Bazar foi também um encontro de amigos

13 de maio de 2012

A modesta casinha onde teria nascido o escritor José de Alencar.

A Casa de José de Alencar, sítio histórico onde nasceu um dos maiores escritores brasileiros (José Martiniano de Alencar – 1829 / 1877 – precursor do Romantismo no Brasil), é um valioso patrimônio cultural, hoje pertencente à Universidade Federal do Ceará. Ali está a casinha humilde onde teria nascido o autor de “Iracema”, assim como biblioteca, pinacoteca, museu, auditório e as ruínas do primeiro engenho de cana mecanizado do Ceará. Também funciona no local um restaurante especializado na gastronomia nordestina, onde se apresentam grupos de chorinho e de forró pé-de-serra.

É na Casa de José de Alencar que se reúne, uma vez por mês, a Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO). Foi lá, também, que aconteceu no último sábado, 5 de maio, o Bazar ACEO-2012.

Debaixo de frondosas mangueiras, montou-se uma pequena exposição de orquídeas, enquanto, nas proximidades, eram oferecidas a venda orquídeas, vasos, adubos, substratos diversos, além de outras plantas ornamentais, como Adenium, cactos e suculentas.

O Bazar se constituiu, acima de tudo, em um encontro de amigos. Todos os que compareciam – orquidófilos ou não – se demoravam em gostoso bate-papo enquadrado pela beleza das orquídeas e do cenário natural daquele sítio, uma grande área verde, bucólica e acolhedora, hoje envolvida pela malha urbana de Fortaleza.

Seguem-se algumas imagens do Bazar.

Lc. Morning Glory

Híbrido NOID

Phalaenopsis

Cactos

Adenium

{ 1 comment… read it below or add one }

1 Imê Ribeiro pinto Teixeira 14 maio, 2012 às 19:46

Parabenizo a todos os associados pelos exemplares postados.
Infelizmente moro longe ( Minas Gerais) não podendo visitar o Bazar e usufrir dessa delicadeza que é apreciar uma orquídea de perto.

Imê

Leave a Comment

Previous post:

Next post: