Novembro traz o 5º FestOrquídeas: ACEO divulga Regulamento

Cartaz do 5º FestOrquídeas

A Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO realiza, este mês, o 5º FestOrquídeas de Fortaleza. O evento, que nos anos anteriores levou milhares de visitantes ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, está marcado para os dias 18, 19 e 20, com a abertura anunciada para as 16h da sexta-feira, dia 18.

Aqui, a ACEO divulga o Regulamento da exposição. O documento detalha a premiação, que prevê a outorga do troféu “Labiata de Ouro” para as plantas que se distinguirem em sete categorias. Também determina severa proibição com relação a plantas coletadas na natureza. Estas não poderão ser expostas nem comercializadas no local. Por outro lado, a Associação convidou o orquidário comercial Flores do Lago, de Minas Gerais, que colocará à venda, unicamente, orquídeas cultivadas em laboratório.

O Regulamento agrega outras normas, acentuando que especial atenção deve ser dada ao aspecto fitossanitário, a fim de se evitar a transmissão de possíveis pragas ou doenças a outras plantas levadas à exposição.

Veja o teor completo do Regulamento do 5º FestOrquídeas de Fortaleza:

O 5º FestOrquídeas de Fortaleza, promovido pela Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), se realizará nos dias 18,19 e 20 de novembro de 2011, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza-CE. A montagem do cenário será feita no dia 17 de novembro e o recebimento das plantas ocorrerá no dia 18, entre 8:00h e 13:00h. O julgamento se realizará no mesmo dia 18, entre 14:00h e 16:00h. A abertura da exposição acontecerá logo em seguida, às 16:00h, estando o encerramento marcado para o dia 20, às 20:00h.

A participação no 5º FestOrquídeas de Fortaleza fica disciplinada pelo seguinte Regulamento, aprovado em reunião da Diretoria, no dia 17.09.2011:

DA INSCRIÇÃO

1. No ato de inscrição das plantas, cada expositor deverá preencher um formulário em duas vias, nele constando o nome do proprietário e a denominação científica ou horticultural da planta.

DA PREMIAÇÃO

2. As plantas inscritas concorrerão à premiação em uma das seguintes categorias:

2.1 Melhor Espécie Brasileira;

2.2 Melhor Espécie Estrangeira;

2.3 Melhor Cattleya labiata;

2.4 Melhor Híbrido;

2.5 Melhor Espécie Botânica;

2.6 Troféu Prof. Pedro Ivo Braga de Mérito Botânico;

2.7 Troféu Gerardo Carvalho;

§ 1º Nas cinco primeiras categorias, a escolha das plantas premiadas será feita pela Comissão Julgadora, que apontará os três primeiros lugares.

§ 2º O Troféu Prof. Pedro Ivo Braga de Mérito Botânico (prêmio único) será destinado, igualmente pela Comissão Julgadora, à planta considerada como de melhor cultivo.

§ 3º O Troféu Gerardo Carvalho (prêmio único) será destinada à melhor planta da exposição, assim considerada pelo Voto Popular.

DA COMERCIALIZAÇÃO DE PLANTAS E OUTROS PRODUTOS

3. Será expressamente proibida, no ambiente da exposição, a comercialização de qualquer planta coletada na natureza;

4. A venda de orquídeas e de insumos do interesse dos orquidófilos será feita pelo orquidário comercial convidado e por outros produtores ou comerciantes autorizados pela ACEO.

DISPOSIÇÕES GERAIS

5. Não serão aceitas na exposição: a) plantas que não sejam orquidáceas, b) plantas que não estejam estabelecidas no substrato, denotando haver sido envasadas recentemente; c) plantas que apresentem sintomas de haver sido recém-colhidas na natureza; d) plantas que apresentem sintomas de doenças ou ataque de pragas;

§ 1º É eliminatória qualquer dessas situações.

§ 2º Especial atenção deve ser dada ao aspecto fitossanitário das plantas, a fim de se evitar a transmissão de possíveis pragas ou doenças a outras plantas em exposição.

6. Plantas adquiridas durante o evento, no orquidário comercial, poderão participar da exposição mediante autorização especial da Diretoria da ACEO, mas não concorrerão a prêmios;

7. Todos os vasos deverão estar etiquetados, com o nome científico ou horticultural da planta, omitindo-se qualquer identificação do proprietário;

8. As plantas inscritas não poderão ser retiradas antes do término da exposição, com exceção daquelas cujas flores murcharem, devendo a retirada ser decidida pela Diretoria da ACEO;

9. Os expositores deverão, uma vez encerrada a exposição, proceder à retirada das plantas, ocasião em que apresentarão a segunda via do formulário de inscrição;

10. Não será permitido o acesso, ao local da exposição, de pessoas portando plantas adquiridas no local do evento;

11. Situações não previstas no presente Regulamento serão resolvidas pela Diretoria da ACEO.

Vera Lúcia Matos Coelho

Presidente da ACEO

3 comentários em “Novembro traz o 5º FestOrquídeas: ACEO divulga Regulamento”

  1. Adoro esse tipo de posição pois, deixa bem claro a filosofia da casa em relação a alguns topicos citados abaixo.
    (…)”Também determina severa proibição com relação a plantas coletadas na natureza. Estas não poderão ser expostas nem comercializadas no local. Por outro lado, a Associação convidou o orquidário comercial Flores do Lago, de Minas Gerais, que colocará à venda, unicamente, orquídeas cultivadas em laboratório.
    Infelizmente se a extinção ou rareamento de certas espécies de orquídeas fosse só responsabilidade dos mateiros que são apenas coletores, isto em relação ao desmatamento para mega construções de condomínios principalmente na faixa litorânea do nosso país. Esses sim saem destruindo o que vêem e o que não vêem, e a mãe natureza chora e se revolta com tamanha agressão. È um processo de destruição não só da natureza, mas, de nós mesmos. É uma pena ver morrer árvores e plantas pequenas( orquídeas, bromélias; trepadeiras; samambaias e outras) alem das nascentes.
    Se proibirmos os pequenos, temos que tentar proibir os grandes. “É briga de formiguinha contra tamanduá”.
    E a briga começa com pequenas atitudes e infelizmente os mateiros fazem dessa coleta a sua subsistência e os outros? Ganância! Chega a ser injusta essa comparação.
    Se nossos preceitos devem prevalecer, infelizmente alguma atitude tem que ser tomada e a corda só arrebenta do lado mais fraco! Que pena!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    DESEJO QUE O 5º FESTORDQUIEAS DE FORTALEZA SEJA BEM SUCEDIDO !!!

    Responder
  2. Vera, infelizmente outra vez estaremos ausentes no FestOrquideas, mas estaremos torcendo pelo sucesso da exposição e lhe parabenizamos pelo incansável esforço e dedicação a este evento.

    Responder

Deixe um comentário