No discurso de encerramento, alerta contra um crime ambiental

Ao encerrar oficialmente o 8º FestOrquídeas de Fortaleza, a presidente da ACEO, Vera Coelho, dirigiu agradecimento a todos os que colaboraram para o êxito da exposição. Ela destacou os objetivos do evento, dentre os quais se inclui alertar contra “a ação criminosa de quem vende ou compra orquídeas retiradas da mata”. É o seguinte, na íntegra, o pronunciamento:

“Quero agradecer a todos os que ajudaram a Associação Cearense de Orquidófilos a fazer o 8º FestOrquídeas de Fortaleza.  O nosso propósito era encher de belezas os olhos dos visitantes, atrair mais pessoas para a atividade de cultivo de orquídeas, chamar a atenção para a ação criminosa de quem vende ou compra orquídeas retiradas da mata, e chamar a atenção, também, para o tema da solidariedade. Se não atingimos todas as nossas metas, acho que chegamos perto.

Quero parabenizar os proprietários das plantas premiadas e também os proprietários das plantas não premiadas. Todos entenderam o propósito da festa e todos fizeram um esforço para trazer aqui suas plantas e mostra-las ao grande público que nos visitou nesses três dias de FestOrquídeas. Um agradecimento especial aos que vieram de outros Estados para abrilhantar este evento. A visita dessas pessoas foi muito importante e muito honrosa para nós.

Agradeço a presença de familiares de Gerardo Carvalho e Waldir Lima Leite, que vieram testemunhar o nosso respeito e a nossa gratidão àqueles que nos precederam na Associação Cearense de Orquidófilos. Foram eles que lançaram a semente, foram eles os grandes responsáveis para que tudo isso acontecesse. Por isso, procuramos eternizar seus nomes nos troféus hoje distribuídos.

Espero, por fim, que esta exposição tenha sido mais uma ocasião de nos aproximarmos, de fortalecer nossos laços de amizade, fortalecer o respeito que devemos uns aos outros, fortalecer nosso amor à natureza, fortalecer nossa crença no grande Criador do Universo.”

Deixe um comentário