Meliponário Parque Escola oferece oficina sobre abelhas sem ferrão

O Meliponário Parque Escola realiza, no próximo dia 15 de fevereiro, a oficina “Práticas de manejo com abelhas sem ferrão”, tendo Joaquim Saldanha como facilitador. A oficina terá lugar no Santuário das Jandaias (Rua 12, nº 351, Tabapuá, Caucaia), entre 8:00h e 12:00h. Foram abertas 25 vagas e, na inscrição, serão cobrados R$ 50,00.

O Projeto Meliponário Parque Escola é uma Parceria Público Privada que atua no Parque Estadual Botânico do Ceará, cuidando do criatório de abelhas nativas sem ferrão e levando educação ambiental para escolas e o público visitante. Promove cursos, nos quais a população do entorno e o público em geral recebem informações sobre o universo das abelhas. Além disso, incentiva o voluntariado, atraindo estudantes de universidades e o público interessado em participar das ações no Parque.

O Meliponário marcou importante presença no 1º FestOrquídeas de Fortaleza, realizado, em novembro passado, pela Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), no Parque do Cocó. Nas apresentações, deixou claro que as abelhas nativas são dóceis, não têm ferrão e realizam uma importante tarefa de polinização, propiciando maior biodiversidade da flora nativa.

A OFICINA – Na oficina do dia 15, Joaquim Saldanha falará das características dos méis das melíponas, discorrerá sobre as melhores práticas de extração de mel e pólen e sobre seu beneficiamento e comercialização. Também abordará o manejo de colônias e o fornecimento de alimentação suplementar às abelhas (como e quando alimentar, que alimentação deve ser oferecida, etc.)

Para contatos com a organização da oficina, ligue: (85) 98630.0235.

Deixe um comentário