“Cartilha de Cultivo de Orquídeas” é roteiro de palestra no HGF

“Cultivo de orquídeas: hobby envolvente e descomplicado”. Com este mote, o professor Italo Gurgel, da Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO, proferiu palestra, terça-feira, dia 17, no Hospital Geral de Fortaleza-HGF.

Italo, que é diretor de Comunicação da ACEO, compareceu ao hospital a convite do Dr. Artur D’Almeida, orquidófilo, presidente da Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa do HGF. Uma participativa plateia, formada por médicos e enfermeiras, ouviu atentamente a explanação, tirou dúvidas e assistiu a uma demonstração de replante de uma Cattleya labiata. No final, a orquídea foi sorteada entre os presentes.

A "Cartilha de Cultivo de Orquídeas" deverá ser relançada, em 2ª edição, ainda este semestre.
A “Cartilha de Cultivo de Orquídeas” deverá ser relançada, em 2ª edição, ainda este semestre.

O professor Italo utilizou como roteiro a “Cartilha de Cultivo de Orquídeas”, trabalho de sua autoria, adotado pela ACEO para distribuição gratuita entre os novos associados. A obra está esgotada, mas a segunda edição já se encontra no prelo. O palestrante expôs, didaticamente, questões técnicas e práticas de cultivo, deixando claro que cuidar de orquídeas é uma saudável atividade de lazer, bem mais simples do que a maioria das pessoas imagina.

O HOSPITAL – A solenidade de posse do novo Diretor Geral, Dr. João Batista Silva, marcou o início das comemorações dos 47 anos do Hospital Geral de Fortaleza. A efeméride é assinalada, também, pela realização da 47ª Reunião Anual do HGF, que tem como tema “O vínculo humanizado e o avanço tecnológico na saúde”.

Criado em 23 de maio de 1969, o Hospital ocupa área de 64 mil metros quadrados (equivalente a 14 campos de futebol), possui 563 leitos e realiza atendimento em 63 especialidades e sub-especialidades. Além de ser um hospital com perfil terciário, atendendo pacientes com patologias de alta complexidade, agrega a importante missão de ensino.

O HGV detém recordes nacionais em transplantes e é a maior Unidade de AVC do país, com 20 leitos e capacidade para atender até 150 pacientes por mês. É referência nas especialidades de Cirurgia Geral, Neurologia, Neurocirurgia, Reumatologia, Nefrologia, Transplante Renal, de Fígado e de Pâncreas, Gineneco-obstetrícia, Traumato-ortopedia e Oftalmologia, entre outras.

 

Deixe um comentário