Orquídeas: quem ama, fotografa (01)

13) Blc. C+®sar Porto, 07 (ID) 200912) Bulbophyllum (Cirrhopetalum) fascinator 'Coraz+¦n', 02 (ID) 201216) Cattleya percivaliana 'Carla Porto' (05) + (06), 03 (ID) 200918) Blc. Chinese Beauty 'Huei-Chu', 03 (ID) 200919) Blc. Chunyeah '#17' AM.AOS, 10 (ID) 200822) Phalaenopsis (Dtps.) Ever-Spring Prince 'Black', 01 (ID) 200824) Cattleya labiata tipo 'Estrela de Pernambuco', 05 (ID) 200854) Cycnodes Wine Delight 'Jem' FCC.AOS, 15 (ID) 200949) Cycnoches Jean E. Monnier, 12 (ID) 2009Phalaenopsis (Dtps.) Minho Princess 'Watercolor Artist' HCC.AOS - Keller 02Não é necessário ser fotógrafo profissional, nem possuir equipamento fotográfico sofisticado. Basta atentar para algumas noções básicas e você também será capaz de produzir belas fotos de orquídeas. Afinal, o “modelo” ajuda, com a beleza e variedade de suas cores e formas.

Uma vez que as orquídeas têm vida efêmera, é interesse nosso, como orquidófilos, perenizar sua imagem através da fotografia. Surge, daí, um rico material para enviarmos aos amigos, usarmos como wallpaper e ilustrarmos nossas páginas nas redes sociais.

Que cuidados devemos adotar na hora do “click”? Seguem-se alguns conselhos dados por orquidófilos experientes:

  • Fotografe as flores logo que elas desabrochem plenamente.
  • Evite a iluminação direta, seja do sol ou do flash. Dê preferência à luz filtrada. Dentro de casa, use um anteparo; no jardim, aproveite os dias nublados ou os momentos em que o sol estiver entre nuvens.
  • Evite deixar a flor muito próxima ao fundo, para que ela não projete sombra, caso haja luz de frente.
  • Nas fotos ao ar livre, dê preferência à parte da manhã, quando a luz é mais suave. Busque, por exemplo, um cenário de folhagens ou algo que não introduza muitas cores e formas que possam “brigar” com as formas e cores das orquídeas.
  • Nas fotos em ambiente interno, crie um fundo preto para valorizar as cores, usando para isso um material não brilhoso.
  • Proteja a planta do vento, pois o movimento prejudica o foco.
  • Posicione a lente da máquina de modo a realçar as boas características da flor, lembrando que, no caso do fotógrafo amador – a quem se destina esta mensagem – o objetivo é ressaltar a beleza das orquídeas, não havendo pretensões de transmitir conhecimentos botânicos.

Isto é o começo. Com a prática, você irá pouco a pouco aprimorando sua técnica e obtendo fotografias cada vez melhores. Tão boas quanto as que ilustram essa postagem. São fotos de autoria do orquidófilo e paisagista carioca Carlos Keller, que obtém excelentes resultados utilizando equipamento simples. Uma amostra ampliada das flores do Keller está disponível no Youtube. Veja o espetáculo que ele nos proporciona, acessando: https://www.youtube.com/watch?v=ctPf13Efr4A&feature=youtu.be

(Esta é a primeira postagem da série Orquídeas: quem ama, fotografa. Em breve daremos sequência ao tema, convidando os internautas para participarem enviando suas fotos. Aguarde instruções sobre como participar.)

4 comentários em “Orquídeas: quem ama, fotografa (01)”

  1. Maria Rita minha amiga, que tal um desfile se suas lindas orquídeas? Teremos o maior prazer em transmitir este espetáculo para todos os associados e visitantes de nosso site. Eu já estou selecionando as minha. Vamos participar?

    Abraços,
    Vera Coelho

    Responder
  2. Gostei muito dessa postagem. Eu nao sou fotografo mas aprendi a fotografar vendo boas imagens e procurei imitar. Minha câmera nao é de alta resolução (16 mp) nem a do celular, mas as dicas dadas acima foi exatamente o que me ajudou no “click” perfeito.

    Ps: Também quero participar Vera. 😉

    Responder

Deixe um comentário