22 de junho, Dia do Orquidófilo

João Barbosa Rodrigues
João Barbosa Rodrigues (1842 -1909)

Comemora-se hoje – 22 de junho – no Brasil o Dia do Orquidófilo. A escolha dessa data é uma homenagem a João Barbosa Rodrigues, que nasceu a 22 de junho de 1842, em São Gonçalo de Capivari, MG. Engenheiro, naturalista, botânico, taxonomista, Rodrigues foi, durante quase 20 anos, Diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, cargo que ocupou até sua morte, a 6 de março de 1909. Ali conduziu estudos sobre as orquídeas brasileiras, tendo produzido importantes trabalhos, como “Genera et species orchidearum novarum”, em três volumes, e uma “Iconografia das orquídeas”. BaptistoniaCapanemia são exemplos de gêneros nominados por Barbosa Rodrigues. Já a Barbosella é um gênero a ele dedicado.

Veja a exposição de orquídeas que a ACEO preparou, na Casa de José de Alencar, para celebrar a data.

Atenção assinantes: ao receberem, por e-mail, as mensagens deste site, vocês podem retornar à página eletrônica da ACEO – www.orquidofilos.com – onde terão oportunidade de conferir, além desta, outras matérias já postadas. Cada vez que se abre uma página, surge, na moldura do lado direito, uma foto diferente de orquídea – já percebeu?

Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone
Compartilhe nas redes sociais

7 thoughts on “22 de junho, Dia do Orquidófilo

  1. PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM ESSE ESPAÇO E ALEGRAM NOSSOS OLHOS, NOSSOS CORAÇÕES, CULTIVANDO E EXPONDO TANTAS BELEZAS NATURAIS. AMO AS ORQUÍDEAS. QUEM SOU EU? UMA APRECIADORA DAS ORQUIDÁCEAS…..

  2. Quero abraçar todos os Orquidófilos da ACEO, do Brasil e do mundo pelo nosso dia. Que ele seja sempre comemorado com muita alegria e orquídeas.

  3. QUE POSSO DISER? PARABENS DE CORAÇÃO A ESSAS PESSOAS MARAVILHOSAS QUE ENCANTÃO NOSSAS VIDAS COM TANTA BELEZA . QUE CADA VEZ AOMENTE MAIS ORQUIDOFILOS E AMANTES DAS ORQUIDEAS …

  4. Nós não temos Dia do Orquidófilo em Portugal mas acho que seria bom adotarmos o vosso dia. Fiquei muito interessado na personagem de João Barbosa Rodrigues. Haverão livros ou artigos sobre a vida dele que me pudessem dizer. Muito Obrigado e muitos Parabéns a todos nós, os Orquidófilos!
    José M. M. Santos
    Presidente do Clube dos Orquidófilos de Portugal

Deixe um comentário