A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) realizou sábado passado, dia 18, sua primeira reunião de 2020, inaugurando o calendário de encontros com forte presença de associados e com atividades que movimentaram o grupo durante toda a tarde. O ponto alto foi uma oficina de fixação de orquídeas em toquinhos de madeira, ministrada pela presidente Michelle Canário.
Na abertura do encontro, o Prof. Italo Gurgel apresentou aos colegas o resultado do levantamento das florações da Cattleya labiada Lindl., em seu orquidário, no ano de 2019. Italo, que iniciou esses registros em 2003, revelou as estatísticas mensais e, servindo-se de gráficos, comparou os resultados de 2019 com os de anos anteriores.
Segundo se observa, a curva das florações da C. labiata no Ceará – pelo menos nas condições de cultivo do Prof. Italo – inicia sempre o ano bem elevada, mantendo os mais altos índices nos meses de janeiro, fevereiro e março. Em abril, há uma queda acentuada na ocorrência de flores, iniciando-se um período de seis meses com os registros em seus níveis mais baixos. Por fim, no último trimestre do ano, as flores retornam, numa curva ascendente, caracterizando a retomada do ciclo anual. Uma das conclusões mais importantes extraídas da pesquisa é que, no Ceará, a C. labiata floresce todos os meses do ano.
Após a explanação, Michelle Canário debateu com os associados a questão da data das exposições, ocasião em que foram levantadas e analisadas diversas opções, levando em conta critérios como o período de chuvas em Fortaleza, o ciclo de floração de nossa mais bela orquídea – a Cattleya labiata –, a realização das mostras promovidas por outras associações nordestinas, além de outras condicionantes. Como não se tratava de reunião deliberativa, Michelle anunciou que a Diretoria iria estudar detidamente a questão, sempre auscultando os associados. A data e local exatos da primeira exposição de 2020 deverão ser dentro em breve anunciados.
Na sequência, realizou-se a oficina de fixação de orquídeas em toquinhos de madeira, com a participação ativa de todos. Michelle Canário mostrou diversas maneiras de se usarem esses suportes e distribuiu material e plantas para que cada um pudesse fixar suas mudas. As plantas haviam sido repassadas pela Leroy Merlin, dentro do convênio que aquela empresa mantém com a ACEO, desde o ano passado.
Ao final, houve farto sorteio de plantas, bem como de revistas de orquidofilia e jardinagem doadas pela associada Terezinha Gomes. Todos os presentes saíram da reunião com um ou mais brindes.