Com sua diversidade e beleza, as orquídeas têm agora um local onde serão estudadas, preservadas e apreciadas na Universidade Federal do Ceará. Ocupando uma área de 400 m² e altura de 4,5 m, o Orquidário da UFC foi inaugurado na tarde de terça-feira, dia 5, na presença de professores, estudantes, representantes da Administração Superior, especialistas no cultivo dessa variedade botânica e jornalistas. A inauguração integrou a programação do 1º Simpósio Brasileiro de Cultivo de Orquídeas, que segue até domingo, na Casa de José de Alencar, em Fortaleza.
O Reitor Jesualdo Farias ressaltou que o projeto tem significado especial, por articular ensino, pesquisa e extensão. “Iniciativas assim têm papel fundamental na transferência de tecnologia e apresentação de alternativas aos problemas de nosso Estado, que tanto sofre com as secas. Mais que um local de visitação, será um importante espaço de conscientização ambiental em Fortaleza”, afirmou.
O Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, Diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFC, declarou que o Orquidário é a síntese do novo CCA, sintonizado com as novas vertentes da produção agropecuária. “Com o suporte da UFC, o cultivo de cactáceas e suculentas vem ajudando comunidades carentes do município de Tejuçuoca na geração de renda. O Orquidário é mais uma oportunidade de se intensificar esse intercâmbio”, apontou.
A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) esteve representada no evento pelo Secretário Italo Gurgel, também professor da UFC, onde ocupa as funções de Assessor de Comunicação Institucional. Ele destacou a confluência de interesses entre o Orquidário e a ACEO quanto à preservação e propagação de orquídeas ameaçadas de extinção e no que respeita à atração de mais e mais pessoas para o cultivo dessas plantas, uma das atividades de lazer mais difundidas no mundo inteiro. A atuação do Prof. Italo, no sentido de incentivar a criação do Orquidário, foi ressaltada pelo Reitor Jesualdo.
O Prof. Takane, do Departamento de Fitotecnia da UFC, responsável pela instalação do Orquidário, do qual será o Coordenador, conta que uma comissão foi criada no Centro de Ciências Agrárias, em 2009, visando à construção de um orquidário técnico dentro da Universidade. Em 2010, a comissão deu entrada a um projeto de pesquisa junto ao Banco do Nordeste e, com a aprovação, em 2011, o novo equipamento foi construído.
O Orquidário, localizado junto à horta do Departamento de Fitotecnia e ao Borboletário, será aberto à visitação do público a partir de abril, toda quarta-feira. Conta com sistema de irrigação totalmente automatizado e de alta precisão. Para sua manutenção, está formada uma equipe de professores de Horticultura do Departamento de Fitotecnia, alunos de mestrado e doutorado, além de graduandos em Agronomia. Já estão sendo estabelecidas parcerias com outras instituições afins nacionais e internacionais. “Fechamos convênio com a Universidade da Flórida e com diversos orquidários do Brasil inteiro”, anuncia o Prof. Takane.
gosto muito de orquideas, gostaria de receber promocoes. obrigada ana