“ABC do Orquidófilo” traz respostas de A a Z

rene-rocha-abc-do-orquidofilo.jpg

“…cansei de ficar fazendo perguntas em orquidários ou lendo nos sites, porque é sempre a mesma coisa. O que a gente procura é o pulo do gato, aquelas dicas sutis de quem está no dia-a-dia com as orquídeas.” (Leonor Fuentes) 

O “ABC do orquidófilo – de uma, várias ou muitas orquídeas” é o pulo do gato que Leonor Fuentes (e alguns milhares de outros orquidófilos) esperavam encontrar nas livrarias. O autor, Prof. René Rocha, produziu um manual extremamente didático, prático, até “bem humorado”, e que responde a praticamente todas as questões que o cultivador, seja ele iniciante ou dos mais experientes, possa fazer em relação aos cuidados com suas plantas.

René Rocha, hoje aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais, empenhou no livro sua larga experiência pedagógica, seu gosto pela pesquisa, o pendor pela observação e anotação, além do conhecimento acumulado em décadas de cultivo de orquídeas. Em setembro do ano passado, numa entrevista ao “Boletim ACEO”, ele falava dos preparativos para o lançamento dessa obra e dizia do seu propósito de oferecer ao público “uma leitura amena, descomplicada, didática e bastante proveitosa a todo orquidófilo, em especial àquele iniciante”. (A entrevista vai, a seguir, transcrita, tal como publicada no informativo da Associação Cearense de Orquidófilos, em setembro de 2007.)

O “ABC do orquidófilo” foi organizado em quatro partes. É o seguinte o sumário:

Parte 1 – do orquidófilo de uma orquídea. O que é uma orquídea, histórico, identificação, significados, grafia e pronúncia de nomes de gêneros e de espécies. A primeira orquídea: orientações gerais – SOS.

Parte 2 – do orquidófilo de várias orquídeas. O cultivo – construindo o orquidário, técnicas, manejo, adubação, pragas e doenças. Ficha das plantas com descrições e dicas de manejo e de cultivo de várias, das mais cultivadas no Brasil.

Parte 3 – do orquidófilo de muitas orquídeas. Assuntos e técnicas avançadas. Textos complementares. Links e endereços de interesse (entre os quais se inclui o www.orquidofilos.com). Dicas e truques que facilitam o dia a dia. Pequeno glossário e índice remissivo de termos botânicos e orquidófilos mais empregados no livro. Relação de nomes de orquídeas, grafia e pronúncia. (Estes temas se distribuem entre as subseções “Assim e assado”, “Para saber mais A-Z”, “Orqui-idéias” e “Pesca-palavras A-Z”.

Parte 4 – do orquidófilo de inúmeras amizades. Créditos aos colaboradores. Índice Geral. Bibliografia. Considerações finais.

O que se poderia considerar uma “quinta parte” do livro é o CD que o acompanha, incluindo cerca de 1.690 fotos de orquídeas, reprise dos links e endereços de interesse, além da sugestão de planilha para um orquidário.

No miolo do livro, 64 páginas em cores trazem perto de 400 fotos de orquídeas. Afinal, não se concebe um bom livro sobre orquídeas sem fotos coloridas, capazes de mostrar toda a exuberância, cores e sutis nuances dessas flores.

Para dar apoio ao leitor e à divulgação do “ABC do orquidófilo” foi criada uma página eletrônica, com o endereço: http://www.abcdoorquidofilo.vai.la

Há também um número de telefone disponibilizado: (35) 3293.1707.

Homem dos sete instrumentos, professor de Biologia, René Rocha é empresário, já foi músico profissional e pintor de aquarelas. Sua bibliografia inclui O encantador de orquídeas (histórias de Minas Gerais e de orquídeas), Loddigesii, história de uma paixão (contos) e Poezais de Minas (poesias). Em tempo: “Poezais” é um neologismo do autor, formado com a junção de poesias e cafezais. A ilustração abaixo é de sua autoria (assim o poema como a aquarela).

a-orquidea-poesia.jpg

Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone
Compartilhe nas redes sociais

51 thoughts on ““ABC do Orquidófilo” traz respostas de A a Z

  1. Faço parte da ACEO comprei o livro, está sendo o meu melhor envestimento para as minhas meninas.
    Parabéns, professor René o livro é tudo de bom, é engraçado,didádico em fim tudo o que eu queria e muito mais o senhor tem duas fã em Fortaleza eu e minha filha, lhe garanto ela já leu o livro e está colocando em pratica todas as dicas.

