Grito de alerta: Cattleya labiata é espécie em extinção

Salvem a Cattleya labiata
Um grito de alerta no FestOrquídeas: Salvem a Cattleya labiata.

A preservação do meio ambiente será, mais uma vez, tema do FestOrquídeas. Em sua quarta edição, a grande exposição anual de orquídeas no Ceará vai enfatizar a questão ambiental, colocando em discussão o tema da derrubada das matas e da coleta de orquídeas em seu ambiente natural.

A Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO sempre alertou seus membros para não adquirirem orquídeas coletadas na natureza, tanto por se tratar de uma prática criminosa quanto por uma questão de consciência ambiental. Além do mais essas plantas costumam ser de má qualidade e trazem para o orquidário doenças e pragas.

A ACEO preocupa-se sobremaneira com o desaparecimento da cobertura vegetal de nossas serras, onde ocorre a Cattleya labiata, hoje considerada espécie em extinção. No 4º FestOrquídeas, um cartaz (foto) vai chamar a atenção para essa situação. Ao mesmo tempo, a venda de “orquídeas do mato” estará terminantemente proibida no cenário do evento, que acontecerá no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, de 12 a 14 de novembro de 2010.

Deixe um comentário