Doe de Coração – Solidariedade tem espaço entre as orquídeas

Doe de coracao

Doar órgãos é um ato de solidariedade. É também quebrar barreiras do preconceito e amar anonimamente. É dar chance e alegria aos que lutam pelo recomeço de sua vida. Pensando nestes e em vários outros pontos relacionados à doação de órgãos, a Fundação Edson Queiroz lançou, há 10 anos, o movimento “Doe de Coração”, que objetiva fomentar a conscientização pela doação voluntária de órgãos no Ceará. Este ano, a campanha instalou um estande no ambiente do 7º FestOrquídeas de Fortaleza, inserindo o tema da solidariedade e da cidadania na grande festa dos amantes das orquídeas.

“Doe de Coração” sensibiliza a sociedade sobre a temática através de anúncios em veículos de comunicação, distribuição de cartilhas, cartazes e camisas. Há também a mobilização realizada em hospitais públicos e privados, clínicas, escolas, no Sistema Verdes Mares, na Unifor e em outras grandes entidades e instituições.

De acordo com dados da Central de Transplantes do Ceará, em 2003, primeiro ano da campanha, foram realizados 420 transplantes. Em 2012, o total geral foi de 1.269, 849 a mais, em comparação com o ano de 2003. Atualmente, nosso Estado ocupa o 1º lugar nacional em doação efetiva de fígado por milhão da população, o 2º em doação de coração e pâncreas e o 3º na doação de pulmões.

Deixe um comentário