Exposição do Porto, em abril, terá palestra de Carlos Roberto Loiola

Mineiro de Pouso Alegre, Loiola foge ao convencional e, por vezes, emite suas sentenças em versos.

O escritor, juiz e orquidófilo brasileiro Carlos Roberto Loiola é um dos palestrantes convidados para a 10ª Exposição/Venda Internacional de Orquídeas do Porto, agendada para os dias 05, 06 e 07 de abril de 2019, na Exponor, cidade do Porto. Realizado pela Associação Portuguesa de Orquidofilia (APO), o grande evento reunirá 14 expositores nacionais e sete estrangeiros, vindos da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Espanha, Malásia e Peru. Durante dois dias, no local, irão suceder-se palestras com temas relacionados ao cultivo de orquídeas.

A cada ano, a exposição do Porto se consolida como a mais importante mostra orquidófila da Península Ibérica. Uma das novidades, em 2019, será a participação do Bonsai Clube do Porto, da Associação Portuguesa de Plantas Carnívoras e de cultivadores de cactos e suculentas. Também haverá uma exposição de desenhos infanto-juvenis inspirados no tema “Orquídea”.

PALESTRANTE – Carlos Roberto Loiola discorrerá no domingo, dia 7, sobre “Aspectos cromáticos da Cattleya warneri e Cattleya walkeriana”. Ele é juiz de direito em Belo Horizonte e celebrizou-se por emitir sentenças em versos. Como escritor, conquistou o Prêmio Literário Carlos de Oliveira, promovido pelo Município de Catanhede, em Portugal. O concurso é aberto a autores de qualquer dos países que têm o Português como língua oficial.

Loiola foi premiado pelo romance “A estrambótica aventura do senhor Martius von Gloeden – o caçador de orquídeas”. De acordo com o júri, a obra se distingue pela capacidade de efabulação e pelo trabalho com a linguagem, que reproduz, ficcionalmente, o discurso, as superstições e a visão de mundo de um caipira de Minas Gerais, no tempo do Brasil Império.

Deixe um comentário