João Pessoa recebe este mês a 2ª Bienal de Orquídeas do Nordeste

A cidade de João Pessoa sediará, de 19 e 22 de setembro, a II Bienal de Orquídeas do Nordeste, um encontro de todas as entidades orquidófilas da Região, que teve sua primeira edição, em 2011, no Recife.

A exposição acontecerá, no horário comercial, no Itambiá Shopping, onde também serão oferecidas oficinas e palestras. Anfitriã da Bienal este ano, a Associação Paraibana de Orqidófilos (APO), convida todos os orquidófilos da região para este grande encontro, que inclui em sua programação o seguinte calendário de palestras, todas para o dia 21 (e não 19, como havíamos divulgado anteriormente):

  • De 09:00h às 10:00h – Prof. Clementino (Natal)  – “Cultivo de Phalaenopsis”;
  • De 10:30hàs 11:20h – Biólogo Carlos Jorge (Recife) – “Reprodução de orquídes”;
  • De 14:00h às 15:00h – Engenheira florestal Lou Menezes (Brasília) – “Orquidofilia é a alma da Orquidologia”;
  • De 15:30h às 16:30h – Biólogo Maurício Cabral Periquito (Recife) – “Cultivo de orquídeas em apartamentos”.

Além de exposição e concurso, que selecionará as melhores flores apresentadas, a Bienal de João Pessoa reservou espaço para a venda de orquídeas, que estará a cargo do Orquidário Flores do Lago, de Minas Gerais.

 

 

Toma posse nova diretoria da ASSOPE

No último sábado, dia 03 de agosto, foi eleita, por aclamação, a nova Diretoria da Associação Orquidófila de Pernambuco-ASSOPE, que assume a condução dessa tradicional entidade durante o biênio 2013/2015.

Encabeçada por Manuel Ximenes Jr. (presidente), a Diretoria estará ainda constituída por Lúcia Recena (vice-presidente), Jorge Romangueira (1º tesoureiro), Alexandre Pires (2º tesoureiro), Flávio Santos (1º secretário) e Ituza Celeste (2ª secretária).

Laços históricos unem a ASSOPE e a Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO em torno dos mesmos objetivos. Tão logo se anunciou a eleição da nova Diretoria – que ocorreu na reunião ordinária do corrente mês – a presidente da ACEO, Vera Coelho, endereçou mensagem aos companheiros pernambucanos, congratulando-se por sua escolha e desejando completo êxito na missão que assumem.

Minas Gerais expõe suas orquídeas

A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) recebeu convite para mais duas exposições em Minas Gerais, ambas agendadas para o próximo mês.

A primeira delas é a 2ª Exposição Nacional de Orquídeas, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de agosto, em Uberlândia. Promovida pelo GAMOU – Grupo de Amigos Orquidófilos de Uberlândia, a mostra tem a abertura oficial marcada para as 20:00h do dia 16, no SESC (Av. Naves de Ávila c/Rua Prata), às 20:00h, mas já pela manhã estará recebendo visitantes. No sábado, 17, será ministrado Curso sobre cultivo de orquídeas, com início às 15:00h. Durante todo o evento, que se encerra às 17:00h do domingo, haverá comercialização de plantas. Mais informações podem ser obtidas com Lúcio (34 – 9176.9990), Ana Cláudia (34 – 9172.9999), Vitor (34 – 0079.3976) ou Alexsandra (34 – 9107.7530).

Já a XIII Exposição Nacional de Orquídeas de Juiz de Fora, uma promoção do Círculo Orquidófilo daquela histórica cidade mineira, está marcada para os dias 23, 24 e 25 de agosto, no Colégio dos Jesuítas (Av. Presidente Itamar Franco, 1600). A abertura se dará no dia 23, às 20:00h. Os visitantes poderão percorrer a mostra nos dias 24, de 08:00 às 22:00h, e 25, de 08:00h às 17:00h. Para informações complementes, entre em contato com Raimundo (32 – 3218.8225 / 8404.6520) ou Regina (32 – 3231.1542 / 9938.4579). Quem não conhece a cidade pode ver o itinerário no endereço: www.corjf.com.br – link “Agenda”.

Sábado, 20, é dia de reunião – Mais um encontro imperdível na ACEO

Vasos floridos deverão compor o cenário da reunião

Sábado próximo, dia 20, a Associação Cearense de Orquidófilos realiza sua reunião do mês de julho. Na ocasião, serão discutidos temas como a realização do 7º FestOrquídeas de Fortaleza, agendado para novembro e cujos preparativos já tiveram início, assim como a participação na 2ª Bienal de Orquídeas do Nordeste e no  20º Frutal / 15º Agroflores, além de outras atividades programadas para os próximos meses.

