I FestOrquídeas é sucesso de público

festorquideas-2007-01.JPG

Realizou-se, de 16 a 18 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o I FestOrquídeas de Fortaleza. Apresentada como “uma celebração de amor à natureza”, a exposição reuniu, além de cultivadores cearenses, representações de associações orquidófilas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Foi extraordinário o sucesso de público nos três dias do evento, enriquecido por oficinas, palestras e uma exposição de telas inspiradas em orquídeas. Depois de maravilhar-se com as flores na exposição, o público visitante teve a possibilidade de adquirir plantas de alta qualidade no orquidário comercial instalado junto à exposição – o Flores do Lago, de Patos de Minas.

Presenças ilustres

O I FestOrquídeas reuniu figuras muito queridas e respeitadas, que se propuseram partilhar seus conhecimentos, enriquecendo a programação do evento. O Prof. Roberto Jun Takane, da Universidade Estadual do Pará e Faculdade Integral Cantareira (SP), ministrou o curso “Pragas e doenças nas orquídeas”e lançou livro sobre o cultivo de Phalaenopsis. Leonardo Freitas do Valle, José Francisco Vannucchi e Luiz Wilson Lima Verde compuseram a Comissão Julgadora, cumprindo também outras missões durante a exposição. Leonardo, presidente do Núcleo Orquidófilo Castello Branco (SP), conduziu o workshop que, na tarde de sábado, discutiu o papel das associações orquidófilas no Nordeste e, domingo, falou sobre a Cattleya labiata e suas variedades. Vannucchi, vice-presidente do Clube dos Amigos da Orquídea de Vinhedo-Valinhos (SP), expôs as regras de julgamento da American Orchid Society, palestra que aconteceu domingo pela manhã. Por sua vez, Lima Verde, da Universidade Federal do Ceará e diretor técnico-científico da ACEO, representou a “prata da casa” no grupo de juízes. Completou o naipe de personalidades do mundo orquidófilo, atuando no FestOrquídeas, o ex-presidente da ACEO Waldir Lima Leite. Ele ministrou oficina de cultivo de orquídeas.

Todos colaboraram

O I FestOrquídeas de Fortaleza foi uma obra coletiva. Todos os membros da ACEO colaboraram, de uma forma ou de outra, dentro de suas disponibilidades, para que a grande festa dos orquidófilos cearenses acontecesse. Mas, por merecimento, há um pequeno grupo que merece votos de louvor. Trata-se dos membros da Comissão Organizadora, que despendeu dezenas de horas de trabalho (e muitos tanques de combustível) cuidando dos preparativos da exposição. O grupo é integrado por Juliana Coelho (diretora da exposição), Vera Coelho, Marco Aurélio (encarregado da ambientação) e Emília Canário.

Apoios

Foi fundamental, para a realização do FestOrquídeas, a teia de apoiadores que se formou em torno do projeto. São eles (em ordem alfabética): Banco do Nordeste, Cameron Construtora, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Cetrede, Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, MB Engenharia, Móveis Rustic, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Semace e Universidade Federal do Ceará.

2 comentários em “I FestOrquídeas é sucesso de público”

  1. A exposição foi de grande valia para nós que estamos começando agora, tanto o que estava na exposição, como o que estava a venda. com isso pode melhora o horizonte dos amadores.

    Responder
  2. Ricardo,
    Se você mora em Fortaleza ou num município próximo, compareça nossas reuniões mensais na Casa de José de Alencar, no terceiro sábado a partir da 15 h. Trocamos informações, mini cursos e sorteio de orquídeas.
    Vera Coelho

    Responder

Deixe um comentário