O desafio é salvar a Cattleya granulosa

Cattleya granulosa
A granulosa é considerada uma das mais belas Cattleyas bifoliadas.
Fixação das orquídeas nas árvores
Todos ajudaram na fixação das orquídeas nas árvores. (Foto SORN)

A Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN) iniciou uma nova e decisiva etapa do projeto que vem desenvolvendo para salvar a Cattleya granulosa. A bela orquídea nordestina, que corre risco de extinção na natureza, por conta da coleta irrefreável e do avanço da especulação imobiliária na região litorânea, estará, a partir de agora, protegida em locais especialmente escolhidos e que apresentam boas condições para seu desenvolvimento.

Na primeira etapa do chamado “Projeto Cattleya granulosa“, uma cápsula de sementes foi enviada a Maria do Rosário, ex-Presidente da OrquidaRio, que providenciou a reprodução no laboratório do Orquidário Quinta do Lago. A semeadura foi um sucesso, obtendo-se algumas centenas de mudas. Agora, com os seedlings desenvolvidos, a SORN buscou instituições sérias e que possuem áreas de bosques protegidas, a fim de nelas disseminar a espécie.

O Colégio Marista de Natal foi o primeiro a responder positivamente ao desafio. Há poucos dias, um lote de granulosas foi levado para lá, tendo os “sorneanos” se desdobrado para fixá-las nas árvores, onde irão crescer protegidas. O próprio Diretor do tradicional colégio participou da empreitada, reforçando o apoio à luta dos orquidófilos potiguares para salvar sua mais bela orquídea.

11 comentários em “O desafio é salvar a Cattleya granulosa”

  1. Parabéns aos colegas de Natal que o exemplo de vocês si repita para muitas outras associações e grupos. Este é o ideal do orquidofilo: preservar a natureza. VALEU !!!!!

    Responder
  2. Sou orquidófilo, absolutamente preservacionista, e altamente preocupado com a devastação exponencial que está ocorrendo no habitah da Cattleya granulosa. Tenho uma chácara na Paraíba (Bananeiras), onde em uma pequena porção de Mata Atlantica cultivo granulosas procurando imitar a maneira como elas vivem na natureza.
    Gostaria de participar do movimento que existe pela preservação dessa planta e serão benvindos contatos a respeito do assunto.

    Responder
  3. Olá Dalfredo,

    Conheço Bananeiras. Já fui professor aí da UFPB. Atualmente moro aqui em Camaragibe- PE e a partir de janeiro passado comecei a cultivar orquídeas. Tenho interesse em todas as Cattleyeas, apesar de não ter a granulosa. Concordo com você temos que preservá-las não só as Cattleyas, mas todas as outras orquídeas.

    Gostaria de continuar trocando mais informaççoes com você.

    Roberto Antunes

    Responder
  4. Ola sou da cidade de Goiana interior de pernambuco e gostaria de saber como fazer para proteger as nossas granulusas pos estamos sofrendo com a coleta predatori e eles estão entrando em extinsão aqui na nosso região.

    Responder
  5. É digno de aplausos o procedimento da ACEO.
    Aqui em meu estado São Paulo no litoral sul o problema é identico com
    nossas Cattleya gutata,cyrtopodium e muitas outras sumiram dos seus habitates motivado por loteamentos ou pela coleta dos indios que impunemente vende em feiras livres.
    Um forte abraço.

    Responder
  6. Ola pessoal, fiquei sem etendern : voces estao plantando granulosa em arvores quando elas vegetam mesmo em arbustos, bem proximo ao chao. Quando estive no habitat da granulosa em Natal nao vi nenhuma em arvore. Ou eu estou enganada…. por favor me expliquem…
    Grande beijo e parabens pela iniciativa.

    Responder

Deixe um comentário