Orquídeas de agosto no Ceará

 laelia-purpurata-carnea-02.JPG  catasetum-macrocarpum-02.jpg 

No alto, Laelia purpurata carnea e Catasetum macrocarpum. Abaixo, Rodriguezia venusta e Oncidium cebolleta.

rodriguezia-venusta-03.jpg  oncidium-cebolleta-02.JPG 

Foram as seguintes as orquídeas (somente espécies) que floriram no mês de agosto, no Ceará, de acordo com anotações de alguns membros da ACEO: 

Arundina bambusifolia, Catasetum discolor, Catasetum macrocarpum, Cattleya harrisoniae, Cattleya intermedia, Cattleya labiata, Cattleya lueddemanniana, Cyrtopodium saintlegerianum, Dendrobium anosmum, Dendrobium pierardii, Epidendrum ciliare, Ionopsis utricularoides, Laelia lundii, Laelia purpurata, Maxillaria rufescens, Miltonia clowesii, Oncidium flexuosum, Oncidium barbatum, Oncidium cebolleta, Pleurothallis cearensis, Plystachia concreta, Rodriguezia venusta, Trichocentrum cornucopium.

11 comentários em “Orquídeas de agosto no Ceará”

  1. doro as orquídeas, porém, nunca ousei cultivar,por não ter tempo…no entanto tenho tido um desejo enorme de ter algumas para cuidar.uma amiga me deu algumas mudas(bulbos com cortes e duas folhas cada uma) ,plantei em placas de xaxim,mas não vejo progressos….pesquisando encontrei este site… e me surpreendi de ser da “terrinha amada” .Peço ajuda para as mudas, e dicas de como saber comprá-las e apreciá-las melhor.Agora na cidade que moro(Macaé-RJ) está acontecendo uma Feira de plantas ornamentais e queria saber como comprar as orquídeas…. Dicas…
    Micheline Queiroz

    Responder
  2. Micheline,

    Veja as “Dicas de cultivo” que aparecem em nosso site – o link está na primeira página, à direita. Ali se colocam alguns aconselhamentos básico. É só para iniciar. Depois, aos poucos, com mais leituras e pesquisas, você irá aprimorando seus conhecimentos e aprendendo a tratar cada vez melhor de suas plantas.
    Nas primeiras compras de orquídeas, procure aquelas que são adaptadas à sua região. Dê preferência às Cattleya, Phalaenopsis, Dendrobium phalaenopsis, Vanda, Renanthera e Oncidium, por exemplo. Me parece que, para Macaé, seja uma “boa pedida” inicial.
    No mais, se você puder se aproximar de uma associação de orquidófilos, com certeza vai encontrar pessoas que adoram repartir conhecimentos e experiência no trato com as orquídeas.

    Italo Gurgel

    Responder
  3. Olá,sou apaixonada por orquideas e cultivo algumas,mas gosto muito das tipo. gostaria de obter muda da RODRIGUEZIA VENUSTA como posso conseguir?Moro em região de praia é muito quente,Rio das Ostras… Eu morava em região fria e montanhosa acho que minhas orquideas agora que estão se adaptando pq faz 1 ano aqui e perdi essa especie…Desde já muito obrigada ANGELA

    Responder
  4. Ola adorei as fotos de orquidea e éssa foi a que mas me chamou a atençao sera que teria como vc me mandar como plantar orquideas pelo email..agradeço muito se fazer esse favor para mim…..

    OBRIGADO

    Responder
  5. Faz algum tempo que cultivo com muita dificuldades algumas orquideas cattleyas vindas de São Paulo e do Rio de Janeiro. No Ceará não conheço orquidários especializados. Se houver algum me indique para troca de experiência e aquisição de algumas mudas.

    Responder
  6. gostaria de saber como cultivar rodriguesia venusta ela pode pegar sol pela manha e pouco a tarde,devo regar todos os dias, ela fica na varanda do ap. ventilado e sol depois das tres horas filtrado pelo vidro da varanda.abraços

    Responder
  7. gente alguem sabe ao certoo como cultivar orquideas e quais sao elas em moringa, nao sei se fiz certo coloquei agua dentro e tampei amarrei com cordao algumas mudas de denphal e muda de catleia coloquei umas fibra de côco nao sei se devo molhar jah que a muringa tem agua dentro por favor se alguem souber me responda nao quero perder minhas mudinhas.

    Responder

Deixe um comentário