ACEO presente no novo viveiro de mudas do Parque do Cocó

A unidade poderá produzir 50 mil mudas de árvores nativas por ano.
A ideia é incentivar o público a participar das ações ambientais.

A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) esteve representada, nesse domingo, 24/11, na inauguração do Viveiro de Mudas Nativas do Parque do Cocó, resultado de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) e o sistema SESC/Fecomércio, através do Projeto Aflorar. O equipamento terá capacidade de produzir 50 mil mudas por ano, usando somente espécies nativas, como ipê, mulungu, matamba, araticum do brejo, dentre outras. O espaço vai desenvolver, ainda, atividades de jardinagem e artes para crianças e adultos.

Orquídeas nas árvores: a ACEO passou por aqui.

Presente à solenidade de ontem, a presidente da ACEO, Michelle Canário, manifestou o propósito de sua entidade de apoiar amplamente e iniciativa, que sintoniza com a missão dos orquidófilos cearenses de tomar parte em toda ação consistente voltada para a preservação dos ambientes naturais em nosso Estado e na região. A inauguração do viveiro ganha relevância ainda maior no momento em que o desmatamento e as queimadas crescem de uma forma preocupante no País, gerando protestos na própria comunidade internacional.

O viveiro possui casa de germinação, canteiros (com sombra e sem sombra) e espaço para atividades educativas. Lorena Wendt, gerente da unidade SESC/Fecomércio Fortaleza, comentou: “Vamos receber grupos previamente agendados para realizar oficinas de plantio. Ou seja, o próprio público vai produzir as mudas.” O titular da SEMA, Artur Bruno, também ressaltou o caráter educativo do novo equipamento, “que vai além da simples doação de mudas”.

Segundo Clarice Araújo, analista assistencial do SESC Fortaleza, a ideia, no novo viveiro, “é incentivar o público, em especial os que já frequentam o Parque do Cocó, a participar ativamente das ações ambientais. Acima de tudo, acreditamos que as áreas verdes contribuem muito para a qualidade de vida. É fundamental que esses espaços sejam preservados, ampliados e frequentados.”

Vaso de Cattleya labiata doado pela ACEO.

Ao apoiar o projeto do Viveiro, a Associação Cearense de Orquidófilos se propõe enriquecer o calendário de atividades do equipamento, oferecendo oficinas de cultivo de orquídeas, palestras e mini-cursos relacionados às orquídeas. Este ano, a ACEO estabeleceu parceria com a SEMA, o que possibilitou a realização, de 8 a 10 do corrente mês, de uma grande exposição no Parque do Cocó. Ao mesmo tempo, iniciou a fixação de mudas de orquídeas em determinados espaços do Parque. De acordo com Michelle Canário, “dessa forma, nossa entidade passa a dialogar com novos parceiros e amplia o alcance de sua mensagem, atingindo um público cada vez maior e mais diversificado”.

Deixe um comentário