Mutirão leva associados ao Orquidário de São Gonçalo do Amarante

Durante o mutirão, divisão de tarefas.
Durante o mutirão, divisão de tarefas.
Cuidado especial com cada uma das plantas.
Cuidado especial com cada uma das plantas.
Também as bancadas foram alvo das atenções.
Também as bancadas foram alvo das atenções.
Yan, o caçula da ACEO, encantou-se com as bromélias.
Yan, o caçula da ACEO, encantou-se com as bromélias.
Ao longo de toda a manhã, houve trabalho para todos.
Ao longo de toda a manhã, houve trabalho para todos.
Concluídas as tarefas, hora de posar para a foto oficial.
Concluídas as tarefas, hora de posar para a foto oficial.

A ideia havia sido lançada durante uma das reuniões mensais da Associação Cearense de Orquidófilos – ACEO. Os associados aceitaram o desafio e sábado passado, 24 de abril, realizou-se um mutirão no orquidário do Parque Botânico de São Gonçalo do Amarante, município da Região Metropolitana de Fortaleza, a 50 km da Capital.

O propósito era dar às orquídeas os tratos culturais que se faziam necessários e, sobretudo, identificar um grande número de plantas. Instalado em um belo parque mantido pela Prefeitura de São Gonçalo, aquele é um dos poucos orquidários públicos do Ceará e tem importante papel a desempenhar, divulgando o cultivo de orquídeas no coração de uma região litorânea que passa por rápidas transformações trazidas pelo turismo e pela proximidade de um pólo industrial e portuário. No mesmo local, está instalado um bromeliário, cuja coleção também atrai visitantes e ajuda a reforçar a mensagem de amor à natureza.

Os orquidófilos participaram da empreitada com a disposição de “arregaçar as mangas” e fazer o que precisava ser feito. Alguns deles levaram vasos, substratos diversos, etiquetas e outros apetrechos. A grande maioria dos vasos teve o substrato renovado. Com tesouras de poda (repetidamente esterilizadas), outras pessoas removiam folhas e pseudobulbos mortos. Ao mesmo tempo, era feita a identificação das orquídeas (quando possível) e etiquetagem dos vasos com o nome científico. Para os orquidófilos principiantes que participaram do mutirão, o trabalho revelou-se uma “aula prática” extremamente útil. Paralelamente, se procurou repassar para o Sr. Ivan, que cuida do orquidário, noções necessárias para que as plantas tenham os cuidados devidos.

A missão durou a manhã inteira. Ao meio dia, o grupo se deslocou para um excelente restaurante da região, especializado em pratos regionais, onde o almoço aconteceu em meio ao sorteio de plantas. E o programa não terminou aí. Havia sido combinado que a sobremesa seria servida pela Terezinha Gomes, Secretária da ACEO, que possui uma casa de campo na região. No simpático pouso da Terezinha, onde ela mantém seu bem cuidado orquidário, foi feito o bingo de plantas, enquanto se degustavam doces e sorvetes inesquecíveis.

As fotos que ilustram esta matéria mostram algumas flores que estavam abertas no orquidário – uma Cattleya fobesii, uma Vanda e um Denphal – e cenas variadas do mutirão, com os membros da ACEO partilhando tarefas.

Cattleya forbesii
Cattleya forbesii
Vanda
Vanda
Denphal
Denphal

9 comentários em “Mutirão leva associados ao Orquidário de São Gonçalo do Amarante”

  1. O evento solidário no Oquidário de São Gonçalo do Amarante foi
    exemplo humanitário para o nosso Planeta que precisa da nossa ajuda ,
    do nosso amor e gratidão , pois Deus é muito generoso doando tanta
    beleza, vamos todos nos unir para salvar o nosso PLANETA, só temos a ganhar, se cada qual somar MAIS 1, atingiremos o infinito…

    Responder
  2. Uma manhã extremamente agradável em São Gonçalo do Amarante, terra natal de minha avó paterna.Fui com gosto e disposição cuidar das orquideas deste jardim botânico muito belo e atraente. Foi um trabalho em conjunto com um resultado maravilhoso para todos os membros. Diga-se que ainda ganhei um belo hibrido no sorteio durante o almoço, e quem ganhou no bingo ??? Gostei das fotos, com minha regata vermelha me destaquei hehe. Fica minha sugestão d voltarmos pra o Jardim Botânico para uma manhã de formação e aproveitarmos as belezas do local. E claro irmos pra casa de Dona Terezinha pros doces maravilhosos.

    Responder
  3. O Parque Botânico de São Gonçalo do Amarante é um bonito projeto paissagístico;com direito a laguinho é plantas aquáticas que merece ser vizitado por quem ainda não conhece.O dia realmente foi muito proveitoso; não só por termos feito todo um mutirão em beneficio das orquideas , mas também por mais uma confraternização.A casa de dona Terezinha é muito acochegante,com um orquidário iqualmente aconchegante e funcional.Foi um dia muito gostoso.OBS: Em resposta á pregunta do Emanuel quem ganhou o bingo foi EU e Maria Lúcia que decidimos dividir a orquidea, já que não tinhamos essa em nossa coleção. Abraços

    Responder
  4. O blog da Vera Coelho – http://orquidarioterradaluz.blogspot.com – traz outra bela reportagem sobre o mutirão no orquidário de São Gonçalo do Amarante. E vai além, falando das atividades que se seguiram e que tornaram ainda mais interessante o programa dos membros da ACEO, no sábado passado. A iniciativa foi, de fato, muito oportuna e se identificou perfeitamente com o espírito da orquidofilia, que inclui o companheirismo e o desprendimento, assim como o amor à natureza.

    Responder
  5. Vera
    Parabéns a ACEO pela iniciativa de investir no Jardim Botânicio de São Gonçalo do Amarante. Estive lá na última 5a feira para iniciarmos um trabalho com espécies arbóreas florestais e vi este trabalho!
    Diva Correia
    Embrapa

    Responder
  6. ciao a tutti
    vi invidiamo per il vs clima tropicale qui a milano il termometro e ‘
    sotto lo zero di 5 gradi e le ns piante soffrono moltissimo

    complimenti per tutte le vs bellissime cattleye
    cordialita’ aldone

    Responder

Deixe um comentário