  2. Prof.René,boa noite.
    Li em uma publicação especializada em orquideas que se a gente muda o vaso em que está a orquidea de posição no proximo ano ela provavelmente não irá florescer.No seu esquema de adubação, o 5e o senhor manda que aglomere os vasos com as mesmas cores par facilitar o manejo.E agora?
    José Loureiro da Costa.
    Coaraci Bahia(Sul)
    PS-Eu estou seguindo a sua orientação.

  3. professor Rene o seu livro é tudo de bom, é tudo que um orquilouco precisa é meu melhor companheiro.Em todos os momentos.Espero que você continue iluminado com disposição e tempo para nos ajudar. Parabéns, muito sucesso,sorte e muita saúde.
    Francisca ACEO

  4. Olá!! Sou uma estudante apaixonada por orquídeas. Não consigo saber a espécie de umja orquídea que possuo. Escrevo para pedir que me ajudem!!

  5. Olá, professor René.
    Moro em Rondonia, inicialmente gostaria de saber como posso adquirir seu livro “ABC do orquidófilo?” Sei que ele poderia ajudar a mim e a muitas pessoas que gostariam de cultivar orquideas. Tenho me preocupado muito com a retirada indiscriminada de algumas plantas da floresta. Sem falar nas derrubadas e queimadas que exterminam de vez especies que nem foram descobertas ainda. Com a proximidade dos sitios com a floresta, essas plantas acabam migrando e na época da florada são retiradas, como só vão florir novamente no próximo ano, as pessoas pensam que elas não produzem fora da mata, então não cuidam mais e acabam se perdendo.

  6. Boa noite tenha dua catleya sta soltando algumas raiz, e por baixo dela tem outra raiz que sta velha e o que eu faço com ela devo cortar quero saber faço para fazer a eprodução caseiro e como cuida -la pois moro em apt, agradeço pela atenção;

  7. Boa noite tenha dua catleya esta soltando algumas raiz, e por baixo quero saber faço para fazer a reprodução caseiro e como cuida -la pois moro em apt, agradeço pela atenção;

  8. Gostaria de adiquirir o livro ABC do orquidófilo moro em s. bernardo do campo ABC Paulista e sou fã de orquideas tenho uma pequena coleção e gostaria de me aprimorar abraços

  9. Oi gente boa da ACEO e frequetadores do site orquidófilos.com,

    para adquirir o livro, já no finalzinho da edição, apenas pelo site de apoio ao leitor: http://www.abcdoorquidofilo.vai.la
    Ali estão todas as instruções, algumas matérias sobre orquídeas e o formulário Pergunte ao professor, cujas perguntas lá inseridas são respondidas, individulamente e em linha direta, desde que deixem o endereço de e-mail para a resposta.

    A segunda edição do ABC do orquidófilo, revisada, atualizada e ampliada sairá no ano que vem, após fevereiro ou março.
    Enquanto isso, ainda em 2010, será editada a coleção Cadernos Técnicos ABC. Os primeiros da série a sair: ABC da Adubação e ABC do cultivo e, em seguida os demais, no total de 15 Cadernos Técnicos a preços módicos e também com novos e diferentes CDs em encarte.
    Aos que aqui postaram perguntas peço que acessem meu site e repitam as perguntas, pois não deixaram aqui, seus endereços.
    Abraços a todos e muito grato e lisonjeado pelos elogios aqui postados a mim e à minha obra.
    Abraços,
    Prof. René Rocha
    http://www.abcdoorquidofilo.vai.la
    [email protected]

