Número de associados cresce 55% em um ano

reuniao-julho-01.jpg

Em 2006, quando a ACEO iniciou seu novo ciclo, eram poucos associados. E poucas flores. Em excesso, a vontade de crescer.

O quadro de associados da ACEO chegou à marca dos 65 membros fundadores e efetivos (28 mulheres + 37 homens). O número é expressivo e revela um crescimento de 55% com relação a fevereiro do ano passado.

O presidente da entidade, jornalista Italo Gurgel, comenta essa conquista: “Embora seja alentador, para nós, vermos a ACEO avançando, agregando novos sócios a cada reunião, o crescimento numérico não é nosso principal objetivo. O que perseguimos de fato é o crescimento qualitativo. É permitir que os nossos companheiros aprofundem seus conhecimentos, aprimorem suas técnicas de cultivo e levem, para as exposições, plantas de uma qualidade cada vez melhor”. Também é interesse da Associação contribuir para a preservação das espécies nativas do Ceará e do Nordeste e, neste sentido, importantes alianças estão sendo construídas.

A ACEO considera que, em grande parte, a atração de novos sócios se deve à realização de exposições, reuniões regulares e outros eventos, que despertam nas pessoas o interesse pela orquidofilia e as levam a buscar a Associação para se familiarizarem com o manejo das plantas.

Nem todos os 65 sócios têm tido presença constante. Sua participação flutua de acordo com a disponibilidade de tempo de cada um – o que é compreensível. Mas existe um núcleo fiel e participativo, que não mede esforços para fazer com que a ACEO seja uma entidade atuante e cumpra todas as suas missões.

Como em outras associações ordidófilas, o contingente realça pela heterogeneidade, sendo, no entanto, motivo de satisfação para todos os membros ver chegar um bom número de jovens. É indicativo seguro de longevidade para a ACEO e de que sua mensagem – que destaca a orquidofilia como uma prática universal, das mais salutares, e com uma forte intercessão com o movimento ecológico – tem atingido aquele segmento que traz sangue novo para a entidade, o que geralmente se traduz em mais entusiasmo e dedicação.

Lembrete: aqueles que assinam o “Orquidófilos ponto com” e que recebem regularmente nossas mensagens por e-mail podem, a cada ocasião, acessar novamente o endereço www.orquidofilos.com, onde os textos estão disponíveis em letras mais graúdas.

5 comentários em “Número de associados cresce 55% em um ano”

  1. O crescimento da ACEO se deve a um trabalho intenso que os membros mais abnegados realizam, como eventos, mostras, exposições, encontros informais, cursos, palestras. O introsamento familiar é outro fator importante. O grupo é coeso e amigo. A presença de jovens associados tem sido também outro destaque, o que nos estimula a ver esta associação preservada.
    Novos projetos esta associação tem para os próximos anos, um deles a parceria com a EMBRAPA na semeadura de orquídeas cearense visando povoar as serras. Abraços, Vera Coelho

    Responder
  2. Que mais pessoas interessadas não só em orquídeas, mas em preservar o meio ambiente… venham participar da ACEO. Para que possamos dar aos nossos filhos e netos um mundo legal de se viver.
    A ACEO vem crescendo a cada dia e sou muito orgulhosa de fazer parte desta família.

    Responder
  3. QUERIA PARABELIZÁ-LOS PELO TRABALHO LINDO QUE VOCES VEM FASENDO CONTINUEM UNIDOS, NOS AMANTE DA NATURESA E ADIMIRADORES DE ORQUIDEAS SÓ TEMOS QUE AGRADECER EDISER MUITO OBRIGADA.

    Responder

Deixe um comentário