Nova premiação homenageia o Prof. Pedro Ivo Braga

Um amigo e incentivador da ACEO.

A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) homenageia uma das grandes figuras da orquidofilia e da orquidologia brasileiras, atribuindo seu nome a uma nova premiação. Na quinta edição do FestOrquídeas de Fortaleza, instituiu-se o Troféu de Mérito Botânico Prof. Pedro Ivo Braga. O prêmio será concedido todos os anos, destinando-se àquela planta que, no entendimento da Comissão Julgadora, se destacar como a mais bem cultivada.

Pedro Ivo Braga, falecido em março do corrente ano, era professor titular da Universidade Federal do Amazonas e residia em Manaus. Amava Fortaleza, cidade que visitava com frequência, e “descobriu” a ACEO, tendo-se tornado seu primeiro Sócio Correspondente. Entusiasmado pela Associação, envergava com orgulho sua camisa e passou a divulgá-la por onde andava. Sempre que vinha à Capital cearnse, dava palestras para os orquidófilos locais.

Um dos troféus da exposição levará o nome do Prof. Pedro Ivo.

PERFIL – Pedro Ivo Soares Braga possuía graduação em História Natural pela Universidade Santa Úrsula (1973), Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1976) e Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1982). Tinha experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia – especialista na família Orchidaceae, Biologia Floral, Fitogeografia – Fitossociologia, Conservação Ambiental, Estudos de Impactos Ambientais, Recuperação de áreas degradadas.

Descreveu algumas espécies novas para a ciência, como Pleurothallis kerii; Neolehmannia pabstii; Catasetum kleberianum; Masdevallia osmariniana a qual foi transferida por Garay & Dunsterville para Dryadella. Também descreveu o híbrido natural X Brassacattleya rubyii, híbrido intergenérico entre a Cattleya eldorado e a Brassavola martiana. A Brassocattleya rubyii só tem um indivíduo conhecido e a planta é mantida viva, até hoje, em seu ambiente natural.

3 comentários em “Nova premiação homenageia o Prof. Pedro Ivo Braga”

  1. O Prof. Pedro Ivo foi um ser humano esplendido,pessoa simples e de um carisma fora do comum.
    Nâo se negava a dividir seu conhecimento com aquele que se mostrava interesado,passei a me coresponder com ele para aprender a melhor forma de cultivar a Cattleya Violacea aqui em Fortaleza.
    E com todo o seu conhecimento compartilhado consegui fazer com que a “RAINHA DA SELVA” como ele descrevia nos email, florecese.
    Infelismente ele já nâo estava mais aqui para pode compartilhar essa alegria comigo.
    Me lembro da primeira reuniâo da ACEO em que ele compareceu,
    naquele dia eu e minha mâe tinhamos levado uma Cattleya Labiata e ele disse que eatava querendo muito uma;pois ainda nâo tinha.
    Nâo pessei duas vezes e lhe dei a Labiata de presente, o que me deixou muito contente em obeserva a alegria em que ele recebeu aquele vaso.
    Essa homenagem é apenas mais uma forma de lhe agradecer nâo só pelo grande orquídofilo que ele foi,por ter vestido a camisa da ACEO mais tambem por ter sido um ser humano maravilhoso.
    ABS.
    Michelle Canário

    Responder
  2. Diante da contribuição e dedicação edificada nos seus feitos a homenagem é uma pequena forma de agradecimento á contribuição deste homem que se dedicou inteiramemte aos estudos da conservação do meio ambiente nos deixando um legado muito importante e que deve ser lembrado sempre não só no momente dessa premiação que leva o seu nome tão merecidamente.
    Parabens ACEO pela iniciativa.

    Responder

Deixe um comentário