Estas “subiram” ao podium do FestOrquídeas

Cyrtopodium sp. - Melhor Espécie Brasileira
Cattleya lueddemanniana semialba flâmea ‘Cerro Verde’ - Melhor Espécie Estrangeira
Phalaenopsis alba - Melhor Híbrido
Cattleya labiata var. alba ‘Rita Dreher’ - Melhor Cattleya labiata

 

Bulbophyllum falcatum – Melhor Espécie Botânica
Catasetum sp. - Troféu Prof. Pedro Ivo Braga de Mérito Botânico
Blc. Chunyeah #19 - Troféu Gerardo Carvalho - Voto Popular

RESULTADOS DA PREMIAÇÃO DO 6º FESTORQUÍDEAS DE FORTALEZA:

Grupo I – Espécie Brasileira:

  • 1º lugar – Cyrtopodium sp. (Italo Gurgel – ACEO)
  • 2º lugar – Epidendrum ciliare (Italo Gurgel – ACEO)
  • 3º lugar – Zygopetalum mackayi (Italo Gurgel – ACEO)

Grupo II – Espécie Estrangeira:

  • 1º lugar – Cattleya lueddemanniana semialba flâmea ‘Cerro Verde’ (Carlos Neves – SORN / Natal-RN)
  • 2º lugar – Brassavola nodosa (Carlos Neves – SORN / Natal-RN)
  • 3º lugar – Dendrobium antenatum (Cerize Medeiros – SORN / Natal-RN)

Grupo III – Híbrido:

  • 1º lugar – Phalaenopsis alba (Francisco Edmilson Costa – ACEO)
  • 2º lugar – Blc. Chunyeah #19 (João Batista Demétrio Neto – ACEO)
  • 3º lugar – Blc. Campo Belo Mendenhall (Francisco Edmilson Costa – ACEO)

Grupo IV Cattleya labiata:

  • 1º lugar – Cattleya labiata var. alba ‘Rita Dreher’ (Rogério Sella – ACEO)
  • 2º lugar – Cattleya labiata tipo (Rogério Sella – ACEO)
  • 3º lugar – Cattleya labiata var. rubra ‘Pernambuco’ (Italo Gurgel – ACEO)

Grupo V – Espécie Botânica:

  • 1º lugar – Bulbophyllum falcatum (Gerson Paiva e Selene Garcia – CPO / Natal-RN)
  • 2º lugar – Sarcoglottis acaulis (Gerson Paiva e Selene Garcia – CPO / Natal-RN)
  • 3º lugar – Ornithophora radicans (Vera Coelho – ACEO)

Troféu Prof. Pedro Ivo Braga de Mérito Botânico:

  • Catasetum sp. (Francisco Edmilson Costa – ACEO)

Troféu Gerardo Carvalho (Voto Popular):

  • Blc. Chunyeah #19 (João Batista Demétrio Neto – ACEO)

COMISSÃO JULGADORA

  • Luiz Wilson Lima Verde, Diretor Técnico-Científico da ACEO
  • Roberto Guerra, da Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte-SORN
  • Hugo Leite Albuquerque, da Associação Paraibana de Orquidófilos-APO
  • Assistente: Francisco Juvêncio de Andrade Neto, da Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO

Começa amanhã o 6º FestOrquídeas

Começa nessa sexta-feira, dia 23, na Casa de José de Alencar (CJA), o 6º FestOrquídeas de Fortaleza, que se prenuncia como a maior exposição de orquídeas já realizada no Ceará. A programação anunciada pela Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO inclui exposição de variadas espécies de orquídeas, venda de plantas por um orquidário comercial (o Flores do Lago, de Minas Gerais), palestras e oficinas de cultivo. Em uma feirinha paralela, serão comercializadas outras plantas ornamentais (Adenium, cactos e bonsais), além de materiais do interesse de cultivadores.

A mostra será aberta ao público às 14:00h de sexta-feira, encerrando-se às 18:00h. No sábado, o horário de visitação vai das 08:00h às 18:00h e, no domingo, das 08:00h às 17:00h.

As palestras e oficinas, no auditório da CJA,  estão programadas para os seguintes dias e horários: no sábado, às 10:00h, com Hugo Leite Albuquerque, da Associação Paraibana de Orquidófilos; às 15:00h, com Italo Gurgel, da Associação Cearense de Orquidófilos; e às 16:00h, com Roberto Guerra, da Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte. Nos dois primeiros encontros, os palestrantes irão falar do cultivo de orquídeas e fazer demonstrações práticas; no terceiro, o Dr. Roberto discorrerá sobre “Orquídeas do Nordeste”. No domingo, está programada para as 10:00h a oficina de cultivo a ser ministrada por Gerson Paiva, do Círculo Potiguar de Orquidofilia.

Além desse calendário de palestras e oficinas, durante o 6º FestOrquídeas haverá uma série de mini-oficinas nas próprias tendas onde serão comercializadas as outras plantas ornamentais.

A exposição é aberta ao público. Entretanto, as pessoas que irão participar das palestras e oficinas são convidadas a doar um quilo de alimentos não perecíveis. O material arrecadado será entregue ao Instituto Cristo Rei, instituição filantrópica que abriga crianças e adolescentes em Fortaleza.

6º FestOrquídeas: Para os vencedores, a Labiata de Ouro

Ao lado do mais belo cartaz, o mais belo troféu. A Diretoria da Associação Cearense de Orquidófilos já recebeu os sete exemplares da “Labiata de Ouro”, o troféu a ser entregue aos vencedores de cada uma das categorias de premiação no 6º FestOrquídeas de Fortaleza, que se realiza, de 23 a 25 deste mês, na Casa de José de Alencar. O troféu foi concebido e confeccionado pela artista plástica Aurinete Porto, exclusivamente para a ACEO. Trata-se de uma estilização da Cattleya labiata, uma das mais belas orquídeas brasileiras, que ocorre no Nordeste brasileiro, sendo um dos seus hábitat as serras úmidas cearenses.

