Orquídeas nos jardins do Palácio da Abolição

Orquídeas no Palácio
Dentro de algum tempo, flores como esta vão enfeitar os jardins do palácio.

O Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado do Ceará, foi reinaugurado sexta-feira, dia 25 de março, pelo Governador Cid Gomes, após passar por rigoroso trabalho de restauração em todas as suas dependências. Inaugurado a 4 de julho de 1970, o Palácio serviu aos governadores cearenses até 1986, quando a sede do Executivo estadual foi transferida para o bairro do Cambeba.

O conjunto arquitetônico, concebido pelo arquiteto Sérgio Bernardes, está situado no bairro da Aldeota e é um dos cartões postais de Fortaleza. Para valorizá-lo, o paisagista Fernando Chacel (recentemente falecido) criou um jardim de grande beleza, onde predominam as espécies da região. Agora, ao ser restaurado o Palácio, os responsáveis pelo paisagismo – fiéis ao projeto de Chacel – fixaram 60 touceiras de Cattleya labiata nos cajueiros que cercam as edificações.

Assim, a mais bela e conhecida orquídea cearense chega ao centro do Poder. Espera-se que, em seu habitat, nas serras úmidas, onde se tornou espécie em extinção, ela venha a ser respeitada, acabando-se com a coleta criminosa e a derrubada da mata que lhe dá abrigo.

Touceiras de Cattleya labiata
As touceiras de Cattleya labiata...
Touceiras de Cattleya labiata 2
...foram fixadas nos cajueiros.
Palácio da Abolição
O Palácio da Abolição é representativo da moderna arquitetura brasileira.
Palácio da Abolição
O belo conjunto arquitetônico está no bairro da Aldeota, em Fortaleza.

5 comentários em “Orquídeas nos jardins do Palácio da Abolição”

  1. Qaunta beleza, nossa orquidea onde deveria estar e sendo valorizada.
    Quem sabe ela um dia possa ser simbolo de nossa cidade.
    Vou já já visitar mais um belo lugar da minha Fortaleza.

    Responder
  2. Nosso governador Cid Gomes mostrou que tem bom gosto na escolha de nossas belezas cearenses, as orquídeas, particularmente a Cattleya labiata, Rainha do Nordeste. Não é a toa que o Governo do Estado apoia todos os anos o FestOrquídeas, o maior evento da Orquidofilia no estado do Ceará.

    Responder
  3. Miuto boa essa iniciativa de enfeitar os jardins do palacio com essa planta encantadora sou apaixonada por flores e natureza mas minha paixão particular são as orquidaceas.

    Responder
  4. Iniciei no ano de 2008, minha plantação de orquídeas. Estou muito feliz, pois acho uma das plantas mais lindas de se cultivar. Já tenho plantadas mais de 35 kindas plantas, Quero continuar cultivando. Pesquiso direto as espécies e desejo sempre receber informações como estas deste site. Muito Obrigada!

    Responder
  5. Vera Coelho e demais pessoas que fazem a ACEO

    Vamos louvar sim a atitude do governador Cid Gomes em apoiar os eventos da ACEO e no resgate das labiatas que agora enfeitam os jardins do Palácio da Abolição mas….. sem esquecer que foram vocês que deram visibilidade, que chanaram a atenção para a existencia das labiatas, tão nordestinas e belas quanto todos nós, seja nas exposições seja nos demais eventos que a ACEO vem promovendo. Portanto, o crédito é também de vocês que a cada ano ganha mais credibilidade e respeito de todos nós orquidófilos.

    Responder

Deixe um comentário