Orquídeas Nativas da Amazônia Brasileira, uma obra de referência

Orquídeas nativas da Amazônia Brasileira
O livro revela a riqueza da flora orquidológica nativa da Amazônia.

A primeira edição saiu em 1994. No ano passado (2010), o Museu Paraense Emílio Goeldi, de Belém/PA, reeditou  Orquídeas Nativas da Amazônia Brasileira, livro de autoria de Manoela Ferreira Fernandes da Silva e João Batista Fernandes da Silva. A obra mostra a exuberância da flora orquidológica daquela região, apresentada não apenas pela beleza ornamental das espécies, mas também pelas ricas informações sobre habitats e outras especificidades das plantas. Agrega, ainda, uma listagem de nomes científicos e outros dados dos estudos realizados pelos autores.

O trabalho cataloga mais de 134 gêneros e 709 espécies de orquídeas. Em sua apresentação, o Diretor do Museu Goeldi destaca:

Pelas atualizações e incorporação de espécies novas para a ciência, o livro converte-se em referência para estudos botânicos, para orquidófilos, paisagistas e colecionadores, como também para os não cientistas interessados em conhecer a beleza dessas flores, que encantam a humanidade desde tempos remotos, por sua beleza e perfume…

Os autores

A Profª Manuela Ferreira é engenheira agrônoma, mestre e doutora em Botânica pelo INPA-Universidade do Amazonas, com pós-doutorado no Royal Botanic Gardens, Kew (Inglaterra). Aposentou-se como Pesquisadora Titular do CNPq-Museu Emílio Goeldi. João Batista é cientista autodidata, botânico, naturalista, especializado na família Orchidaceae e grande conhecedor da flora amazônica. Participou de inventários, salvamento de orquídeas e implantação de orquidários nas áreas de exploração mineral e de construção de usinas hidrelétricas na Amazônia.

A Associação Cearense de Orquidófilos – ACEO indica a leitura de  Orquídeas Nativas da Amazônia Brasileira, mas informa que não comercializa livros. No caso da obra aqui apresentada, informações sobre sua aquisição podem ser obtidas diretamente no Museu Emílio Goeldi (Livraria Ernest Lohse – E-mail: livraria@museu-geldi.br – Fone: (91) 3182.3228). Lembramos igualmente que a livraria virtual FinaOrquídea (http://www.finaorquidea.com/framefina.htm) possui um grande estoque de livros voltados para o universo das orquídeas. Contatos podem ser feitos através dos endereços: contato@finaorquidea.com e livros@finaorquidea.com.

4 comentários em “Orquídeas Nativas da Amazônia Brasileira, uma obra de referência”

  1. Este livro é uma verdadeira obra prima, com vastas informacões das orquidaceas do Norte, principalmente da região amazônica, berço de inúmeras orquídeas, quem sabe ainda a serem descobertas.
    Reune fotos de grandes fotógrafos, como Jorge Macêdo e Sérgio Queiroz, este meu amigo de Belém.
    Abraços

    Responder
  2. Olha,no meu dia a dia recebo orquideas dos pacientes.sim elas vêm em estado deplorável,mas o pior é quando sabemos da realidade.os nativos não gostam de orquideas e bromé lias,as chamam de parasitas.e aí como fica???não aceito pq vou estimular a venda ,ou deixo ir para o fogo e se perde o exemplar que mais tarde vai outra vez por ano floresta,????

    Responder

Deixe um comentário