Orquidário do IBAMA ameaça desabar e visitação é suspensa

Com uma bela e moderna estrutura, o Orquidário abriga importante coleção.
Com uma ampla e moderna estrutura, o Orquidário abriga importante coleção.

Estão suspensas as visitas ao Orquidário Nacional, que fica na sede do IBAMA, em Brasília. Referência mundial e locus de importantes estudos sobre a flora orquidácea brasileira, o equipamento foi fechado em razão do risco de desabamento. O problema foi relatado, em sua edição desta terça-feira (4), pelo jornal “Correio Braziliense”, assim como pelo telejornal “Bom Dia Brasil”, da TV Globo. O IBAMA alegou falta de recursos e de um bom projeto. Informou que a licitação para as obras foi aberta, mas não há previsão para a retomada das visitas.

A situação do Orquidário é extremamente preocupante, o que tornaria oportuna uma mobilização dos amantes das orquídeas de todo o País no sentido de pressionarem as autoridades – em especial, através da imprensa e das mídias sociais – a fim de que providenciem, com a necessária urgência, as obras de recuperação das instalações. A estrutura é de madeira e está quase toda comprometida.

O Grammatophyllum speciosum forma bela touceira no meio de pequeno lago.
O Grammatophyllum speciosum forma uma bela touceira no meio de pequeno lago.

O Orquidário serve de base para o projeto Orquídeas do Brasil, conduzido pela engenheira florestal Lou Menezes, e que já resultou na publicação de cerca de 10 livros. Ali são cultivadas 4 mil espécies de orquídeas, incluindo brasileiras e estrangeiras. Dentre elas, está o Grammatophyllum speciosum, cuja planta é considerada a maior do mundo das orquidáceas. O exemplar, trazido da Malásia, recebeu tratamento especial, a fim de se adaptar às diferenças climáticas, e já floresceu.

5 comentários em “Orquidário do IBAMA ameaça desabar e visitação é suspensa”

  1. È lamentável o descaso com o patrimônio do Serviço Público. O orquidário do IBAMA, que Lou Menezes administra com competência e sabedoria, abriga uma riqueza inestimável de espécies de orquídeas, a exemplo do Grammathophyllum speciosum, considerada a maior orquídea do mundo. O trabalho da Engenheira Florestal se encontra tão ameaçado, quanto a estrutura do orquidário. Apelamos para o bom do Governo Federal no sentido de apoiar esta causa.
    Vera Coelho
    Presidente da ACEO

    Responder
  2. Num país em que se apreende plantas por colheita indevida, cultivo indevido, e muitas vezes sem muita razão, onde os orquidófilos tentam preservar as espécies. O governo se preocupa com os pequenos produtores e colecionadores, mas se esquece que o desmatamento está aí, que o próprio governo no programa Luz para todos, destruiu muitas plantas. O reconhecimento de quem realmente quer trabalhar a favor da preservação é pouco, o orquidário não é nenhum estádio mas com toda certeza seria um ponto turístico.

    Responder
  3. Enquanto isso gasta-se milhões e milhões com iluminação artificial para se manter os gramados dos estádios (futuros Elefantes Brancos) em condições de jogo para a Copa. Fruto de descaso, de projetos incoerentes com a realidade atual, que não permitem entrada de luz natural para a germinaçao e crescimento da grama. Milhões e milhões serão gastos com iluminação artificial nos estádios, enquanto o Orquidário Nacional agoniza, pedindo socorro….

    Responder
  4. Gente, vamos a luta, cobraremos do Governo Federal, a Presidente Dilma uma solução para o caso. É hora das Associações Orquidófilas do país se unirem nesta causa.

    Responder

Deixe um comentário