As plantas expostas no 6º FestOrquídeas concorrerão à premiação em uma das seguintes categorias:

  • Espécie Brasileira;
  • Espécie Estrangeira;
  • Cattleya labiata;
  • Híbrido;
  • Espécie Botânica;
  • Troféu Prof. Pedro Ivo Braga de Mérito Botânico;
  • Troféu Gerardo Carvalho.

Nas cinco primeiras categorias, a escolha das plantas premiadas será feita pela Comissão Julgadora, que apontará os três primeiros lugares.

O Troféu Prof. Pedro Ivo Braga de Mérito Botânico (prêmio único) será destinado, igualmente pela Comissão Julgadora, à planta considerada como de melhor cultivo.

O Troféu Gerardo Carvalho (prêmio único) é destinado à melhor planta da exposição, assim considerada pelo Voto Popular.

6º FestOrquídeas: Um espaço para exercitar a responsabilidade social

A orquídea é um símbolo da Beleza. A ACEO deseja transformá-la, também, em símbolo de Solidariedade.

A Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO repete, este ano, a fórmula que deu o tom às edições anteriores do FestOrquídeas. Mais uma vez, irá realçar seu compromisso com a preservação ambiental e contribuir para uma causa social. Às pessoas que participarem das oficinas de cultivo, será solicitada a doação de alimentos não perecíveis. O material arrecadado se destinará ao Instituto Cristo Rei, entidade filantrópica que abriga, em Fortaleza, 60 crianças e adolescentes em situação de risco.

Em 62 anos de existência, mais de 4 mil jovens já passaram pelo Instituto Cristo Rei (Av. Bezerra de Menezes, 1643, quase esquina com a Rua General Piragibe, na Parquelândia). A responsável por tudo é dona Gercila Rodrigues Vieira que, hoje, aos 90 anos de idade, continua de portas abertas para receber crianças que necessitam do aconchego familiar.  Trata-se de um belo trabalho, que conjuga solidariedade e voluntariado, mas que sempre enfrentou grandes dificuldades, necessitando de um apoio contínuo por parte de todos os que puderem oferecer algum tipo de ajuda.

Curso de reprodução de orquídeas em laboratório caseiro

A Associação Brasileira de Orquidólogos-ABO anuncia para o próximo dia 24 de novembro, em Atibaia-SP, a realização de um “Curso de reprodução orgânica em laboratório caseiro”. As aulas serão ministradas pelo Dr. Darly Machado de Campos, Sandra Takebayashi e Leonice Oliveira Preto.

De acordo com o programa, haverá apresentação do laboratório Plantech, apresentação da ABO, demonstração prática de semeaduras, clonagem de orquídeas – demonstração e prática individual, e visita às estufas do orquidário Takebayashi, que faz parte do roteiro turístico de Atibaia. O Dr. Darly vai mostrar como é possível simplificar os equipamentos e meios de cultura utilizados na reprodução de orquídeas; como montar, com baixo custo, um laboratório caseiro, utilizando capela de papelão ou vidro temperado; como preparar meios de cultura (“salada de frutas”) sem compostos químicos, chamando a atenção, ainda, para os cuidados com a esterilização dos equipamentos. Os participantes receberão dois livros: “Reprodução por sementes” e “Micropropagação”.

Serão oito horas de aulas, das 08:00h às 18:00h, com intervalo de duas horas para o almoço. A taxa de inscrição é de R$ 300,00. Para obter mais informações, ligue para (11) 4412.2169 ou passe uma mensagem para plantech@plantechnet.com.br

6º FestOrquídeas: Participantes devem estar atentos ao Regulamento

A Associação Cearense de Orquidófilos dá a público o Regulamento do 6º FestOrquídeas de Fortaleza, que se realiza entre 23 e 25 de novembro, na Casa de José de Alencar. O evento enfatiza o respeito à natureza e, mais uma vez, a ACEO deixa claro que está expressamente proibida a comercialização ou exposição de plantas retiradas da natureza. Segue-se a transcrição completa do Regulamento:

“O presente Regulamento, aprovado em reunião da Diretoria da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), no dia 06 de setembro de 2012, estabelece normas para a realização do 6º FestOrquídeas de Fortaleza.

DO CALENDÁRIO

1. A exposição de que trata este Regulamento se realizará nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2012, na Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055), em Fortaleza, Ceará.

2. A montagem do cenário será feita no dia 22 de novembro e o recebimento das plantas ocorrerá no dia 23, entre 8:00h e 12:00h, seguindo-se o julgamento das plantas.

3. A abertura da mostra à visitação acontecerá às 14:00h, encerrando-se às 18:00. O horário de visitação nos dias subsequentes é o seguinte: sábado, dia 24 – de 8:00h às 18:00h; domingo, dia 25 – de 8:00h às 17:00h.

[CONTINUE LENDO…]

Em Barueri, exposição vai até domingo, dia 11

Começa nesta sexta-feira, dia 09, prolongando-se até domingo próximo, a IV Exposição de Orquídeas de Barueri, em São Paulo. A promoção é das Secretarias de Cultura e Turismo, de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Barueri. A mostra acontece, entre 10:00h e 18:00h, no Parque Municipal Dom José, onde renomados cultivadores e produtores da região estarão expondo suas mais belas orquídeas. A venda de plantas ficará à cargo do Orquidário da Terra, que tem à frente Rafael Galati.