  10. parabens pelo saite, moro em alto alegre dos parecis ro.divisa c/ bolivia na minha região ainda á muita orquidea nativa como, catleya violacea,catacetums,cat nubilior,encicleas,prostechas,cirtopódyum e muitas outras especies que nem sei o nome, comesei a cultiva las a pouco mais de 4 anos agora ja estão presisando replanta las pois os vasos estão cheios ,queria saber se o replante é do mesmo geito que os ibridos ,minhas plantas estão sadias e bem cuidadas, estudo muito sobre élas . já produziram até sementes ,mas não sei como planta las me ajudem gostaria de saber uma maneira simples e barata para faser elas germinar , já naceran alguns pés espontanemente em vasos mas é poco pela quantidade de sementes aguardo resposta desde já agradeço pela atenção . loidete

  11. Boa tarde!!!
    Gostaria de saber: Vou construir um rancho de alvenaria com lage.
    Pretendo fazer acima da lage meu orquidário com 3% de queda na lage e isolada com manta asfáltica.
    Para manter a umidade uma camada de areia com caco de telhas de 8 cm. e tubulação(4pçs.) de 50mm. imersa na areia com furos de 3mm. fechada com lã de carneiro para manter o piso úmido e uma bomba pequema para recirculação.
    Estou no caminho certo?

  12. Bom dia ! ganhei uma orquidea linda do meu marido no dia dos namorados e ela veio só com uma flor aberta e hoje já se abriram 4 flores só falta a do meio .gostaria de saber como faço para cuidad-la .pois nunca tive uma ela e linda toda amarela com as flores grandes e as folhas pequenas tipo uma grama grande gostaria muito de saber qual e essa especie por favor obrigada .

  13. Sou de Osasco, s p

    Tenho uma chacara, em Ibiuna, sp. Lá muitas Orq,
    Quero adquerir as tecnicas de cultivo, e manejos destas especies.
    ( téc em viveiros) =( sou contra os mateiros destruidores destas especies)
    ……….OBRIGADO AUGUSTO MACEDO…………….

  14. ola tudo bem ? gostaria de saber ,qdo se adquire um hibrido o adubo pode ser o mesmo por ser uma mistura ? Ex: eu particularmente adoro as dendobrium e as kattelya , mas se for ver cada uma descende de mistura diferentes i ai como se faz ? aguardo.

  15. Olá pessoal boa noite ? comprei uma dendobriu nobile florida e com quatro astes,as que não tinha flor tinha mudinhas enrraizadas . separei elas pondo em outro vaso com chips de côco e casca de pinos ,me parece que deu certo a duvida é o adubo . qual devo usar pra se desenvolver o crescimeto da planta e das raizes ?

  16. Olá pessoal,boa noite.
    Olha ja enviei algumas de minhas dúvidas e com a ajuda de vocês as entendi. Agora tenho que tirar mais uma!
    Como ja comentei anteriormente , sobre os adubos . Hoje quando entrei no site de vocês vi nomes de alguns orquidários logo abaixo e tem as loja virtual.
    Por favor me respondão com toda cinseridade , posso confiar nesse tipo de serviço? Pois nunca comprei nada dessa forma . Oque vocês me dizem ? Qual a forma mais segura ? E quanto as mudas e adubos vale a pena ,pois gostei do que vi. Aguardo e abraço a todos .

  17. Estoy aprendiendo y me fascinan las orquideas…. aun sigo aprendiendo…. me encantaria comprar el libro, pero no hablo portuguez….. aunque es bien parecido a espanol…..
    Quiero saber si este DVD y el libro lo tienen en espanol, o en ingles…., cuanto vale el libro en dolares americanos….
    y si ustedes lo envian a EU….

  18. Estoy aprendiendo y me fascinan las orquideas…. aun sigo aprendiendo…. me encantaria comprar el libro, pero no hablo portuguez….. aunque es bien parecido a espanol…..

    ■Roberto Takane traz novas idéias
    ■ABC do Orquidófilo ganha nova edição
    ■Novembro traz o 5º FestOrquídeas: ACEO divulga Regulamento
    ■“ABC do orquidófilo” será reeditado; vêm aí os Cadernos Técnicos

  19. Goataria de adquirir um exemplar do livro abc do orquidófilo.
    Endereço: r. Deputado Carvalho Deda 600 ap 1201
    Cidade: Aracaju. CEP 49020-680
    Celular: 79 99772777

  20. Parabéns pela iniciativa de criar um abc das orquídeas pois ajudar as pessoas que estão iniciando a ter mais conhecimentos com a literatura das orquídeas.

Deixe um comentário