De onde vêm os vasos onde cultivamos nossas orquídeas?

Nas mãos habilidosas do oleiro, rapidamente a argila toma a forma de vaso… um vaso destinado a orquídeas. A cena flagrada na sequência fotográfica se repete, dezenas de vezes por dia, na “Cerâmica Heitor”, onde se abastecem nove entre dez cultivadores de orquídeas cearenses.

Heitor dirige a olaria com muita competência e simpatia. Não há demanda que ele não consiga atender. Sua equipe conhece todos os segredos da argila e elabora qualquer peça que venha a ser concebida pelos que procuram a olaria, instalada no bairro de Messejana (Rua Joselito Parente, 700), em Fortaleza.

Merece aplauso, igualmente, a consciência ambiental que preside o trabalho. Nos fornos da olaria, somente são usadas sobras de madeira da indústria de móveis e galhos de árvores mortas. O cuidado com a sustentabilidade realça o estilo de trabalho de uma pequena empresa que tem, na sua clientela, um grande número de pessoas que amam a natureza e são, naturalmente, sensíveis à questão ambiental.

Para contatos com o Heitor: fone (85) 3229.2522 – E-mail: heitornmendes@gmail.com

Tradicional vaso para orquídeas, com furos laterais e na parte inferior.
Nos fornos da olaria, somente madeira de descarte.
Peças de barro para todos os gostos e finalidades.

14 comentários em “De onde vêm os vasos onde cultivamos nossas orquídeas?”

  1. Compro vasos no Heitor há doze anos. São quatro modelos de vasos para orquídeas, inclusive já desenhei um e ele fez sob encomenda.
    Atende a todos com simpatia e atenção. Seus vasos são bem em conta e resistentes.

    Responder
  2. Mesmo estando tão longe,aprecio o trabalho de oleiro.Nos dias de hj em que a mão de obra destes artistas, muitas vezes tão depreciadas,nas cidades em que a olaria é difícil de ser vista de perto,parabenizo a matéria tão bem feita e postada aqui!!! Deus abençoe as mãos deste homem, que nos ajuda a colocar nossas preciosidades para cultivo! Parabéns Vera por um post tão perfeito em seu Blog!!

    Responder
  3. estou indo a fortaleza proximo dia 10 e gostaria de visitar essa olaria e fazer compras . Cultivo violaceas e tenho dificuldade de encontrar vasos de barro que elas adoram.

    Responder
  4. Meus pais eram clientes do Heitor e hj continuo comprando. Isso há mais de 25 anos. Cerâmica de excelente qualidade e devo ressaltar o profissionalismo e caráter do Heitor. Nota 10 pra mim.

    Responder
  5. Eu faço um trabalho de Decupagem, arte decorativa, um sistema de colagem de papel sobre objetos. Desenvolvi uma técnica, ao longo dos anos, onde não misturo as cores. Apenas uso as cores, desenhos abstrato. Meus papeis são as tintas que transformam os objetos em arte. Praticamente quase todos os meus trabalhos foram feitos em cima de cada peça de cerâmica comprada no Heitor. As peças de cerâmica do Heitor, são extramente bem feitas . Cada uma mais linda do que a outra. Diversas vezes levava desenhos de alguns objetos e lá se reproduziam com a maior perfeição. Na época trabalhava muito com garrafas compridas com relevo diferentes, porta joia(redondo), bule e outros. Fiz algumas exposições (Dragão do Mar e outros) . Até hoje tenho em casa uma belíssima peça que comprei do Heitor. Como também tenho diversas fotos de variadas peças . O Heitor; sempre muito educado, acolhedor e atencioso, gosto muito dele. Devo muito ao sucesso que tive na época com o meu trabalho, ao Heitor.

    Responder

Deixe um comentário