquídeas fizeram a festa dos fotógrafos. Um clube de fotógrafos amadores fez questão de visitar a mostra.No Ateliê das Artes, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a ACEO criou um belo cenário para a exposição.A ACEO valeu-se de algumas estratégias para arrecadar recursos: havia muitas contas a pagar.No orquidário comercial convidado (Flores do Lago, de Minas Gerais), variada oferta de flores.Com zelo e dedicação, membros da ACEO cuidaram das plantas, enquanto davam a melhor acolhida aos visitantes.O troféu que distinguiu os primeiros lugares, a "Labiata de Ouro", foi distribuído em cinco categorias.Em um estande especial, foi lançado o livro "Cultivo moderno de orquídeas - Cattleya e seus híbridos". Um dos co-autores é o Prof. Roberto Takane, membro da ACEO.Nem só de orquídeas se faz o FestOrquídeas. Também o adenium teve lugar de destaque na exposição.A boneca "Aceolinda" exibiu diversos produtos da grife ACEO: boné, camisa, avental, bolsa, caneta e mousepad.
Orgulhoso, Edmilson exibe o troféu e a flor campeã.Blc. Chunyeah '#17"
Uma vistosa Brassolaeliocattleya – a Blc. Chunyeah ‘#17’ – recebeu 20% dos votos emitidos pelos visitantes do 4º FestOrquídeas de Fortaleza, conquistando o Prêmio Gerardo Carvalho. Seu cultivador, Edmilson Costa, sagrou-se o grande campeão da exposição, arrebatando nada menos de três “Labiatas de Ouro”, o valioso troféu outorgado pela Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO). Não por acaso, Edmilson foi também o associado com maior número de vasos expostos, num total de 32. Anteriormente, ele já havia sido distinguido com os troféus destinados ao primeiro lugar nas categorias “Melhor Cattleya labiata” e “Melhor Híbrido”.
O resultado da votação popular foi anunciado domingo, dia 14, a poucas horas do encerramento do FestOrquídeas. Diante da beleza das flores, os visitantes se dividiram. Cinquenta e sete orquídeas foram votadas, mas a Blc. Chunyeah ficou bem à frente de todas as demais, destacando-se na preferência do grande público. O Prêmio Gerardo Carvalho, cujo nome homenageia um dos pioneiros da orquidofilia no Ceará, contempla apenas o primeiro colocado.
Uma série de oficinas, realizadas durante o 4º FestOrquídeas de Fortaleza, movimentou a grande festa anual dos amantes das orquídeas no Ceará. Foram quatro oficinas de cultivo de orquídeas, ministradas por Marco Aurélio, Juliana Coelho e Waldir Leite, da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), e por Gerson Paiva, do Círculo Potiguar de Orquidófilos (CPO). Além dessas, aconteceram as oficinas de produção de artefatos de arame, a cargo de Francisco Furtado Filho, da Sociedade Orquidófila de Belo Horizonte (SOBH); tutoramento de orquídeas, oferecida por Agnaldo José do Nascimento, do Orquidário Flores do Lago; semeadura, cultivo e poda de adenium, ministrada por Vera Coelho e Juliana Coelho; e utilização de adenium no paisagismo, com Júlio César de Sousa.
A participação nas oficinas – todas elas reunindo um público numeroso e atento – era gratuita, mas a ACEO sugeria a doação de alimentos não perecíveis. O material recolhido será repassado ao Lar Torres de Melo, que abriga idosos em Fortaleza.
Seguem-se imagens das oficinas:
Cultivo de Orquídeas com Marco Aurélio (ACEO)Cultivo de Orquídeas com Gerson Paiva (CPO)Cultivo de Orquídeas com Juliana Coelho (ACEO)Cultivo de Orquídeas com Waldir Lima Leite (ACEO)Acessórios de arame com Francisco Furtado Filho, Shyko (SOBH)Tutoramento de orquídeas com Agnaldo Nascimento (Flores do Lago)Cultivo de Adenium com Vera e Juliana Coelho (ACEO)Adenium no Paisagismo com Júlio César (ACEO)