C. nobilior e C. walkeriana são destaque em Uberaba/MG

Cattleya walkeriana
Cattleya nobilior

Realizou-se com grande sucesso, na cidade mineira de Uberaba, entre 27 e 29 de setembro, a 1ª Conferência dos Produtores e dos Colecionadores da Cattleya nobilior e da Cattleya walkeriana. O evento, que contou com a presença do vice-presidente da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), Dr. Antonio Estanislau Souza Queiroz, incluiu, além da exposição de flores e sorteio de prêmios, uma rica pauta de palestras, mesa redonda, e um leilão, onde os participantes podiam colocar plantas à venda. Os cultivadores da melhor planta de cada espécie receberam ricos troféus.

A mesa redonda, que teve como moderador Alcides Cavasini Filho, um dos organizadores da Conferência, inspirou-se no tema central do evento “Cultivo da Cattleya nobilior e da Cattleya walkeriana“. As palestras, por sua vez, suscitaram discussões em torno das seguintes temáticas:

  • “Critérios para julgamento da Cattleya nobilior e da Cattleya walkeriana” (André Luís Cavasini e Fernando Terra Manzan);
  • “Conservação de recursos genéticos da Cattleya nobilior e da Cattleya walkeriana” (Renato Fernandes Galdino Júnior, biólogo e doutorando em Genética e Melhoramento de Plantas);
  • “Análise de hibridação em orquídeas utilizando ferramentas moleculares” (Evandro V. Tambarussi, engenheiro florestal e doutorando em Genética e Melhoramento de Plantas).

 

Deixe um comentário