Membros da ACEO fazem compra coletiva no Santa Bárbara

Rynchostylis retusa do Orquidário Santa Bárbara
Rynchostylis retusa do Orquidário Santa Bárbara
Rynchostylis retusa
Rynchostylis retusa

Neste mês de janeiro, membros da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) se agruparam, mais uma vez, para fazer uma compra coletiva no Orquidário Santa Bárbara, de São Paulo. Desta feita, eles aderiram a uma “compra temática”, com todos os participantes dirigindo suas escolhas para o gênero Rynchostylis.

Na ocasião, estavam disponíveis, no Santa Bárbara – sempre a preços convidativos –, a Rynchostylis gigantea nas variedades Orange, Red, White e Spots, além da Rynchostylis retusa. Um dos associados centralizou as compras e fez um pedido único através do site da empresa, cujo link aparece nesta página (veja ao lado). As plantas, quase todas começando a lançar hastes florais, chegaram a Fortaleza, por via aérea, três dias depois.

As compras coletivas organizadas no âmbito da ACEO são restritas aos membros da Associação. A vantagem é que se partilham os custos do frete, enquanto as plantas enviadas como brinde são sorteadas entre os participantes. Numa outra modalidade, a própria ACEO arca com os custos do frete, ficando com os brindes, que terminam sendo repassados aos associados, através dos sorteios realizados durante as reuniões mensais.

Ao incentivar as compras coletivas em orquidários criteriosos, a ACEO contribui para que as coleções cearenses se enriqueçam com orquídeas de bom padrão técnico, importadas legalmente ou cultivadas em laboratórios brasileiros especializados. Ao mesmo tempo, a Associação desestimula o comércio (criminoso) de plantas retiradas da mata – estas, na maioria das vezes, de má qualidade, péssima aparência e infestadas de pragas e doenças.

(Fotos de Italo Gurgel)

1 comentário em “Membros da ACEO fazem compra coletiva no Santa Bárbara”

  1. Caros Senhores,

    Fiz uma compra no Orquidário Imirim de uma orquídea cuja apresentação informava que a planta teria 6 polegadas (15cm)e com floração em um ano. Recebí uma planta de 4cm e (segundo a Assope) a floração seria de no mínimo 4 anos . Mandei cópia da reclamação para a CEO (nunca recebi resposta). Pergunto: O Orq Santa Bárbara é confiável??? As plantas vem, realmente, no tamanho que aparece no site??

    Responder

Deixe um comentário