Esta semana, a presidente Vera Coelho negociou a participação do orquidário Flores do Lago, de Minas Gerais, no FestOrquídeas. A mobilização para o grande evento é o tema da manchete do Boletim ACEO, a ser distribuído antes da reunião. Na mesma edição, transcreve-se a segunda parte da (excelente) entrevista com o orquidófilo e escritor gaúcho Luiz Filipe Varella.

Na hora da palestra, a palavra estará com o diretor de Comunicação, jornalista Italo Gurgel, que transmitirá dicas de cultivo e colocará em discussão o tema: doenças e pragas em orquídeas. Italo evitará comentários técnicos, deixando esta tarefa para os agrônomos eventualmente presentes. A Diretoria da ACEO lembra aos associados para levarem o caderninho de anotações, assim como os vasos floridos e máquinas fotográficas. As flores deverão ser analisadas e comentadas pelos presentes.

No mais, a ACEO dará as boas-vindas aos novos associados, após o que fará o sorteio de muitas plantas, ainda por conta do Dia do Orquidófilo, que foi comemorado a 22 de junho.

A reunião acontecerá, como de costume, na Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055 – Fortaleza), iniciando-se às 15:30h. Antes disso, no mesmo local, haverá reunião de Diretoria.

Adiada exposição em Caruaru/PE

Em virtude do bloqueio de rodovias em vários Estados, nessa quinta-feira, o fornecedor das orquídeas que iriam de São Paulo para ser comercializadas no 1º Festival de Orquídeas de Caruaru (Pernambuco) pediu que o evento fosse transferido para outra data. Assim, o Festival, agendado em princípio para o próximo fim de semana, fica transferido para os dias 02, 03 e 04 de agosto. O horário de visitação será o mesmo – das 09:00h às 19:00h, no Parque Severino Montenegro.

Orquídeas vão colorir a praça em Três Rios

A Associação Trirriense de Orquidófilos (ATRIOS) convida a todos para visitar sua V Exposição de Orquídeas da Cidade de Três Rios – RJ, que acontece nos dias 12, 13 e 14 de julho. O local é a Praça São Sebastião, no centro da cidade.

Este ano, estarão presentes os seguintes orquidários:

  • Itaipava Garden – Itaipava – RJ
  • Maricaense – Maricá – RJ
  • Flor de Gaia – Jundiai – SP
  • Florália – Niterói – RJ

PROGRAMAÇÃO

12 de agosto:

  • 16:00h – abertura da exposição
  • 17:00h – doação de mudas de orquídeas, exclusivamente para crianças, incentivando-as ao cultivo e preservação de nossa flora
  • 21:00h – encerramento

13 de agosto:

  • 09:00h – reabertura
  • 15:00h – julgamento das plantas em exposição
  • 17:00h – palestra sobre a Importância da Preservação de Nossas Matas e Cultivo de Orquídeas para Crianças
  • 20:00h – show de música popular brasileira, com Daniel Monerath
  • 21:00h – encerramento

14 de agosto:

  • 09:00h – reabertura
  • 15:00h – premiação da Rainha das Orquídeas
  • 18:00h – encerramento da exposição

Ivan Ribas, presidente da ATRIOS, informa que, durante o evento, serão oferecidas duas palestras: a primeira sobre o replantio de orquídeas, dia 12, às 10:00h; e a segunda sobre adubação, no mesmo dia, às 11:00h, ambas no próprio local da exposição.

Como de costume, e com a finalidade de incentivar o artesanato local, estará presente a Associação de Artesões de Três Rios. Serão oferecidas oficinas de Pintura em Porcelana, nos dias 12 e 13, às 17:00h, na sede da ATRIOS, que funciona na Secretaria de Cultura. Outra oficina, também programada para o dia 13, às 18:00h, é a de Doces em Compotas, que será ministrada na tenda do Agronegócio.

Rio de Janeiro: neste final de semana tem Orquídeas no Museu

Está acontecendo neste final de semana – 5, 6 e 7 de julho -, no Rio de Janeiro, a exposição “Orquídeas no Museu”, promovida pela OrquidaRio, no Museu da República (Rua do Catete, 153). É a seguinte a programação:

  •  6ª feira, dia 5 – Visitação e venda de orquídeas, das 08:00h às 17:00h. Oficinas de cultivo às 10:00h, 12:00h, 14:00h e 16:00h.
  • Sábado, dia 6 – Visitação e vendas das 08:00h às 17:00h. Oficinas de cultivo às 10:00h, 12:00h e 16:00h. – Palestra “Cultivo de Vandas e afins”, com José Alberto Senna, às 14:00h.
  • Domingo, dia 7 – Visitação e vendas das 08:00h às 17:00h. Oficinas de cultivo às 10:00h, 12:00h, 14:00h e 16:00h. Encerramento às 17h.

A OrquidaRio transmite um lembrete aos visitantes: o portão da Praia do Flamengo está aberto de segunda a sexta-feira, de 08:00h às 18:00h. Aos sábados, domingos e feriados, permanece fechado.