6º FestOrquídeas: o local, este ano, é a Casa de José de Alencar

A CJA fica na Av. Washington Soares, 6055

Equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, a Casa de José de Alencar recebe, este ano, o 6º FestOrquídeas de Fortaleza. A exposição será instalada no pátio interno, abrigada em grandes tendas, em meio a frondosas mangueiras. Estarão separadas as áreas da própria exposição, a da comercialização de orquídeas (a cargo do orquidário Flores do Lago, de Minas Gerais) e a da feirinha onde se poderá adquirir material de interesse dos orquidófilos – vasos, substratos, suportes diversos, adubos – além de diferentes plantas ornamentais.

É de grande importância, para os visitantes, o fato de a Casa dispor de um amplo estacionamento gratuito. A UFC também cuidou da questão da acessibilidade, não havendo qualquer problema para o deslocamento de cadeirantes ou pessoas idosas.

A Casa de José de Alencar é um local dos mais agradáveis e de grande importância dos pontos de vista histórico, artístico e cultural. Ali nasceu o escritor cearense José de Alencar (1829-1877), autor de “Iracema”, “O Guarani”, “Lucíola”, “As Minas de Prata”, “O Gaúcho” e tantas outras obras fundamentais da Literatura brasileira.

No sítio, tombado pelo IPHAN, estão as ruínas do primeiro engenho de cana mecanizado que funcionou no Ceará. Em edificações modernas, abrigam-se o Museu Arthur Ramos, a Pinacoteca Floriano Teixeira e a Biblioteca Braga Montenegro, auditório e salas de aula, equipamentos que também poderão ser visitados nos dias da exposição. Há também um restaurante especializado em pratos regionais e onde, nos finais de semana, se executa, ao vivo, a boa música nordestina.

Local obrigatório para ser visitado, a chamada “casinha”, onde Alencar veio à luz, mantém a construção original, bastante simples, com piso de tijolos, telha vã, telhado em quatro águas e caibros de carnaubeira.

O “Sítio Alagadiço Novo” foi adquirido por José Martiniano de Alencar, pai do escritor, quando ocupava a presidência da então Província do Ceará. Hoje a área, com nove hectares, cuidadosamente preservados pela Universidade, se constitui numa importante reserva verde em pleno espaço urbano de Fortaleza.

Deixe um comentário