Exposição em Joinville revela todo o poder das flores

Joinville, Santa Catarina… A própria cidade é um jardim. Os canteiros floridos, os gramados verdíssimos que se estendem diante das casas, tudo revela o amor dos joinvillenses pela natureza e o gosto pela jardinagem. É nesse cenário que, entre 11 e 16 de novembro, acontece a 73ª Festa das Flores de Joinville, um espetáculo de beleza rara, que tem como endereço o Complexo Expoville.

A Laelia purpurata está no centro da festa.

A festa começou com o concurso de rainha, seguindo-se dezenas de apresentações culturais, mostra de ikebanas, mercado de plantas, oficinas de cultivo, feira de artesanato, praça gastronômica, mostra de paisagismo, praça de lazer, parque de diversões, shows com grandes astros da música brasileira e muitas outras atrações. Não é por acaso que cerca de 200 mil pessoas eram aguardadas nos cinco dias do evento.

Laelia purpurata

Em diferentes áreas do imenso pavilhão, as amostras de paisagismo revelam-se excelentes panos-de-fundo para as fotos. Mas a grande atração da Festa das Flores são mesmo as orquídeas. Calculava-se em 5 mil as plantas expostas, destacando-se a presença dominante da Laelia purpurata, flor-símbolo de Santa Catarina, que compareceu com todas as suas variedades.

Laelia purpurata.

Segundo João Hellmann, diretor social da AJAO (Agremiação Joinvillense dos Amadores de Orquídeas), a purpurata foi a flor que deu origem à festa, ganhando com isso um significado especial. No total, 32 juízes se dividiram em sete grupos, especializados em diferentes categorias, a fim de apontar as melhores plantas em exposição.

Laelia purpurata.

Independentemente da avaliação técnica, visitantes de todas as idades se extasiavam com a beleza e variedade das flores. Diante delas, idosos e crianças manifestam o mesmo encantamento, externam as mesmas emoções. Ao ver suas expressões, se compreende melhor o slogan da Festa: “As flores têm poder”.

Deixe um comentário