Bibliografia orquidófila se enriquece com “Orquídeas no Portal do Pantanal”

Orquídeas no Portal do Pantanal
A capa do livro é ilustrada com a Prosthechea marciliana.

Os amantes e estudiosos das orquídeas têm mais um livro para colocar em sua cabeceira: a editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está lançando “Orquídeas no Portal do Pantanal”, de autoria de Marcílio Lopo. Em um trabalho gráfico de fino acabamento, papel couché, são apresentadas fotos (coloridas, em página inteira) e descrição sucinta de 70 espécies encontradas na Região Norte do Mato Grosso do Sul.

Marcílio, funcionário da UFMS, é autodidata no terreno da Botânica, mas, como resultado de uma paixão pessoal, estuda e cultiva orquídeas desde 1999, quando se encantou com um Catasetum osculatum, encontrado na fazenda de um amigo, no município de Sonora (MS). Desde então, não parou mais de percorrer os diferentes ecossistemas da região onde vive e trabalha. Em 2007, descobriu e apresentou ao mundo científico uma nova espécie, o Anacheilium marcilianum, mais tarde rebatizado de Prosthechea marciliana. A catalogação foi feita por Marcos Campacci e apresentada na revista “Coletânea de Orquídeas Brasileiras – Novas Espécies e Híbridos Naturais”.

A apresentação de “Orquídeas no Portal do Pantanal” é feita por Juarez Pereira, que foi presidente da Associação Campograndense de Orquidófilos e colaborou substancialmente com a pesquisa de Lopo. No prefácio, a engenheira florestal e bióloga Lou Menezes comenta que o trabalho resulta da “dependência emocional do autor pelas orquídeas e de sua abnegada luta pela preservação da natureza”. Ela considera a obra inédita e primorosa, louvando o fato de o autor, um servidor público federal, aproveitar os finais de semana para “abraçar, como autodidata, a nobre causa do conhecimento sobre as orquídeas brasileiras”.

Para contatos com a Editora da UFMS, dirigir-se a:

Coordenadoria de Editora e Gráfica – Portão 14 – Estádio Morenão – Campus da UFMS / Fone: (67) 3345.7200 – Campo Grande – MS / e-mail: conselho.editora@ufms.br

Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário